Vizelense cumpriu 50 anos de caminhadas a Fátima

É um número notável. Miquelina Atilano (NI) foi durante 50 anos a pé a Fátima para presenciar e rezar nas cerimónias do 13 de maio na Cova da Iria.

Devota profunda de Nossa Senhora, tinha 19 anos quando se aventurou pela primeira vez a percorrer a pé os longos 240 quilómetros entre a então vila de Vizela (cidade desde 1998) e a terra onde em 1917 Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos (segundo a crença religiosa). 

Miquelina disse ao Digital de Vizela que o motivo foi muito pessoal nessa sua primeira promessa a Nossa Senhora e não o quer revelar.


Ao longo de meio século sentiu muitas transformações sobre os caminhos que levam a Fátima mas o trajecto foi quase sempre o mesmo: Porto‐Gaia-Oliveira de Azeméis-Águeda-Coimbra-Pombal e Fátima com pernoita nestas localidades. Saiu na terça-feira (6) e dia 12 já participou na procissão das velas em Fátima. 

Seguiu este ano com um grupo, que considerara 'fantástico' de 30 pessoas, companheiro de outras tantas jornadas na mesma rota.


Chegou sempre bem, sem criar bolhas nos pés.  Assistiu ontem à missa matinal do 13 de maio em Fátima e à noite já participou na procissão das velas na sua freguesia de S. Miguel das Caldas de Vizela. 

Miquelina Atilano diz ao ddV que esta caminhada 50 foi a última: "Irei mais vezes a Fátima mas não a pé. Fi-lo durante 50 anos, cumpri a minha missão".

Uma das grandes paixões desta conhecida vizelense, senão mesmo a maior, é o Futebol Clube de Vizela. Clube que sempre a acompanhou nestas caminhadas à Cova da Iria onde nunca faltava a bandeira ou a camisola do clube do seu coração que orgulhosamente envergava e exibia. 

Dani Dias (do Bar do Rio), que fez várias caminhadas a Fátima no grupo de Miquelina, diz que esta vizelense, que tem bom andamento fazendo ver aos mais novos como se caminha sem parar, é notável na sua forma de participar e em incentivar os mais jovens ou novatos a não desistirem na difícil jornada.

Miquelina diz se feliz pelo trajecto percorrido ao longo de meio século em honra de Nossa Senhora por quem tem grande fé e sempre amará. ddV


Partilhar