15 MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA


1881 - O jornal Formigueiro (de Guimarães) escreve sobre a inauguração do Hotel Frankfurt (na rua da Estrada Nova, hoje rua Dr. Abílio Torres) de Vizela. Nesta altura havia outros hotéis com este nome em Braga, Porto e Lisboa.

1852 - Vizelenses aguardam a passagem da rainha D. Maria por Vizela. A monarca estava de visita ao Norte do País mas a sua vinda a Vizela não se concretizou para tristeza dos vizelenses. Em Guimarães estava prevista a sua presença a 17 de maio, mas para evitar a deslocação a Vizela os opositores vizelenses conseguiram alterar a data da visita. Em Vizela ainda hoje existe a Rua da Rainha por onde a monarca passaria. Ler mais aqui



1895 - É alterado o nome da Travessa de São João para rua de JOAQUIM PINTO.
JOAQUIM PINTO, era natural de São Pedro da Raimonda, pessoa com muitas posses e viu em Vizela com as Termas uma oportunidade de investir. Comprou terrenos que eram pertença do Paçal de São João, sendo o único proprietário destes terrenos construindo todas as habitações nessa Travessa de São João. Doou o terreno para a construção da Escola Joaquim Pinto, inaugurada em 1888. Ao seu filho também se deve a construção do Hotel Sul Americano,que foi construído no lugar de Vila Maria, era um aglomerado de casas que foram destruídas para construir o Hotel.
A alteração do nome da rua foi deliberada pela Comissão Municipal de Guimarães, na Sessão de 15 de Maio de 1895 e registada no livro de sessões), ( cota: 10 - 16 - 9 - 20).

1950 - Os órgãos sociais do Futebol Clube de Vizela (Pres. Assembleia - José Luís de Almeida; Pres. Direção, José Pinto Ribeiro e Pres. do Conselho Fiscal, Amaro Pereira de Sousa) são reconduzidos por falta de outras listas.


1955 - A Sociedade Columbófila Vizelense é fundada por Artur da Silva Ferreira (pai do ex-Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira). José Luís de Almeida é o seu primeiro presidente.


1971 - Tudo a postos para a construção do Ciclo de Vizela que adotou o nome de Escola Preparatória Dr. Pereira Caldas. Embora a sua construção viesse a ser em material pré-fabricado, só cerca de 40 anos depois é que lhe foi dado o fim que nesta notícia foi anunciado.


1982 - Notícias de Vizela narra a tristeza dos vizelenses depois de mais uma vez ludibriados na assembleia da República (no dia 11 de maio).

1985 - É aprovada no Parlamento a Lei-142/85, Lei-Quadro de Criação de Municípios na qual é introduzido, por proposta do PSD, o ponto 4º, alínea A, no seu artigo 14º, determinando que a criação de Municípios só poderia efetivar-se após a criação das Regiões Administrativas. Mais uma machadada nas pretensões dos vizelenses. No dia seguinte Vizela voltou a sair à rua para protestar.


1986 - Tumultos na Assembleia da República após mais uma reprovação do projeto de elevação de Vizela a concelho. Liberdade de voto no PRD permitiu a anarquia neste partido e Vizela pagou as favas. Vizelenses demonstraram a sua revolta e terão agredido os deputados do PSD, Vargas Bulcão e Henrique Barradas. Vargas Bulcão apareceu na TV com o nariz coberto por um enorme penso no nariz. O jornalista perguntou-lhe se ele provocou os vizelenses e a sua resposta foi evasiva.
Os vizelenses assistiam à discussão e votação de quatro projetos de lei para a criação do Município de Vizela do PS, do PCP  dos Deputados Independentes na bancada socialista, Gonçalo Ribeiro Teles e António Lopes Cardoso.

1997 - Manuel Fontão Machado passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro de 1975.
 
2004 - O Callidas Clube sagra-se campeão nacional da 3ª divisão em andebol e sobe à II Divisão. Treinador é o búlgaro Nikolov.
 

2011 - José Sócrates, candidato a Primeiro Ministro nas eleições de 2012, é recebido em Vizela por numerosa multidão durante a campanha eleitoral.

2016 - FC Vizela venceu em Anadia por 2-3 e sobe à Segunda Liga. Cerca de 1.500 adeptos acompanharam a equipa e fizeram festa no estádio e no jardim Manuel Faria.

ANIVERSÁRIOS
1984 - Célia Peixoto (secretária da União Freguesias Tagilde-S. Paio)
- Rosa Madureira Campelos (viúva de Manuel Campelos).

- Armando Silva (Fábrica de móveis Linha Reta)
- Ricardo Martins, ex-deputado municipal de Vizela
1977 - Hélder Costa (Músico dos 4 Mens)
1954 - Dino Costa (Farmácia S. Miguel)
1950 - José Moreira (Diretor do CCD)
- Huginho, jogador do CCR de Montesinhos em 2017-2018.

-----------------------------------
NESTA DATA FALECEU

2001 - Maria Alice de Almeida (S.Miguel) 

2005 - Armando Gomes Dias  (S.Miguel)
2008 - Joaquim Alves da Silva (Tagilde)
2009 - Maria de Lurdes Pinto de Almeida (S.Miguel)

2022 - António Fernando Machado Carvalho (S.Eulália)

2022 - Fernanda da Costa (S. João)

2022 - João Paulo Freitas Ribeiro (S.Adrião)

Eventos históricos

1858: Inauguração da Royal Opera House, Londres.

Partilhar