Fazemos um balanço muito positivo das festas de S. Bento das Peras


O presidente da Confraria de S. Bento diz ao Digital de Vizela que não podia estar mais contente com a realização das festas de S. Bento que decorreram entre 6 e 13 de junho.

"A nossa Confraria considera que tudo decorreu maravilhosamente bem. Não tivemos nenhuma anomalia, ouvimos o que os fiéis e romeiros tinham para nos dizer e, de facto, todos revelaram satisfação".


A ermida, que havia inaugurado há pouco tempo um novo acesso à Estrada da Vida, "respondeu muito bem aos milhares de caminheiros que neste período foram a S. Bento. Ao nível do trânsito o parque que criamos para 300 viaturas, tendo lá permanente um arrumador, foi uma solução eficaz; os stands ambulantes de vendas, este ano com os bombeiros de Vizela a explorarem um restaurante que foi grande sucesso para a Corporação, estiveram acomodados devidamente e também responderam muito bem a todas as solicitações". - diz Xavier de Freitas. 


HOMENAGENS SÃO PARA CONTINUAR 

Este ano a Confraria homenageou no dia 6 de julho o Padre Constantino (não esteve presente no domingo 13 no dia da missa grande devido a um problema de saúde o que não aconteceu nos últimos 50 anos), promoveu homenagens também a Agostinha Vieira zeladora das capelas, à Real Associação e ao padre Cândido Magalhães pelos 25 anos de sacerdócio: "Foram todas homenagens justas e merecidas. Nós achamos que é importante reconhecermos as pessoas em vida. Por isso estas homenagens a pessoas e instituições vão continuar nos próximos anos mas sem cair na vulgaridade" - acrescentou Xavier de Freitas. 

MARCAÇÃO PARA O ANDOR

Numa das últimas edições da Peregrinação um romeiro que vestia uma thirt com o nome de uma conhecida marca espanhola que é um palavrão para as mães deu nas vistas ao pegar no andor.

Xavier de Freitas quer que nas próximas peregrinações os pegadores do andor do Padroeiro de Vizela estejam devidamente trajados. Vão usar uma thirt (já se viu alguns com elas envergadas este anos estampadas pela Confraria) alusiva ao momento e serão escalados em função das suas estaturas. As inscrições vão ser obrigatórias e quem tem promessa de pegar no andor terá prioridade: "Assim teremos melhor organização e mais zelo na forma de apresentação' - refere Xavier de Freitas que agradece a todos os romeiros e fiéis de S. Bento "por darem tanto brilho às festas beniditinas 2025".






Partilhar