![]() |
Ricardo Sousa novo treinador |
Novamente com o espírito da subida de divisão em mente, o Futebol Clube de Vizela prepara a nova época. Saíram muitos jogadores do anterior plantel mas aos poucos foram e vão chegando reforços.
PLANTEL EM PREPARAÇÃO
Sob o comando de Ricardo Sousa, que vai orientar o Vizela pela primeira vez (Fábio Pereira não quis renovar contrato mesmo com melhoria salarial, disse a SAD), o objetivo, como referiu o novo presidente Pedro Rodrigues (o anterior presidente Joaquim Ribeiro demitiu-se por questões pessoais, disse o próprio), é a subida de divisão.
Para já foram contratados 7 jogadores: (todos estrangeiros): avançado Manu Garrido (Fuenlabrada); guarda-redes Antonio Gomís (Atlético Madrid) e os médios Moa Moukhliss (Real Murcia), Giovani Bamba (Neuchâtel), Leverton Pierre (Châteauroux); defesas Bright Godwin (FC Amarante) e Stefan Obradovic (OFK Belgrado).
Um número de contratações muito inferior às 12 saídas entre as quais os titulares Lebedenko, Anthony Correia, Yannick Semedo, Vivaldo Semedo, etc.
Faltando ainda acertar alguns empréstimos, dispensas e novas contratações o novo plantel para esta época esboça se do seguinte rol:
Presidente: PEDRO RODRIGUES
Treinador: RICARDO SOUSA
GUARDA REDES
RULY GARCÍA, 25 anos, espanhol
ANTONIO GOMÍS, espanhol ex At. de Madrid.
DEFESAS
ÍTALO HENRIQUE, 22 anos, brasileiro
JOTA GONÇALVES, 24 anos, português
RHYNER, 29 anos, suíço/peruano
JÓJÓ, 24 anos, cabo-verdiano
Stefan Obradovic, def.central sérvio, OFK Belgrado)
Bright Godwin, nigeriano (def. esq., Amarante)
MÉDIOS
DIOGO NASCIMENTO, 22 anos, português
PEDRO RAMOS, 20, português
BUSNIC, 27 anos, sérvio
MORSCHEL, 27, dominicano/alemão
BASTUNOV, 26 anos, búlgaro
RODRIGO RAMOS, 21 anos, português
GIOVANI BAMBA, ex Neuchâtel Suíça.
LEVERTON PIERRE, haitiano, ex- Châteauroux
Moa Moukhliss, espanhol (Real Murcia)
AVANÇADOS
RICARDO SCHUTTE, 27 anos, português
DAMIEN LOPPY, 27 anos, francês
THIO, 25 anos, francês
OBAH, 21, nigeriano
MIGUEL TAVARES, 26, regressa do Puerto Cabello
MANU GARRIDO, espanhol, Fuenlabrada.
PROGRAMA
- 4 de julho, sexta-feira, exames médicos e testes físicos. - Primeiro treino às ordens de Ricardo Sousa terá lugar segunda-feira (dia 7), à porta fechada.
- Primeiro treino aberto a todos os adeptos terá lugar sábado, dia 12.
- Primeiro jogo de pré-época está agendado para dia 19 de julho, na Póvoa de Varzim, no torneio organizado pelo clube local. Vitória SC, AFS e Varzim SC, também participam.
JOGOS DE PREPARAÇÃO
Dia 23 julho com FC Felgueiras (II Liga) e Acadaémica (Liga 3).
Dia 26 julho, AD Fafe (Liga 3) e Celta de Vigo B (Liga 3 espanhola).
Por fim, dia 2 de agosto, o Lusitânia de Lourosa (II Liga).
A data de apresentação da equipa aos sócios ainda não está agendada.
R E F O R Ç O S
MANU GARRIDO (Avançado, Fuenlabrada)
Avançado espanhol vem do Fuenlabrada e assinou até 2027 pela Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD.
Manuel Garrido Alvarez, conhecido por Manu Garrido no futebol, é reforço do FC Vizela. O avançado espanhol, nascido em Madrid, assinou por duas épocas, com mais uma de opção, e já esteve no Estádio do FC Vizela para conhecer as instalações e algumas das pessoas com quem vai trabalhar a partir de julho.
Aos 24 anos de idade, Manu vai ter em Vizela a primeira experiência no estrangeiro e chega naquela que é a melhor fase da sua carreira. Na época passada fez 10 golos e duas assistências para golo no Fuenlabrada, clube do terceiro escalão espanhol. Antes jogou no Leganés, Hércules, UCAM Murcia e Celta de Vigo B, onde foi colega de Ruly García, guarda-redes vizelense. “Falei com ele antes de assinar e disse-me que iria adorar o clube, a cidade e o staff. Também me falou dos adeptos”, confessou, à chegada. “Venho cheio de vontade de ajudar e com muita esperança de que seja um ano muito bom para todos e possamos subir de divisão. Estou muito feliz”, sintetizou ao site do Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD.
GIOVANI BAMBA (médio do Neuchâtel)
Contrato válido até 2027.BRIGHT GODWIN (def. esq., Amarante)
Após quatro temporadas em Portugal, o nigeriano dá um passo em frente na carreira, subindo simultaneamente de degrau: jogava no Amarante FC (Liga 3) na última época. Antes passou pelo Leixões SC (entre 2021 a 2024), tendo alinhado maioritariamente entre as equipas B e de Sub-23. Na sua formação, Godwin conta com experiências nos belgas do Kortrijk, no FK Riteriai da Lituânia e ainda Brooke House College, em Inglaterra. No Amarante FC, Godwin foi dos elementos mais utilizados do plantel ao longo de toda a temporada, tendo participado em 31 dos 36 encontros realizados pelos alvi-negros, com duas assistências pelo meio e vários destaques que fizeram dele um dos laterais mais procurados da Liga 3, senão mesmo o mais de todos. O FC Vizela ganhou a corrida.
Naquele que foi o primeiro contacto com o seu novo clube, Godwin mostrou-se muito motivado. “Escolhi o FC Vizela porque é uma grande equipa e tem uma grande história. É uma equipa que vejo que gosta de lutar e de se esforçar para dar o melhor aos seus adeptos. Sinto-me muito bem. Sinto que dei um passo em frente na minha carreira. Além disso, sinto-me cheio de energia. Sinto que estou pronto para esta época”, começou por dizer aos meios do clube. O reforço nigeriano partilhou ainda as suas expectativas para o que se segue. “Pessoalmente, espero ser um dos melhores esta época e também dar o meu melhor à equipa e aos adeptos. Como grupo, quero que estejamos unidos, o que sei que vai acontecer, e também espero que lutemos pelo regresso à I Liga, esta época”, resumiu.
Moha Moukhliss (médio, Real Murcia)
O internacional jovem espanhol jogava no Real Murcia e assinou contrato até 2026, com o FC Vizela a ficar com opção para a renovação do mesmo. Foi campeão europeu de Sub-17 e Sub-19.
O jogador, um médio de ligação, era um habitual titular do Real Murcia na época passada, numa campanha que terminou no play-off de acesso à II Liga espanhola.
Moha tem 25 anos e um percurso digno de registo. Formado no Real Madrid, o jogador espanhol de descendência marroquina passou depois por Celta Fortuna, Valladolid B e FC Andorra, antes de ser cedido ao Barcelona B, onde em 2023/24 acumulou um máximo de carreira, com 40 jogos disputados. Seguiu-se o Murcia e, agora, o FC Vizela. Moha foi ainda internacional jovem por Espanha, tenho vestido a camisola da “Roja” em 35 ocasiões, com um Europeu de Sub-17, um Mundial de Sub-17 e um Europeu de Sub-19 incluídos. Aliás, foi mesmo campeão da Europa nos dois escalões, sendo que em 2019 venceu a final contra Portugal, onde jogavam Fábio Vieira, Vitinha e Gonçalo Ramos, por exemplo. Moha foi sempre titular.
STEFAN OBRADOVIC (def. central sérvio)
Stefan Obradovic é o segundo reforço confirmado para a linha defensiva do FC Vizela na época 2025/2026, após a contratação de Bright Godwin. O defesa-central internacional sérvio assinou um contrato válido até 2027, com opção de prolongamento por parte da Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD. Vem render o central Anthony Correia que não quis renovar contrato com o FC Vizela.
Internacional sub-21 pela Sérvia, Obradovic (1,93m) chega ao FC Vizela depois de se destacar no campeonato sérvio ao serviço do OFK Belgrado, onde somou 17 partidas. Antes disso, representou o BASK Belgrado, da segunda divisão sérvia, e o Zeleznicar Pancevo onde teve a sua primeira experiência na principal liga do seu país. Na formação, passou por clubes com tradição na formação de talentos como o Partizan e o Teleoptik.
Natural de Belgrado, o defesa de 1,93m destaca-se também pelo porte físico. À chegada, mostrou-se determinado e pronto para o desafio que o espera. “Tenho um carácter forte”, disse, sublinhando a sua capacidade de trabalho e espírito de grupo. “Sou alto, forte e muito rápido”, apresentou-se, acrescentando que se considera “um bom rapaz e um bom amigo”. A escolha pelo FC Vizela foi também influenciada pela presença de compatriotas que passaram recentemente pelo clube. Obradovic revela que falou com Busnic e Petrov, que lhe transmitiram “excelentes referências sobre o futebol português e sobre o ambiente vivido no FC Vizela”, algo que o motivou ainda mais a abraçar esta nova etapa da carreira. Em relação aos seus objetivos, o central mostrou-se ambicioso e alinhado com as metas coletivas da equipa “Individualmente quero progredir na minha carreira e coletivamente quero cumprir os objetivos do clube garantindo a promoção à I Liga”.Por fim, deixou uma mensagem para os adeptos vizelenses: “Espero ver todos os adeptos no estádio, para juntos conseguirmos a promoção à I Liga.”
KACPER BIESZCZAD, g.redes 22 anos, polaco
HUGO OLIVEIRA, Ararat-Armenia.
SAVA PETROV, FK Zeleznicar Pancevo.
YANNICK SEMEDO, regressa ao S. Clara
MIGUEL MORRO, regressa ao S. Clara.
JOÃO REIS, defesa
ANTHONY CORREIA, Académico de Viseu