Decisão em Conselho de Ministros. Último dia de campanha vai coincidir com data limite para a apresentação do Orçamento do Estado.
O Executivo de Luís Montenegro optou pela última data possível para a realização das eleições autárquicas. A reta final da campanha vai coincidir com a entrega do Orçamento do Estado.
O Governo marcou as eleições autárquicas para dia 12 de outubro, última data legalmente possível para a realização do ato eleitoral. A decisão foi tomada esta quinta-feira em Conselho de Ministro, avança o Expresso.
A escolha da data reflete as preferências já manifestadas pelos partidos com assento parlamentar nas reuniões com o Executivo de Luís Montenegro.
O Partido Socialista chegou a defender a realização das eleições no dia 28 de outubro. No entanto, dentro do próprio partido, havia quem preferisse o 12 de outubro.
A data agora aprovada levanta uma coincidência relevante no calendário político: a última semana de campanha eleitoral coincidirá com o prazo-limite para a apresentação do Orçamento do Estado para 2026, que termina a 10 de outubro. Os partidos terão de dividir atenções entre a campanha e o debate sobre as contas públicas do próximo ano.