Jorge Costa levado de urgência para o hospital após paragem cardíaca acabou por falecer.
O diretor de futebol do F. C. Porto, Jorge Costa, morreu esta terça-feira, aos 53 anos, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Gaia. A informação foi confirmada ao JN por fonte oficial hospitalar do São João, unidade onde estava internado.
O antigo jogador e diretor para o futebol do FC Porto, Jorge Costa, foi levado de urgência para o hospital após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.
Jorge Costa foi o último treinador a levar o AVS (Aves) à I Liga. Representou diversas vezes a Seleção nacional.
O mundo do futebol está em choque perante a notícia da morte de Jorge Costa, uma das maiores figuras da história do FC Porto e da Seleção Nacional.
O diretor para o futebol dos dragões faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, no hospital de São João, na Invicta, na sequência de graves complicações cardíacas.
Jorge Costa estava no Olival quando se sentiu mal e ainda foi assistido no local. A primeira assistência foi dada pela equipa médica portista, incluindo o médico Nélson Puga, com recurso a desfibrilhador, tendo depois chegado os bombeiros e o INEM.
Jorge Costa tinha acabado de falar à SportTV quando se sentiu mal, por volta das 12h30. O dirigente pediu à equipa de reportagem ali presente para falar dentro do centro de treinos por causa do intenso calor, mas pouco tempo depois perdeu a consciência.
Foi transportado para o hospital de São João, no Porto, em estado muito grave e, de imediato, internado nos Cuidados Intensivos, onde viria a falecer ao início da tarde.
Em 2022, o diretor portista tinha sofrido um enfarte e recuperou após ter sido submetido a um cateterismo.
Jorge Costa tinha vários amigos em Vizela com quem costumava conviver. Durante algum tempo teve residência em Vizela.
Sentimentos a toda a sua família.
....
COMUNICADO DO FCP
Jorge Costa, o lendário Capitão do FC Porto e atual Diretor do Futebol Profissional, faleceu esta terça-feira vítima de paragem cardiorrespiratória.
O Futebol Clube do Porto manifesta a sua mais profunda tristeza e consternação pelo falecimento de uma figura incontornável da história do Clube. Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo.
Neste momento de imensa dor, o Futebol Clube do Porto endereça as mais sentidas condolências à família de Jorge Costa, aos seus amigos e a todos os que com ele partilharam momentos inesquecíveis.
Sendo este um momento de dor para toda a sua família e para a família Portista, pedimos a todos o recato e respeito exigido neste período de despedida. Mais informações serão divulgadas no momento oportuno.
O legado de Jorge Costa permanecerá sempre vivo na memória de todos os Portistas.
Nunca serás esquecido, Capitão.
FUTEBOL CLUBE DO PORTO