BE de Vizela evoca Dia Mundial dos Rios


O Núcleo do Bloco de Esquerda de Vizela partilhou com o Digital de Vizela um texto evocativo ao rio Vizela, no contexto da celebração do dia mundial dos rios 2025, "e com uma proposta que se enquadra no nosso plano de intenções das próximas eleições autárquicas 2025".

'Ontem, 28 de setembro de 2025, celebrou-se o Dia Mundial dos Rios, data anualmente lembrada no quarto domingo de setembro. O objetivo é consciencializar da importância de proteger os nossos rios, que são fundamentais para a vida, o equilíbrio do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

Uma das propostas que queremos para o Município de Vizela, é trazer de volta o Guarda-rios para zelar pelo nosso inestimável rio Vizela.

Uma profissão formalmente extinta, mas que tem estado a renascer com outro enquadramento legal e com novos desafios ambientais. A nível nacional, e já espalhados em diversos concelhos, estes "novos" Guarda-rios têm detetado várias dezenas de situações anómalas.

Dentro das suas competências estará a identificação de obstruções existentes das linhas de água ou em caixas caixas de visita, bem como limpeza das margens, detecção de descargas poluentes/contaminação de águas (que resultará na abertura de processos e autos, mediante a comunicação às entidades competentes), medições da qualidade da água, deslizamentos de terra, e patrulhamento de rotina diária.

Complementarmente, o Guarda-rios fará ações de sensibilização ambiental que envolvam a comunidade Vizelense, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) para proteção dos recursos hídricos.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia (smartphone/tablet), e através de aplicações já existentes, é possível aos guarda-rios fazerem um melhor e mais rápido rastreamento de espécies invasoras (fauna e flora) ao longo de um determinado percurso hidrográfico, graças à georreferenciação. Deste modo é muito mais fácil de verificar quaisquer reincidências, permitindo que haja um melhor escrutínio dos dados, e deteção de possíveis proliferações de relevo regional.

Acreditamos mesmo que os Guarda-rios possam ter um papel preponderante na proteção do impacto ambiental das bacias hidrográficas existentes em Portugal.'

O Núcleo de Vizela do Bloco de Esquerda   








Partilhar