O vimaranense José Lobo (n.11.12.1939/f.20.05.2025), antigo guarda-redes do Futebol Clube de Vizela, grande colaborador da extinta Associação Projeto de Vizela e da realização do Etno-Vizela,
foi homenageado ontem a título póstumo, numa cerimónia carregada de simbolismo, realizada na freguesia de Azurém.
Uma escultura passa a honrar a sua memória no centro da praceta que recebeu igualmente o seu nome, dignificando o exemplo de um “homem que dedicou a vida à comunidade”.
Conforme noticiou o Grupo Santiago:
“É uma homenagem mais do que merecida”, justificou Armindo Lobo, Presidente do Grupo Desportivo “Os Unidos do Cano”, um dos impulsionadores da mobilização que permitiu erguer o monumento, inaugurado com a presença do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, do Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, e representantes de diferentes instituições a que “Zeca Lobo”, como era conhecido.
José de Freitas Castro Lobo destacou-se pelo espírito de iniciativa e pela dedicação ao bem comum. Com apenas 16 anos fundou juntamente com outros jovens uma equipa de futebol que viria a dar origem ao Grupo Desportivo “Os Unidos do Cano”.
A paixão pelo desporto levou-o, em 1971, a impulsionar a criação da secção de atletismo do Grupo e a dinamizar uma prova que, durante muitos anos, encheu de movimento os terrenos junto ao Castelo de Guimarães.
Em 1976, assumiu a presidência do Grupo Cultural e Recreativo “Os Trovadores do Cano”, instituição que viria a marcar profundamente , destacando-se pela construção da nova sede, concretizada graças ao envolvimento e empenho dos associados, mas também à sua visão e capacidade de liderança.
Em 1980, reativou as festas em honra do Senhor do Amparo, interrompidas no período pós-25 de abril, devolvendo à freguesia uma celebração carregada de identidade cultural e comunitária. Mais tarde, em 2004, promoveu o regresso das Festas em Honra de Santo António, na Rua da Arcela, dinamizando campanhas de angariação de fundos que permitiram o restauro da capela dedicada ao Santo.
A sua dedicação estendeu-se à vida cívica.
“Foi eleito membro da Assembleia de Freguesia da Oliveira do Castelo, exerceu funções como vereador pela CDU na Câmara Municipal de Guimarães e foi tesoureiro no Executivo da Junta de Freguesia de Azurém, sempre com o mesmo espírito de serviço à comunidade”, destaca o folheto distribuído a propósito da homenagem.
Para valorizar a história de Guimarães e perpetuar a sua memória, antigos atletas em conjunto com a Junta de Freguesia de Azurém organizaram a homenagem.
“Depois destes anos todos, os antigos atletas não esqueceram aquilo que ele fez. É uma expressão de gratidão”, referiu Armindo Lobo, ao manifestar o desejo de que o seu exemplo de intervenção cívica inspire novas gerações.
José Lobo participava todos os anos no convívio anual das Velhas Guardas do Futebol Clube de Vizela onde era sempre presença muito agradável. "
Fotos: Cortesia de Rafael Nunes



