Terramoto sentido em Portugal a partir de Celorico da Beira

Um tremor de terra de 4.1 foi registado, esta madrugada às 00h38, no Norte e Centro do país, com vários relatos de cidadãos que se aperceberam do abalo. 
Sismo também foi sentido em Vizela.

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), o epicentro foi em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, a 23 quilómetros de profundidade.

Um abalo sísmico foi sentido às 00h38 deste sábado, 13 de dezembro, em vários concelhos da região Centro de Portugal, nomeadamente Guarda, Celorico da Beira, Viseu e Penalva do Castelo, com epicentro a SW de Celorico da Beira.

De acordo com o Android Earthquake Alerts System, o sismo teve uma magnitude estimada de 4,5. O fenómeno foi igualmente sentido em território espanhol, não havendo, até ao momento, registo de vítimas ou de danos materiais significativos.

O concelho de Penalva do Castelo encontra-se a cerca de 15 quilómetros do epicentro, tendo sido uma das localidades onde o abalo foi percecionado com maior intensidade, segundo relatos da população.

As autoridades e serviços de proteção civil mantêm-se atentos à situação, recomendando à população que siga as orientações oficiais e reporte eventuais ocorrências anómalas. Até ao momento, não foram emitidos alertas adicionais.


Partilhar