16 DE JUNHO AS DATAS DA HISTÓRIA


1373 - O início da formalização da Aliança, baseada na amizade perpétua entre Portugal e Inglaterra ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372 em Tagilde-Vizela e a sua consolidação deu-se um ano depois com a assinatura do Tratado de Londres, de 16 de Junho 1373.

1888 - Por Vizela esteve Bernado Pidella (Pindela), 1º Conde de Arnoso,  escritor e amigo fidelíssimo do rei D. Carlos e seu secretário particular desde a sua subida ao trono em 1889, acompanhava com frequência o Rei de Portugal nas suas deslocações.

1910 - Ponte Romana de Vizela é classificada como Monumento Nacional, através do Decreto de 16 de Junho do ano de 1910, do Decreto-Regulamentar n.º136, de 23 de Junho de 1910. Construída durante o período romano, fez parte da via - militar romana que ligava as localidades de Braga e Mérida.
1920 - Chegada de turistas aos hotéis de Vizela nesta foto de António Cunha.

1962 - O FC Vizela sagra-se Campeão Regional da II Divisão.
1989 - Com 90 anos morre o padre António da Silva Monteiro natural da Casa da Mó em Santa Eulália e pároco em Idães-Felgueiras.

2011 - José Antunes, presidente do Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes (GDFJA), equipa que disputou a I Divisão do campeonato nacional de futsal, confirma que já informou a Federação Portuguesa de Futebol da intenção de pôr um fim à equipa sénior de futsal.
A decisão de acabar com uma equipa que conta no seu palmarés com duas Taças de Portugal (2000/01 e 2001/02) é, segundo José Antunes, "uma realidade inevitável", e prende-se com a "falta de reconhecimento e de apoio" por parte da Câmara Municipal de Vizela. (In Público)

2012 - Morre num acidente de viação na VIM, o engenheiro Nuno Plácido Salta, filho da médica vizelense e ex-vereadora municipal, Maria do Resgate Salta e de Manuel Plácido. Tinha 27 anos.

2020 - Concelho de Vizela regista 170 casos de covid-19, um número que não tem sofrido alteração nos últimos onze dias.

2023 - Um canguru foi avistado a correr nas ruas de Vizela. Foi apanhado pelo GNR e CRO de Vizela dentro da antiga fábrica Varela & Pinto. A notícia, avançada pelo ddV, correu o país. Ver + aqui

NESTA DATA NASCERAM
1989 - Cassiano, carismático jogador brasileiro do FCV em 2020-2022...
1999 - Nuno Moreira, jogador FCV 2021-2022 
1944 -  Alcides Campelos, ex-associativista falecido em 2017.
- Coelho, jogador de futsal da Fundação Jorge Antunes.
1957 - Fernanda Freitas (Caixa Geral de Depósitos).
- Paula Correia (Casa Ligia)

FALECEU NESTA DATA
2003 - Deolinda Ribeiro Peixoto (S. João)
2024 - Albino Freitas (Infias)
2025 - José Américo Pinto Machado (S.Adrião).

EFEMÉRIDES 16 junho

1373 Os reis Fernando de Portugal e Eduardo III de Inglaterra assinam o Acordo de Westminster.

1853 É aprovado o projeto de construção da linha ferroviária entre Lisboa e Porto.

1910 O Castelo de São Jorge é classificado como Monumento Nacional por Decreto.

1933 Grande Depressão. O presidente dos Estados Unidos, Frank D. Roosevelt, lança o “New Deal”, para a recuperação económica, com a assinatura das leis da banca, seguros, indústria, transportes e a promulgação do programa de apoio à agricultura.

1940 II Guerra Mundial. As forças francesas abandonam a Linha Maginot, tomada pelas tropas nazis.

1941 II Guerra Mundial. Washington ordena o fecho dos consulados alemães, representantes de Hitler, nos Estados Unidos.

1961 Deserção do bailarino russo Rudolf Nureyev para o Ocidente, durante uma digressão do Ballet Mariinsky, a Paris, França.

1963 Primeira viagem espacial de uma mulher, a astronauta russa Valentina Tereshkova, a bordo da Vostok 6.

1996 Morre, com 69 anos, o escritor e poeta David Mourão-Ferreira.

1997 É aprovado o Tratado de Amesterdão da União Europeia.

2005 Morre, com 99 anos, o médico Corino de Andrade, neurologista, professor universitário, investigador que identificou a paramiloidose (“doença dos pezinhos”), impulsionador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

2017 Morre, com 87 anos, Helmut Kohl, antigo chanceler alemão e “pai” da reunificação alemã.

2024 Morre, com 85 anos, Regina Veloso, nadadora, a primeira mulher portuguesa a competir na modalidade em Jogos Olímpicos.

Eventos históricos

1950: Inauguração do Estádio do Maracanã

Partilhar