Resultados Eleições Vizela

V

Vitória esmagadora do Partido Socialista. A maior de sempre que rondará os 74 por cento. O PS terá conquistado para a Câmara 6 lugares contra 1 do PSD-CDS.
O PS apenas perdeu em Santo Adrião de Vizela para a Junta. PS recupera Infias ao fim de 12 anos.
António Ferreira em Tagilde-S. Paio atingiu os 82 por cento.

26 de Setembro as Datas da História


1870 - São reformados e aprovados pelo Governador Civil de Braga os estatutos da Confraria do Santíssimo Sacramento da paróquia de S. Miguel das Caldas.

Morte de Bruno novamente condenada

 


A 7 de Setembro de 2014 um menino de S. Paio de Vizela, de 13 anos, de nome Bruno Lopes, que hoje teria 20 anos, estava na companhia do pai a assistir na Penha ao Rali de Guimarães quando um carro se despistou e lhe tirou a vida, a outra criança de 8 anos e a uma mulher da Trofa.

Relação confirma condenação de organizadores de rali com três mortes em Guimarães

Hoje o Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a condenação por homicídio negligente de quatro responsáveis pela organização da edição 2014 do Rali Sprint de Guimarães, em que morreram três espetadores colhidos pela viatura da foto que se despistou.


O presidente da junta de S. Paio disse hoje ao ddV que a morte do menino foi um manto enorme de tristeza que cobriu aquela freguesia do concelho de Vizela.

"É importante que se faça justiça pois a família do Bruno merece, não se lhe pode devolver a grande perda que foi a partida desta bonita criança, mas a justiça deve imperar sempre porque acaba por trazer alguma paz a quem tanto sofreu e sofre ainda." - disse António Ferreira.

Segundo nota publicada esta sexta-feira na página da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, a Relação fixou a pena de prisão em 18 meses para cada um dos arguidos, suspendendo-a na sua execução por igual período.

Na primeira instância, os arguidos tinham sido condenados a penas de 22 e 26 meses de prisão, igualmente suspensas.

Os factos reportam-se ao despiste de um automóvel de competição, no dia 7 de setembro de 2014, em Guimarães, durante a classificativa do Rali Sprint de Guimarães.

A viatura colheu oito espectadores, matando três deles.

O tribunal considerou provado que no veículo automóvel tinham sido efetuadas modificações que "enfraqueceram" as suas condições de segurança.

Com essas modificações, os esforços incidentes sobre o conjunto roda/suspensão levaram à "rutura gradual" de parafusos de fixação, à consequente frouxidão da roda traseira esquerda e à perda de controlo do veículo por quem o tripulava.

Os quatro arguidos foram condenados enquanto responsáveis pela organização da prova, por ter ficado provado que foi posta em execução em "flagrante violação" das normas que regem a segurança nos ralis, desde logo por não estarem identificadas zonas de risco nem estas estarem protegidas por equipamentos de segurança.

Notícia do acidente. Ler aqui

Pacheco espera jogo renhido


 Treinador do FC Vizela falou aos jornalistas no final do treino matinal de hoje e previu que o jogo de domingo à noite (20h30) no Algarve será combativo entre duas equipas que vão jogar para ganhar.

Vizela continuará sem Presidente de junta a tempo inteiro


Por não ter atingido os 10 mil eleitores recenseados a União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas

PS bate recorde de visitas ministeriais a Vizela


A Campanha para as Eleições Autárquicas 2021 chega esta sexta-feira ao fim com os candidatos a queimaram os últimos cartuchos.

Alguns dados da campanha eleitoral ficarão para a história das Autárquicas logo a começar pelo mais alto número de sempre de figuras de relevo da política nacional que passaram por Vizela, nomeadamente pelas ações desenvolvidas pelo Partido Socialista-Movimento Vizela Sempre: Três Ministros, (entre os quais, o chefe de Governo, António Costa) três Secretários de Estado, dois ex-ministros e um ex-Secretário de Estado, completaram um leque de notáveis da vida política e partidária que marcaram presença em Vizela nestes dias, num movimento nunca visto em qualquer campanha autárquica que por aqui tivesse lugar.

Ministros António Costa, Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial); Secretários de Estado, João Paulo Rebelo (Juventude e Desporto), João Neves (Economia), Gabriel Bastos (Segurança Social), ex-Ministros Alberto Martins (Justiça), Vieira da Silva (Segurança Social) e o ex-sec. Estado do Turismo, Bernardo Trindade foram os presentes.

NUNO MELO DEPUTADO EUROPEU


Os presidentes das distritais de Braga do PPD-PSD e do CDS-PP, Paulo Cunha e o deputado europeu Nuno Melo (CDS) estiveram presentes no dia 16 de maio, em Vizela para a assinatura do acordo de coligação entre os dois partidos tendo em vista as próximas eleições autárquicas.

O momento serviu também para inauguração de sede de campanha.

CINCO CANDIDATOS

Os candidatos às presidência da Câmara Municipal de Vizela são cinco: António Veiga (CDU), Carlos Órfão (BE), Honorato Sousa (CHEGA), Jorge Pedrosa (PSD-CDS) e Victor Hugo Salgado (PS-MVS).

Todas as forças políticas têm ações marcadas para o dia de hoje. Amanhã o dia é de reflexão e domingo é dia de votos e de devotos.

Esta campanha eleitoral também ficará para a história como a mais pacífica (ou cordial sem picardias) de todas que ocorreram em Vizela ao que não está alheio o facto de as duas principais forças políticas terem gerido a câmara e Assembleia em parceria concorrendo agora cada uma pelo seu lado.

O partido CHEGA é estreante na corrida autárquica em Vizela.

TERMINAM MANDATO

Alguns autarcas ainda em exercício chegam ao fim das suas carreiras nos cargos desempenhados.

Joaquim Meireles, vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela eleito pelo Movimento Vizela Sempre sai por livre vontade; Vereadores, Eugénio Carvalho (PS), Dora Gaspar (PS) e Fátima Andrade (PSD-CDS) não concorrem; Mário José Oliveira, presidente das juntas da Cidade eleito pelo MVS sai por livre vontade; Francisco Correia, Presidente da Junta de Infias eleito pelo PSD-CDS sai por cumprimento de limite de mandatos. Concorre à vereação Municipal.

Inexplicavelmente o jogo Portimonense-Vizela coincide com o fecho das urnas (contagem dos votos é mais demorada pois em lugar de um boletim como ocorre na maioria das eleições, são três boletins por eleitor) e da divulgação dos resultados.