Ricardo Araújo distribui pelouros com base na competência para responder aos desafios do futuro
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, apresentou esta quinta-feira, na primeira reunião do novo executivo municipal, a distribuição dos pelouros e responsabilidades políticas pela vereação e sublinhou o compromisso com uma governação responsável e determinada em resolver os problemas dos vimaranenses.
“Constituí esta equipa com total responsabilidade da minha parte. Escolhi as pessoas a pensar na governação municipal, com base na competência, na experiência profissional e nos seus setores de especialidade, para garantir que Guimarães tem um grande executivo municipal, preparado para corresponder aos desafios do futuro”, afirmou o edil.
O novo executivo municipal é composto por seis vereadores, integrando uma equipa que, segundo Ricardo Araújo, “se complementa e me dá, individual e coletivamente, a garantia de cumprir o nosso objetivo comum: servir Guimarães e os vimaranenses”.
Na nova orgânica, o Presidente Ricardo Araújo assume diretamente as áreas Estudos e Projetos, Empreitadas, Ambiente - candidatura a Capital Verde Europeia 2026, Plano e Orçamento, Fundos Comunitários, Contratação Pública, Serviços Partilhados - apoio aos órgãos autárquicos, Auditoria e Desenvolvimento Económico.
Na mesma reunião, foi aprovada a proposta que nomeia Ricardo Araújo como representante do Município na Vimágua – Empresa de Água e Saneamento de Guimarães e Vizela, EIM, S.A.
Por decisão do Presidente, Eduardo Leite será Vice-Presidente, ficando responsável pelos pelouros de Ação Social, Igualdade e Saúde.
A Vereadora Vânia da Silva assume Mobilidade e Transportes, Departamento Jurídico, Polícia Municipal, Recursos Humanos e Proteção Civil.
O Vereador Constantino Veiga terá a responsabilidade das áreas de Urbanismo e Habitação.
O Vereador Alberto Martins passa a coordenar os pelouros de Freguesias, Gestão e Conservação, Ambiente e Sustentabilidade, Desporto, Património
A Vereadora Isabel Ferreira assume Cultura, Juventude, Educação, Turismo, e Sistemas Inteligentes e Sistemas de Informação e Comunicações.
Ricardo Araújo sublinhou, ainda, que exige de todos os eleitos “humildade pelo mandato que o povo vimaranense lhes confiou e determinação para trabalhar com empenho no cumprimento do compromisso assumido com os cidadãos.”
No arranque deste novo ciclo autárquico, o Presidente Ricardo Araújo reforçou a importância de concretizar o programa político sufragado pelos vimaranenses, sublinhando que a governação municipal vai debruçar-se por três dimensões estratégicas: mobilidade, habitação e desenvolvimento económico.
“O nosso compromisso é implementar o contrato que estabelecemos com os vimaranenses, com diálogo e abertura à oposição, às instituições e à sociedade civil, mas com a determinação de cumprir o caminho que traçámos para Guimarães”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
A mobilidade — com a requalificação de rodovias, o reforço do transporte público e o projeto Metrobus —, a habitação — através do aumento da oferta pública e privada e da revisão do PDM —, e o desenvolvimento económico — com o objetivo de afirmar Guimarães como cidade europeia de inovação — foram apresentadas como prioridades centrais para a competitividade e a atratividade do concelho.
“São áreas decisivas para o futuro do nosso território e para melhorar a qualidade de vida de todos os vimaranenses.”, concluiu Ricardo Araújo.