"No seguimento das notícias veiculadas com base em comunicados emitidos pela JSD de Vizela, a Câmara Municipal de Vizela vem por este meio esclarecer o seguinte:
O Vereador do Pelouro da Juventude, Rui Ferreira, recebeu de boa-fé o líder da JSD de Vizela, João Martins, na qual foram esclarecidas todas as questões sobre o Conselho Municipal da Juventude e o Orçamento Participativo Jovem de Vizela 2025.
Contudo, após essa reunião, fomos confrontados com uma notícia baseada num comunicado que em nada traduz a verdade, desde logo:
O prazo do Orçamento Participativo Jovem 2025 está a ser cumprido, de acordo com as normas aprovadas em Reunião de Câmara e validadas pelo Conselho Municipal de Juventude (CMJ), de acordo com o artigo 7.º das normas regulamentares do OPJ.
Não se percebe a preocupação do líder da JSD neste momento, quando no passado, houve atrasos no Orçamento Participativo Jovem, quando Jorge Pedrosa era Vereador com o Pelouro da Juventude e, na altura, a JSD nada disse.
O líder da JSD Vizela, João Martins, foi designado pelo Conselho Municipal da Juventude como representante na Comissão de Análise Técnica de Propostas do OPJ 2025 e, quando chamado a pronunciar-se sobre as mesmas, nada disse, nem nunca respondeu ao email enviado pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal.
O Conselho Municipal da Juventude já reuniu uma vez este ano e, tendo em atenção a que estamos em ano de eleições, terá mais duas reuniões até ao final do ano, pelo que cumprirá o seu regulamento e funcionamento.
Assim, concluímos que:
Para quem afirma que Vizela precisa de “juventudes partidárias ativas, críticas e empenhadas”, o líder da JSD deveria primeiro olhar para si próprio, antes de pôr em causa o trabalho dos outros.
Quando foi dado ao líder da JSD um direito que tanto reclama, ou seja, o direito de participação (pronunciar-se sobre as propostas do OPJ), esse direito foi por si completamente ignorado e não se pronunciou!
A título conclusivo, tendo em conta o sucedido, a Câmara Municipal informa que, a partir desta data, qualquer reunião solicitada por essa juventude partidária será apenas aceite caso se faça acompanhar do respetivo líder do Partido, a fim de que não se repitam situações semelhantes, até porque, na última reunião de Câmara, o Vereador da Coligação Mais Vizela não suscitou qualquer questão sobre esta matéria.
Câmara Municipal de Vizela
21 de novembro de 2025