GNR detém em Braga suspeito do Olá Mãe Olá Pai

SUSPEITO CONTA COM 26 ANOS DE IDADE 


A GNR desmantelou uma REDE CRIMINOSA dedicada à prática de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.

A Autoridade realizou duas buscas DOMICILIÁRIAS nas cidades de Gondomar e de Braga e DETEVE UM SUSPEITO.


Na sua página a GNR acrescenta: "APREENDEMOS dois equipamentos com 128 SLOTS DIRECIONADOS A COMUNICAÇÕES EM MASSA no âmbito do crime de burla conhecido por OLÁ PAI, OLÁ MÃE e, ainda:

15.111 cartões SIM de uma operadora nacional;

Vinte cartões bancários;

19 Pen drives;

10 computadores, 5  telemóveis e 5 discos rígidos.

A ação foi concretizada pelo Subdestacamento Territorial de Albufeira e contou com o apoio das estruturas de Investigação Criminal dos Comandos Territoriais de Faro, Porto e de Braga.


Jogos da Taça de Portugal resultados

Apurados: Benfica, Vitória SC, Aves, Lusitano Évora, Casa Pia...

Hoje há teatro na Associação Família Peixoto


 

Desporto amador deste fim de semana

.
S. Adrião de Vizela recebeu líder Taipas. Resultado final 0-0. Taipas jogou reduzido a dez durante 75 minutos. Bom jogo entre duas equipas combativas que procuraram a vitória até ao fim. O S. Paio venceu o S. Cristóvão por 2-1.

Recolha em Vizela este domingo de medula óssea para Afonso

Recolha decorre na Escola Secundária de Vizela entre as 9 e as 12h30. 

Espada de D. Afonso Henriques novamente alvo de marginais


Retirada temporária da espada da Estátua de D. Afonso Henriques para salvaguarda patrimonial

A Câmara Municipal de Guimarães e a Direção do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel do Castelo (monumentos sobre a tutela da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E) informam que a espada da Estátua de D. Afonso Henriques foi retirada, temporariamente.

A decisão resulta da necessidade de salvaguardar o conjunto escultórico, após o desaparecimento de uma peça essencial à estabilidade e sua integridade. A remoção preventiva permitirá garantir a correta preservação da estátua, enquanto decorrem os procedimentos técnicos necessários. 

O caso foi já comunicado às autoridades competentes, que se encontram a desenvolver as diligências adequadas. 


 

 


22 de Novembro as Datas da História


1892 - Nasce Manuel Duarte Moreira de Sá e Melo, engenheiro civil e de minas, com nome atribuído a uma avenida de Vizela (até 25 de abril de 1974, a atual Avenida dos Bombeiros).

Comunicado do Iniciativa Liberal de Vizela



A Iniciativa Liberal Vizela esteve a dar contributos ao executivo municipal no âmbito do orçamento 2026, representada por Ricardo Fernandes, José Pedrosa, João Correia, Diogo Valente e Bernardo Pereira.
A Iniciativa Liberal propôs:

1. Redução do IMI;
2. Redução da participação de IRS;
3. Redução da derrama de IRC;
4. Desburocratização de taxas e licenças municipais sobre a construção,
habitação, indústria e comércio;
5. Atração de investimento, diversificação da atividade económica;
6. Promoção do turismo;
7. Maior oferta de saúde privada no concelho;
8. Despoluição do Rio Vizela;
9. Reabilitação do Cine Parque, do Castelo e da Caravela;
10. Transmissão da Assembleia Municipal.

Iniciativa Liberal Vizela

Partidos políticos recebidos na Câmara de Vizela sob o estatuto do Direito de Oposição


No âmbito da elaboração dos Documentos Previsionais para 2026 e no cumprimento do Estatuto do Direito de Oposição, o Presidente da Câmara Municipal ouviu os partidos políticos sobre o orçamento municipal para 2026.









De destacar que, de acordo com o artigo 3.º da Lei n.º 24/98, de 26 de maio, ‘são titulares do direito de oposição os partidos políticos representados nos órgãos deliberativos das autarquias locais que não estejam representados no correspondente órgão executivo, sendo igualmente titulares do direito de oposição os partidos políticos representados nas Câmara Municipais, desde que nenhum dos seus representantes assuma pelouros’.

Assim, e apesar do Estatuto de Direito de Oposição apenas prever a audição dos partidos com assento parlamentar na Assembleia Municipal, a Câmara Municipal convocou, à semelhança do que tem acontecido desde 2017, para além do Movimento Vizela Sempre, do PSD, do CDS-PP, da Iniciativa Liberal e do Chega, também o PS, o BE e o PCP.

O objetivo foi apresentar as linhas gerais do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2026 do Município e ouvir as sugestões dos partidos presentes.

De realçar que o Orçamento para 2026 importa em cerca de 31 milhões de euros, superior ao Orçamento anterior em sensivelmente seis milhões de euros, tendo em consideração o aumento de investimento em obras resultante do Quatro Comunitário 2030.

De referir ainda que os Documentos Previsionais para 2026 serão apreciados em reunião do Executivo Municipal, sendo em seguida remetidos para a Assembleia Municipal.

COMUNICADO: CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA REPUDIA ACUSAÇÕES INFUNDADAS DA JSD

"No seguimento das notícias veiculadas com base em comunicados emitidos pela JSD de Vizela, a Câmara Municipal de Vizela vem por este meio esclarecer o seguinte:

O Vereador do Pelouro da Juventude, Rui Ferreira, recebeu de boa-fé o líder da JSD de Vizela, João Martins, na qual foram esclarecidas todas as questões sobre o Conselho Municipal da Juventude e o Orçamento Participativo Jovem de Vizela 2025.

Contudo, após essa reunião, fomos confrontados com uma notícia baseada num comunicado que em nada traduz a verdade, desde logo:

O prazo do Orçamento Participativo Jovem 2025 está a ser cumprido, de acordo com as normas aprovadas em Reunião de Câmara e validadas pelo Conselho Municipal de Juventude (CMJ), de acordo com o artigo 7.º das normas regulamentares do OPJ.

Não se percebe a preocupação do líder da JSD neste momento, quando no passado, houve atrasos no Orçamento Participativo Jovem, quando Jorge Pedrosa era Vereador com o Pelouro da Juventude e, na altura, a JSD nada disse.

O líder da JSD Vizela, João Martins, foi designado pelo Conselho Municipal da Juventude como representante na Comissão de Análise Técnica de Propostas do OPJ 2025 e, quando chamado a pronunciar-se sobre as mesmas, nada disse, nem nunca respondeu ao email enviado pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal.

O Conselho Municipal da Juventude já reuniu uma vez este ano e, tendo em atenção a que estamos em ano de eleições, terá mais duas reuniões até ao final do ano, pelo que cumprirá o seu regulamento e funcionamento.

Assim, concluímos que:

Para quem afirma que Vizela precisa de “juventudes partidárias ativas, críticas e empenhadas”, o líder da JSD deveria primeiro olhar para si próprio, antes de pôr em causa o trabalho dos outros.

Quando foi dado ao líder da JSD um direito que tanto reclama, ou seja, o direito de participação (pronunciar-se sobre as propostas do OPJ), esse direito foi por si completamente ignorado e não se pronunciou!

A título conclusivo, tendo em conta o sucedido, a Câmara Municipal informa que, a partir desta data, qualquer reunião solicitada por essa juventude partidária será apenas aceite caso se faça acompanhar do respetivo líder do Partido, a fim de que não se repitam situações semelhantes, até porque, na última reunião de Câmara, o Vereador da Coligação Mais Vizela não suscitou qualquer questão sobre esta matéria.

Câmara Municipal de Vizela

21 de novembro de 2025


 


Comunicado da JSD de Vizela (resposta à JS)

 


COMUNICADO DA JSD VIZELA

ESCLARECER, CORRIGIR E INFORMAR: PRIMEIRO OS FACTOS, DEPOIS AS NARRATIVAS

Comunicado Oficial do CHEGA Vizela


Direito de Oposição Encontro com o Presidente da Câmara Municipal de Vizela

A Concelhia de Vizela do CHEGA vem, por este meio, informar que, na data de hoje, esteve reunida com o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela, no âmbito do exercício pleno e legítimo do Direito de Oposição. Este mecanismo democrático, fundamental para a transparência e para o equilíbrio do poder local, permite que as forças políticas representadas apresentem contributos objetivos e fiscalizem a ação do executivo municipal.


No decorrer da reunião, a nossa representação apresentou três propostas estruturantes que consideramos essenciais para a elaboração do próximo Orçamento Municipal. Estas propostas refletem a visão do CHEGA para um concelho mais eficiente, mais seguro e mais preparado para responder às necessidades reais da população vizelense. Foram também defendidas medidas com impacto nas áreas da gestão financeira, da segurança, do apoio às famílias e do desenvolvimento estratégico do município.


Reafirmamos a nossa total disponibilidade para colaborar de forma rigorosa e construtiva, sempre com o objetivo de garantir que os recursos municipais são aplicados de forma responsável, transparente e orientada para o bem-estar da comunidade. O CHEGA Vizela continuará vigilante e atento, exercendo uma oposição firme, coerente e comprometida com o interesse público.

Acreditamos que uma oposição ativa, informada e exigente contribui decisivamente para elevar a qualidade da governação local e reforçar a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas. Assim, manteremos o nosso trabalho de acompanhamento, escrutínio e proposta, defendendo sem hesitação os interesses de todos os vizelenses.

CHEGA VIZELA 

Dia de greve na Função Pública


Greve na função pública com adesão de cerca de 60% nos setores da Educação e Saúde.

Faleceu Maria da Glória da Silva Xavier

Rua da Alegria – S. Jorge de Vizela.

Capas de sexta-feira 21

Imprensa portuguesa

Árbitro agredido em jogo de juvenis por dirigente do Mascotelos em Santa Eulália


A Associação de Árbitros da Associação de Futebol de Braga emitiu um comunicado na sua página de Facebook condenando a agressão ao seu árbitro Henrique Gomes no jogo de sub-17 entre o Santa Eulália de Vizela e o Santiago de Mascotelos de Guimarães. A Associação refere que o agressor é um "ex-vice-presidente da estrutura do Santiago Mascotelos FC, ex-diretor da Associação de Futebol de Braga e presidente da CERCIGUI, pedindo desculpa aos agentes do futebol inclusive à Associação de Árbitros de Vizela e promete agir junto de quem de direito. 

O comunicado é o seguinte:

"A Associação de Árbitros de Futebol de Braga (AAFB) vem, por este meio, repudiar veemente os graves incidentes ocorridos no passado Domingo, 16 de novembro, no jogo entre CCD Santa Eulália “A” e Santiago Mascotelos FC, a contar para o Campeonato Distrital de Juvenis da AF Braga – 2ª Divisão, mais precisamente a inaceitável e vergonhosa agressão sofrida pelo árbitro e associado Henrique Gomes no seu balneário durante o intervalo, levada a cabo por um dirigente, identificado senhor Bruno Gabriel Faria, ex-vice-presidente da estrutura do Santiago Mascotelos FC, ex-diretor da Associação de Futebol de Braga e presidente da CERCIGUI.

A AAFB contactou o árbitro e manifesta-lhe, bem como ao Núcleo de Árbitros de Vizela, total solidariedade, reiterando o seu compromisso com a defesa e proteção da classe. Apelamos ao Conselho de Disciplina da AF Braga e às autoridades policiais para uma resolução disciplinar célere, justa e severa, pois atos desta natureza não podem, em hipótese alguma, ser tolerados.

O Futebol e o Desporto em geral fazem-se de pessoas, onde o erro faz parte da natureza humana. Contudo, violência e agressões não são erros, é um CRIME PÚBLICO. Preocupa-nos que comportamentos desta gravidade partam de agentes associados ao dirigismo desportivo e associativismo social, posições que acarretam algum grau de responsabilidade pelas instituições envolvidas. Neste sentido, a AAFB disponibiliza-se a fazer parte da solução que vise mitigar episódios como o sucedido, com o intuito de dignificar o bom nome da Associação de Futebol de Braga, dos clubes e da arbitragem bracarense.

A AAFB disponibiliza-se para colaborar em medidas que contribuam para prevenir episódios semelhantes e para dignificar o nome da Associação de Futebol de Braga, dos clubes e da arbitragem. Será solicitado um parecer urgente à AF Braga e aos respetivos Conselhos de Arbitragem e Disciplina, incluindo a preocupação com a segurança nos jogos do clube envolvido no âmbito das competições da AF Braga.

A direção da Associação de Árbitros de Futebol de Braga,

20 de novembro de 2025




Quatro mil empresas distinguidas em Guimarães


 Ricardo Araújo e Luís Montenegro convergem na aposta numa economia mais forte e qualificada

"Queremos um concelho capaz de criar emprego melhor e mais qualificado, e para isso é fundamental a força das nossas empresas." A afirmação foi deixada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, na cerimónia que acolheu, também, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, e que celebrou quase quatro mil empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2024.



Guimarães recebeu esta quinta-feira, no Multiusos, o maior evento nacional de reconhecimento empresarial, que distinguiu 3.925 empresas de todos os sectores e regiões do país. Presidida pelo Primeiro-Ministro, a sessão destacou o contributo decisivo das PME para o desenvolvimento económico, num ano em que estas empresas representam 125.729 postos de trabalho, um volume de negócios superior a 17 mil milhões de euros e 2,8 mil milhões de euros em exportações. A iniciativa do IAPMEI e do Turismo de Portugal visa reconhecer a solidez financeira, a capacidade de inovação e o papel estratégico das empresas que mais se destacam no tecido económico nacional. 

No seu discurso, Ricardo Araújo sublinhou o simbolismo de Guimarães acolher esta distinção, num momento em que o concelho se prepara para assinalar, em 2028, os 900 anos da Batalha de São Mamede. O autarca recordou a identidade industrial do território, marcada pelo têxtil, calçado, cutelarias e outras indústrias tradicionais, e reforçou a ambição de projetar Guimarães como território de inovação e de criação de talento. "Queremos dar espaço aos nossos jovens formados na Universidade do Minho e no Politécnico do Cávado e do Ave, queremos reter talento, atrair talento e apostar em novos setores de desenvolvimento económico. Guimarães quer fortalecer a sua economia, diversificá-la e consolidar emprego qualificado. Para isso, a força das nossas empresas e dos nossos empresários é essencial", afirmou. 

O Presidente da Câmara agradeceu ao IAPMEI e ao Turismo de Portugal pela escolha de Guimarães para a realização do evento, reforçando a disponibilidade do concelho para continuar a acolher futuras edições. "Guimarães está e estará sempre de portas abertas. Recebemos-vos com o trabalho da nossa gente, com a nossa cultura, com a nossa identidade e com o nosso orgulho. Esperamos que esta cerimónia se repita por muitos anos na nossa cidade." 

Presente na sessão, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, destacou a importância das PME como pilares do crescimento económico nacional e anunciou que o Governo está a preparar um plano de redução de impostos para empresas e trabalhadores, a aplicar nos próximos três anos. Considerou a medida "fundamental para que Portugal dê o salto necessário" e possa crescer "a uma média de três ou quatro por cento ao ano", reforçando que a competitividade empresarial será central na estratégia económica do país. 

Também o Presidente do IAPMEI, José Pulido Valente, sublinhou que "as PME Excelência são o reflexo da melhor gestão e da resiliência do tecido empresarial português", afirmando que cada empresa distinguida representa "mérito, inovação e compromisso com Portugal". 

Com a presença de milhares de empresários, dirigentes e representantes institucionais, a cerimónia reforçou, não só, o papel das PME na economia, mas também o posicionamento de Guimarães como território de referência na indústria, na inovação e na capacidade de acolher grandes eventos nacionais. 


 

 


Rotários de Vizela elegem futuro presidente


O Rotary Club de Vizela elegeu, na passada reunião de Assembleia-geral, o Presidente para o ano rotário 2027-28. A escolha recaiu sobre Bruno Ribas. 

Atualmente o presidente do RCV é Rui Dias.

No próximo ano o presidente será José Abreu, que já exerceu este cargo em 2009/2010 e depois Bruno Ribas.


Juventude Socialista responde à JSD


 JSD, A CAMPEÃ EM COMUNICADOS. PORQUÊ?

Nova casa da AIREV quase pronta


Estão prestes a finalizar as obras de construção da nova casa da AIREV - Associação para Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela situada na rua Amália Rodrigues. 

JSD Vizela reuniu com vereador municipal da Juventude

COMUNICADO- A Juventude Social Democrata reuniu com o vereador do pelouro da juventude, Rui Ferreira, para esclarecer a situação relativa ao atraso no processo do Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

Atletas olímpicas no Corta Mato da Escola BS S. Bento


Corta-Mato Escolar realiza-se no dia 26 de novembro, pelas 10h30, na Escola Básica e Secundária de S. Bento, Vizela.

O diretor Filipe Gonçalves informou que "A atividade decorrerá durante toda a manhã. Pelas 10h30, teremos m momento especial de interação entre os alunos do 4.º ano do aeSB e as atletas Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Dulce Félix."

Pelas 11h00, terá início a prova do 4.º ano, tradicionalmente considerada a mais “bonita” do evento...


Primeiras paginas de quinta-feira


 Imprensa