Schutte já não é jogador do FC Vizela
O FC Vizela informa ter chegado a acordo com o FC Penafiel para a transferência a título definitivo do jogador Ricardo Schutte.
O avançado português, de 27 anos, que chegou ao FC Vizela em janeiro de 2025, dá assim por terminada a ligação ao clube, tendo realizado um total de 19 jogos, cinco como titular.
O FC Vizela deseja a Ricardo Schutte as maiores felicidades pessoais e profissionais nesta nova etapa da sua carreira.
Faleceu Parcídio João Pereira Coelho Barroso
Morada: Rua da Arranhó, Vilarinho, Santo Tirso.
Rui Freitas acarinhado pelos telespectadores da TVI
Rui Freitas, músico da banda 4 Mens, com a simplicidade, educação e correção que o caracteriza, foi nomeado pelos outros participantes para ser expulso da casa, mas no domingo os telespectadores deram lhe 50 por centro dos votos para continuar.
A forma como foi tratado (ou será destratado?) por Pedro Barroso levou a dezenas de publicações nacionais a abordar o assunto e ninguém ficou com dúvidas de que Rui Freitas é um concorrente humilde e com fortes possibilidades de vencer o concurso.
Entretanto o concorrente vizelense foi novamente nomeado por 8 dos concorrentes para ser expulso da caserna no próximo domingo. Serão os telespectadores a decidir novamente.
Ricardo Araújo assegura passo decisivo para a concretização do Metrobus
"Hoje é o tempo da ação e de avançar para a concretização do Metrobus em Guimarães", afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, durante a apresentação pública do estudo do Metrobus Guimarães–Taipas (1.ª fase), realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Presente na sessão, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, garantiu que o Governo está a ultimar "a forma de assegurar o financiamento de todo este investimento", sublinhando que o projeto é essencial para o sucesso da futura alta velocidade ferroviária.
A apresentação pública do estudo do Metrobus Guimarães–Taipas (1.ª fase) marcou um momento relevante para o futuro da mobilidade no concelho e na região, constituindo o principal motivo da visita de trabalho do Ministro das Infraestruturas e Habitação a Guimarães. A sessão contou com a presença de presidentes de junta, responsáveis das entidades participadas do município, chefias da Câmara Municipal e representantes da comunicação social.
Antes da apresentação, decorreu uma reunião de trabalho entre o ministro e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, dedicada a vários dossiês estratégicos, entre os quais o projeto e financiamento do Metrobus, a requalificação e transferência de dominialidade da Estrada Nacional 101, o descongestionamento do Nó de Silvares através da ligação entre a variante de Creixomil e a EN 206, a criação de um novo nó de acesso à A11 na zona das Taipas, os acessos ao Hospital Senhora da Oliveira, a requalificação da EN 206 (Guimarães–Famalicão) e o reforço da ligação ferroviária Guimarães–Porto–Lisboa.
Mobilidade sustentável e transporte público de nova geração
A apresentação técnica do estudo esteve a cargo do Professor José Mendes, que detalhou um sistema de transporte coletivo de passageiros no modelo Metrobus ou Bus Rapid Transit (BRT), caracterizado por alta capacidade, rapidez, regularidade, pontualidade, conforto e descarbonização.
O projeto representa um passo significativo no reforço da mobilidade sustentável, assumindo-se como uma solução moderna e ambientalmente responsável, orientada para a redução do uso do automóvel individual, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e a melhoria da qualidade de vida urbana. O Metrobus permitirá reforçar o transporte público intramunicipal e integrar Guimarães numa rede regional de mobilidade mais eficiente e sustentável, em articulação com a futura alta velocidade ferroviária.
A 1.ª fase do Metrobus (Guimarães–Taipas–AvePark) representa um investimento estimado em 80 milhões de euros, com horizonte de concretização em 2028. A 2.ª fase (Taipas–Braga) está avaliada em cerca de 79 milhões de euros, com conclusão prevista para 2030, permitindo uma ligação estruturante entre Guimarães e Braga no contexto da nova rede de mobilidade regional.
"Um compromisso para honrar com os vimaranenses"
Na sua intervenção, Ricardo Araújo sublinhou que o Metrobus é um compromisso eleitoral assumido com os vimaranenses e reafirmou a prioridade absoluta do executivo municipal na sua concretização. "Este foi um projeto muito discutido. Houve o tempo do debate, houve o tempo da decisão, que foi o tempo eleitoral. Hoje é o tempo da ação. Queremos executar este projeto com prioridade e concretizá-lo durante este primeiro mandato", afirmou.
O presidente da Câmara da Câmara Municipal de Guimarães destacou a importância do Metrobus para a competitividade, atratividade e coesão territorial do concelho, tanto ao nível das ligações intraconcelhias como da articulação com a futura alta velocidade ferroviária. Ricardo Araújo anunciou igualmente que o Município está em condições de avançar, já na próxima semana, com o estudo prévio, etapa considerada essencial para a execução do projeto. "Temos todas as condições técnicas e financeiras para avançar com o estudo prévio, uma fase determinante para que este projeto se torne realidade", acrescentou.
Transferência da EN 101 como condição essencial
Outro dos pontos centrais abordados foi a necessidade de transferência da dominialidade da Estrada Nacional 101 para a esfera municipal, condição considerada indispensável para a concretização do projeto. "Vamos iniciar, já na próxima semana, as comunicações formais necessárias para solicitar a alteração da dominialidade da EN 101 para o município", revelou Ricardo Araújo.
Governo garante alinhamento e financiamento
Na sua intervenção, Miguel Pinto Luz manifestou total alinhamento entre a visão do Governo e a estratégia da Câmara Municipal de Guimarães, enquadrando o Metrobus num investimento nacional mais amplo associado à alta velocidade ferroviária.
"A alta velocidade não existe em Portugal se não formos capazes de lançar redes de metrobus que a sirvam. É essencial garantir sistemas de mobilidade capazes de trazer procura para as estações de alta velocidade", afirmou.
O ministro garantiu que o Governo está a ultimar os mecanismos de financiamento do projeto, quer através do Orçamento do Estado, quer através do Fundo Ambiental, considerando-o parte integrante do maior investimento público em infraestruturas das últimas décadas.
Miguel Pinto Luz confirmou ainda o compromisso do Governo em viabilizar a transferência da dominialidade da EN 101, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 100, destacando a existência de instrumentos legais que permitem maior agilidade neste processo.
Acessibilidades rodoviárias e ferrovia em destaque
Durante a visita foram igualmente discutidos vários investimentos rodoviários prioritários para o concelho, com destaque para o tramo de ligação entre a variante de Creixomil e a EN 206, obra considerada essencial para o descongestionamento do Nó de Silvares e que poderá finalmente avançar.
No plano ferroviário, o ministro reconheceu as limitações atuais da ligação ferroviária a Guimarães e assumiu o compromisso de trabalhar com a CP no reforço da oferta de serviços Intercidades, melhorando a ligação da cidade ao Porto e a Lisboa.
Encerramento com simbolismo
A sessão terminou com a entrega, por parte do Presidente da Câmara Municipal, de uma recordação simbólica ao Ministro das Infraestruturas e Habitação: uma estátua de D. Afonso Henriques, evocando Guimarães como Berço da Nação, acompanhada por dois livros dedicados à história, identidade e tecido industrial do concelho, com especial destaque para o setor das cutelarias, fortemente ligado à vila das Taipas.
"Queremos que Guimarães continue a ser um berço de inovação, de qualidade de vida e de competitividade", concluiu Ricardo Araújo.
Candidato presidencial Marques Mendes sócio honorário dos Bombeiros de Vizela e com vizelense na Comissão de Honra.
![]() |
| Rui Campelos na Comissão de Honra |
Luís Marques Mendes tinha uma relação próxima com o falecido Manuel da Costa Campelos, líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, tendo, inclusive, lhe dedicado a seu tempo um momento no seu comentário semanal da SIC (ler aqui). Marques Mendes fez questão de incluir na Comissão de Honra da sua candidatura a presidente da República o filho de Manuel Campelos, Rui Campelos.
![]() |
| Salão nobre dos Bombeiros de Vizela |
Rui Campelos disse ao ddV que o convite de Marques Mendes para integrar a Comissão de Honra o honrou mas sobretudo honrou a memória de seu pai (cidadão honorário de Vizela). A Comissão é liderada pela ex ministra Leonor Beleza e conta com dezenas de nomes de figuras públicas da política, desperto, espetáculo (como António Sala, Júlio Isidro e Carlos Cunha) e de outros quadrantes da vida portuguesa.
![]() |
| Site dos Bombeiros |
Para o presidente dos Bombeiros é uma honra a Real Associação ter Luís Marques Mendes como sócio honorário desta instituição.
José Manuel Pires disse ao Digital de Vizela que em 2027 Luís Marques Mendes, assim como todos os sócios honorários e beneméritos serão convidados para as Comemorações dos 150 anos da Real Associação.
Marques Mendes foi elevado à categoria de sócio honorário dos Bombeiros de Vizela em maio de 1988 aquando a comemoração dos 111 anos da Real Associação e da inauguração do quartel.
![]() |
| Marques Mendes na inauguração do estádio do FCV |
CANDIDATO
Marques Mendes: autarca, ministro, deputado e líder do PSD quer agora ser Presidente da República
Luís Marques Mendes foi autarca, ministro dos governos de Cavaco Silva e Durão Barroso, líder do PSD e deputado.
Luis Manuel Gonçalves Marques Mendes nasceu em Azurém, freguesia do concelho de Guimarães, a 5 de setembro de 1957, filho do advogado e dirigente do PSD António Marques Mendes e da professora Maria Isabel Gonçalves. Viveu boa parte da sua vida em Fafe e filiou-se no PPD em 1975.
As eleições realizam se domingo (18) e contam com um grande número de candidatos.
Faleceu Ana da Cunha Teixeira
(Rua 14 de Dezembro - Polvoreira - Guimarães).
Faleceu José Joaquim Ferreira de Mesquita
Avenida 25 de Abril, Oliveira, Santa Maria, Vila Nova de Famalicão.
(Farmácia Almeida e Sousa; Laboratório Mesquita e Damião; Farmácia da Estação; Farmácia dos Clérigos; Farmácia Central de Riba D’Ave; Farmácia Aliança; Farmácia Santa Quitéria; Farmácia do Calendário; Farmácia Limalixa; Farmácia da Devesa).
Faleceu Ana da Costa Henriques
Faleceu Maria da Conceição Fernandes
Rua da Sebe, Infias - Vizela.





































.jpg)










