Treinador do FC Vizela Nuno Silva de saída
Líderes venceram no concelho de Vizela
Presidente do FC Vizela exige demissão do presidente da SAD, do Diretor Desportivo e Treinador
Faleceu Felicidade das Dores da Cunha Ribeiro
Rua Nossa Senhor de Fátima, Polvoreira, Guimarães.
CCDR NORTE apresentou obra inédita dedicada a Castelo Branco
Foi numa sala cheia que a obra “Corografia sentimental: um dicionário toponímico e geográfico da obra de Camilo”, da autoria de Nuno Resende, foi apresentada, sexta-feira, no Bar do Batalha Centro de Cinema, no Porto, numa sessão promovida pela CCDR NORTE e Câmara Municipal do Porto.
Integrada nas comemorações dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, a apresentação contou com a presença do autor e de Jorge sobrado, Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, responsável pela apresentação de uma obra que se assume como a primeira do género em Portugal, quer no âmbito dos estudos camilianos, quer nos estudos literários.
Concebida como instrumento de consulta e de investigação, a publicação resulta da leitura sistemática de um corpus de 72 obras de Camilo Castelo Branco, reunindo 1673 entradas.
De acordo com o autor, Nuno Resende, “este é, antes de mais, um livro-instrumento. Apesar de ser o escritor português que mais escreveu, e aquele sobre quem mais se escreveu, ainda não existia uma cartografia sistemática dos seus lugares literários. Este volume vem precisamente preencher essa lacuna.
Mas é também um livro-objeto: tem um design gráfico muito cuidado, é pensado para ser manuseado, e integra um caderno fotográfico, enquanto forma de compreender e revisitar os lugares de Camilo.»
Esta espécie de “ensaio visual” é, para Nuno Resende, um potencial ponto de partida para outros livros: «é um lugar de imaginação que gostaria que desse origem a novos estudos sobre o próprio livro e que abrisse caminho a novas leituras e novas investigações.»
Durante a apresentação da obra, Jorge Sobrado destacou a importância das efemérides na conquista de novos leitores: «apesar de poder haver alguma reserva em relação às efemérides, por estarem associadas a algo de “bafiento”, podem, na verdade, ser belíssimos pretextos para desocultar autores e obras, dar-lhes sangue novo e, no final do dia, conquistar novos leitores.»
O Vereador da Cultura da Câmara do Porto defendeu, na ocasião, o localismo e regionalismo de Camilo enquanto “passagem secreta para o universalismo”, definindo-o como um ser errante que se tornou cartógrafo simbólico e espiritual: «Camilo é um caminheiro que não ignora a geografia. Percorre-a, escuta-a, incorpora-a. Por essa via interior do território, capta os lugares quase como personagens com um temperamento próprio. Toda a humanidade está em Camilo.»
Por fim, deixou uma nota de agradecimento a Nuno Resende, que nos torna beneficiários de uma obra que é não só objeto-instrumento, mas também objeto estético, lúdico e, até, de desejo: «Esta obra, para além de instrumento de trabalho rigoroso, é um objeto estético, lúdico e um tributo a Camilo. Reencontrar lugares já desaparecidos ou, pelo contrário, familiares, com comentários divertidos associados, torna a leitura uma experiência lúdica. Por outro lado, o seu design quase “erótico” seduz o olhar do leitor e estimula o desejo de leitura, de fruição cultural.»
A obra organiza e esclarece lugares, topónimos, variantes gráficas e ambivalências espaciais, articulando literatura, território e memória cultural, e é acompanhada por 362 notas explicativas, dois mapas de síntese e um caderno ensaio visual com 66 reproduções fotográficas, pensado como apoio à leitura e à imaginação do espaço literário.
Com esta publicação, a CCDR NORTE reforça a sua aposta na promoção do património literário e cultural associado à figura de Camilo Castelo Branco e à valorização da memória cultural do Norte.
CAMILO E VIZELA
O escritor Camilo Castelo Branco narrou nas suas obras inúmeras passagens que fez por Vizela nomeadamente pelas Termas e margens do rio, sendo que o Parque das Termas o inspirou para escrever alguns dos seus romances.
Cinema em Vizela
Fórum Vizela Cinemas Digital / 3D / 4K!
Em exibição de 12 a 18 de fevereiro.
Faleceu Diana Catarina Moreira Ferreira
09 de Fevereiro de 1990 - 14 de Fevereiro de 2026
36 anos.
Morada: Rua das Bocas, SÃO MARTINHO DO CAMPO.
Naturalidade: Roriz
Seus Pais, Irmão, Avó, Tios e Primos agradecem todas as homenagens prestadas ao seu ente querido.
A todos o nosso muito obrigado.
Velório: Capela Mortuária de São Martinho do Campo, Domingo, dia 15 de Fevereiro de 2026.
Chegada do corpo às 10:00 Horas
Funeral: Igreja Paroquial de São Martinho do Campo, Domingo, dia 15 de Fevereiro de 2026, Pelas 14:30 Horas.
Cemitério: Moreira de Cónegos.
Missa de 7º Dia: Igreja Paroquial de SÃO MARTINHO DO CAMPO, SANTO TIRSO, Domingo, dia 22-02-2026, às 11:00 Horas.
Grupo Jovens de Infias celebrou aniversário
Na ocasião o GJI distingiu a cantora Filipa Lima (foto em baixo à esquerda) pela sua participação em inúmeros espetáculo de cariz social em atividades organizadas por este Grupo. Nelson Rodrigues entregou a lembrança à cantora.
Ana Lima, outra jovem cantora vizelense, interpretou uns temas musicais.
O Presidente da Junta de Freguesia de Infias, Hélder Magalhães e o vereador da Câmara Municipal de Vizela responsável pelo Pelouro da Juventude, Rui Ferreira, marcaram presença.
Coimbra tem mais encanto quando não chove
"Esta presidente é excecional. Eu respeito todos os autarcas, já fui autarca em vários sítios, mas não há dúvida de que Coimbra passou um aperto, mas que aperto. E ela esteve sempre tesa", disse Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se a Ana Abrunhosa, presidente da autarquia que tem estado em evidência mediática nos últimos dias, por causa das cheias que afetam a zona Centro e que provocaram o rebentamento de um dique e o abatimento de um troço da A1."
Ana Abrunhosa, que inaugurou as obras da Praça da República, a Ponte da Aliança em Tagilde/Santo Adrião e o Centro de Recolha Animal em Infias é figura política muito querida de grande parte dos vizelenses. Em 2022 a Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado distinguiu a com a Medalha de Mérito Prata Municipal.
Faleceu Engenheiro Luís Pedro Almeida de Sousa e Silva
Morada: Rua de Brence, Pinheiro, Guimarães.
(41 anos).
Victor Hugo Salgado manda reabrir espaços fechados pelo mau tempo
A Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado reabre espaços fechados pelo mau A Câmara Municipal de Vizela informa que, na sequência da melhoria das condições climatéricas e após avaliação favorável por parte das entidades competentes, o Parque das Termas, os Passadiços (parcialmente), a Ponte das Lamelas e a Rua do Rio Vizela em S. Paio, encontram-se novamente abertos ao público, à exceção do percurso dos Passadiços que faz a ligação da Ponte Romana ao Parque das Termas, por questões de segurança.
Jovens de Infias celebram hoje nove anos de atividade
A Associação Juvenil Grupo de Jovens de Infias vai celebrar o seu 9⁰ aniversário com um jantar no dia 13 de Fevereiro pelas 20h00 no restaurante Eusébio.
Este jantar contará com os membros do grupo e algumas entidades convidadas, mas também é aberto a todo o público em geral.
Os sócios pagam 23 euros e os não sócios 25 euros.
Durante o jantar haverá momentos musicais com a jovem cantora Ana Lima. O Grupo Jovens de Infias também vai realizar uma homenagem à jovem cantora Filipa Lima por já ter feito parte deste grupo "mas sobretudo por estar sempre disponível para colaborar connosco ao longo destes anos".
O momento será também aproveitado para o Grupo solidário fazer a apresentação do cartaz da próxima Festa da Primavera que vai decorrer no dia 19 de Abril e contará com 10 grupos/artistas a subir ao palco.
Faleceu António de Freitas Pereira
Rua do Rondão - Polvoreira - Guimarães.
Participação de Falecimento.
Faleceu no Hospital de Guimarães, no dia 13-02-2026
Sua Esposa, Rosa da Cunha Faria, Seus Filhos, António Ricardo, Sandra Filomena Faria Pereira, Genro, Netos e demais família, cumprem o doloroso dever de participar a todas as pessoas das suas relações e amizade o falecimento de seu ente querido, com 78 anos de idade, natural de Nespereira, Guimarães.
O corpo ficará exposto em câmara ardente na Capela Mortuária de Polvoreira, Sexta-feira dia 13 de fevereiro, pelas 14,00 horas. O funeral realiza-se, Sábado dia 14, pelas 15,00 horas, na Igreja Paroquial de Polvoreira, onde será celebrada Missa de Corpo Presente, indo em seguida a sepultar no Cemitério de Polvoreira.
A missa de 7.º dia de seu falecimento, realiza-se no Domingo dia 22 de fevereiro, pelas 10,00 horas, na Igreja Paroquial de Polvoreira.
Guimarães, 13 de fevereiro de 2026.
A família.
Filme ao Rio Vizela
Rio de Fevereiro.












.jpg)






































