FC VIZELA: 10 treinadores em 4 épocas
Desde a saída atribulada a 30 de novembro de 2023 de Álvaro Pacheco, o banco de suplentes do Futebol Clube de Vizela registou um corridinho imparável de treinadores. Em quatro épocas o Vizela vai registar (no mínimo) dez treinadores. Neste interlúdio Álvaro Pacheco-Nuno Silva apenas Fábio Pereira aguentou uma época (2024/2025) do princípio ao fim. Fábio só não levou de volta o Vizela à I Liga porque num jogo que parecia resolvido contra o Académico de Viseu sofreu um decisivo auto-golo. Não quis renovar com o FC Vizela, foi para o União de Leiria, lá saberá porquê.
Entre espanhóis e portugueses as equipas de treinadores caem como castanhas maduras e já poucos começam a duvidar se há algum treinador que venha para este clube, gerido por uma SAD, para ficar.
A saída de Álvaro Pacheco, que nenhuma das partes, SAD ou treinador, veio explicar porque sucedeu, deu início a uma rotatividade de treinadores há muito não vista. E preciso recuar à época 2001/2002 onde o Vizela contou com 4 treinadores. Começou com Carlos Carvalhal que partiu para o Aves, chegou o ex jogador do FC Porto Eduardo Luís, treinou em sete jogos e deu o lugar a Vítor Urbano que teve de abandonar devido a um acidente de viação e terminou a época com Fernando Faria a orientar a equipa.
Voltando à época da saída do vitorioso Álvaro Pacheco (subiu o Vizela duas vezes consecutivas), Manuel Tulipa, muito contestado pelos adeptos no início, fez um bom trabalho. Assegurou a presença do FC Vizela na I Liga, e no jogo em que levou o Vizela a golear o Estoril em casa deste ouviu dizer que não ia renovar. Assim saiu um treinador que rendeu na mesma época Pacheco e segurou o Vizela entre os grandes do futebol luso e foi para o seu lugar um treinador espanhol e depois veio outro que não conheciam a equipa. As saídas de Álvaro Pacheco e consequentemente de Tulipa surgiram aos olhos do público como dois tiros nos pés.
Avançando no tempo, já esta época, Ricardo Sousa é despedido à 13ª jornada, com o Vizela a dois pontos de um lugar de subida de divisão (Vizela, 20 pontos; 3⁰ Académico Viseu, 22; 2⁰ Marítimo, 26 e 1⁰ Sporting B, 29). Ronald Molina, treinador dos sub-23, assume a equipa principal que conhece, vai a casa do líder Sporting B e arranca uma vitória (a jogar reduzido a dez por expulsão de Moha Moukhliss) mas no jogo seguinte dá o lugar ao estreante treinador principal de uma equipa Nuno Silva ex-adjunto de Luís Freire. Entrou à 15ª jornada e foi dispensado à 22ª com o Vizela na 9ª posição a nove pontos do Académico de Viseu 2⁰ classificado.
É neste cenário, com a "Depressão FCV" em campo sem protecção do anti-ciclone dos Açores, que o próximo treinador (o 10⁰ em quatro épocas), irá segurar o leme.
Provisoriamente tudo aponta que Ronald Molina possa ser novamente o homem do transbordo mas é melhor esperar para ver tal são insondáveis os caminhos do desporto rei. Haja saúde e paz!
EPOCAS/TREINADORES
2022/2023
Álvaro Pacheco
Manuel Tulipa
2023/2024
Pablo Vilar Ferreiro
Rúben de la Barrera
Simon Lamas
Fábio Pereira
2024/2025
Fábio Pereira
2026-2027
Ricardo Sousa
Ronald Molina
Nuno Silva
Outro...
Treinador do FC Vizela Nuno Silva de saída
Líderes venceram no concelho de Vizela
Presidente do FC Vizela exige demissão do presidente da SAD, do Diretor Desportivo e Treinador
Faleceu Felicidade das Dores da Cunha Ribeiro
Rua Nossa Senhor de Fátima, Polvoreira, Guimarães.
CCDR NORTE apresentou obra inédita dedicada a Castelo Branco
Foi numa sala cheia que a obra “Corografia sentimental: um dicionário toponímico e geográfico da obra de Camilo”, da autoria de Nuno Resende, foi apresentada, sexta-feira, no Bar do Batalha Centro de Cinema, no Porto, numa sessão promovida pela CCDR NORTE e Câmara Municipal do Porto.
Integrada nas comemorações dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, a apresentação contou com a presença do autor e de Jorge sobrado, Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, responsável pela apresentação de uma obra que se assume como a primeira do género em Portugal, quer no âmbito dos estudos camilianos, quer nos estudos literários.
Concebida como instrumento de consulta e de investigação, a publicação resulta da leitura sistemática de um corpus de 72 obras de Camilo Castelo Branco, reunindo 1673 entradas.
De acordo com o autor, Nuno Resende, “este é, antes de mais, um livro-instrumento. Apesar de ser o escritor português que mais escreveu, e aquele sobre quem mais se escreveu, ainda não existia uma cartografia sistemática dos seus lugares literários. Este volume vem precisamente preencher essa lacuna.
Mas é também um livro-objeto: tem um design gráfico muito cuidado, é pensado para ser manuseado, e integra um caderno fotográfico, enquanto forma de compreender e revisitar os lugares de Camilo.»
Esta espécie de “ensaio visual” é, para Nuno Resende, um potencial ponto de partida para outros livros: «é um lugar de imaginação que gostaria que desse origem a novos estudos sobre o próprio livro e que abrisse caminho a novas leituras e novas investigações.»
Durante a apresentação da obra, Jorge Sobrado destacou a importância das efemérides na conquista de novos leitores: «apesar de poder haver alguma reserva em relação às efemérides, por estarem associadas a algo de “bafiento”, podem, na verdade, ser belíssimos pretextos para desocultar autores e obras, dar-lhes sangue novo e, no final do dia, conquistar novos leitores.»
O Vereador da Cultura da Câmara do Porto defendeu, na ocasião, o localismo e regionalismo de Camilo enquanto “passagem secreta para o universalismo”, definindo-o como um ser errante que se tornou cartógrafo simbólico e espiritual: «Camilo é um caminheiro que não ignora a geografia. Percorre-a, escuta-a, incorpora-a. Por essa via interior do território, capta os lugares quase como personagens com um temperamento próprio. Toda a humanidade está em Camilo.»
Por fim, deixou uma nota de agradecimento a Nuno Resende, que nos torna beneficiários de uma obra que é não só objeto-instrumento, mas também objeto estético, lúdico e, até, de desejo: «Esta obra, para além de instrumento de trabalho rigoroso, é um objeto estético, lúdico e um tributo a Camilo. Reencontrar lugares já desaparecidos ou, pelo contrário, familiares, com comentários divertidos associados, torna a leitura uma experiência lúdica. Por outro lado, o seu design quase “erótico” seduz o olhar do leitor e estimula o desejo de leitura, de fruição cultural.»
A obra organiza e esclarece lugares, topónimos, variantes gráficas e ambivalências espaciais, articulando literatura, território e memória cultural, e é acompanhada por 362 notas explicativas, dois mapas de síntese e um caderno ensaio visual com 66 reproduções fotográficas, pensado como apoio à leitura e à imaginação do espaço literário.
Com esta publicação, a CCDR NORTE reforça a sua aposta na promoção do património literário e cultural associado à figura de Camilo Castelo Branco e à valorização da memória cultural do Norte.
CAMILO E VIZELA
O escritor Camilo Castelo Branco narrou nas suas obras inúmeras passagens que fez por Vizela nomeadamente pelas Termas e margens do rio, sendo que o Parque das Termas o inspirou para escrever alguns dos seus romances.
Cinema em Vizela
Fórum Vizela Cinemas Digital / 3D / 4K!
Em exibição de 12 a 18 de fevereiro.
Faleceu Diana Catarina Moreira Ferreira
09 de Fevereiro de 1990 - 14 de Fevereiro de 2026
36 anos.
Morada: Rua das Bocas, SÃO MARTINHO DO CAMPO.
Naturalidade: Roriz
Seus Pais, Irmão, Avó, Tios e Primos agradecem todas as homenagens prestadas ao seu ente querido.
A todos o nosso muito obrigado.
Velório: Capela Mortuária de São Martinho do Campo, Domingo, dia 15 de Fevereiro de 2026.
Chegada do corpo às 10:00 Horas
Funeral: Igreja Paroquial de São Martinho do Campo, Domingo, dia 15 de Fevereiro de 2026, Pelas 14:30 Horas.
Cemitério: Moreira de Cónegos.
Missa de 7º Dia: Igreja Paroquial de SÃO MARTINHO DO CAMPO, SANTO TIRSO, Domingo, dia 22-02-2026, às 11:00 Horas.
Grupo Jovens de Infias celebrou aniversário
Na ocasião o GJI distingiu a cantora Filipa Lima (foto em baixo à esquerda) pela sua participação em inúmeros espetáculo de cariz social em atividades organizadas por este Grupo. Nelson Rodrigues entregou a lembrança à cantora.
Ana Lima, outra jovem cantora vizelense, interpretou uns temas musicais.
O Presidente da Junta de Freguesia de Infias, Hélder Magalhães e o vereador da Câmara Municipal de Vizela responsável pelo Pelouro da Juventude, Rui Ferreira, marcaram presença.
Coimbra tem mais encanto quando não chove
"Esta presidente é excecional. Eu respeito todos os autarcas, já fui autarca em vários sítios, mas não há dúvida de que Coimbra passou um aperto, mas que aperto. E ela esteve sempre tesa", disse Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se a Ana Abrunhosa, presidente da autarquia que tem estado em evidência mediática nos últimos dias, por causa das cheias que afetam a zona Centro e que provocaram o rebentamento de um dique e o abatimento de um troço da A1."
Ana Abrunhosa, que inaugurou as obras da Praça da República, a Ponte da Aliança em Tagilde/Santo Adrião e o Centro de Recolha Animal em Infias é figura política muito querida de grande parte dos vizelenses. Em 2022 a Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado distinguiu a com a Medalha de Mérito Prata Municipal.
Faleceu Engenheiro Luís Pedro Almeida de Sousa e Silva
Morada: Rua de Brence, Pinheiro, Guimarães.
(41 anos).
Victor Hugo Salgado manda reabrir espaços fechados pelo mau tempo
A Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado reabre espaços fechados pelo mau A Câmara Municipal de Vizela informa que, na sequência da melhoria das condições climatéricas e após avaliação favorável por parte das entidades competentes, o Parque das Termas, os Passadiços (parcialmente), a Ponte das Lamelas e a Rua do Rio Vizela em S. Paio, encontram-se novamente abertos ao público, à exceção do percurso dos Passadiços que faz a ligação da Ponte Romana ao Parque das Termas, por questões de segurança.
Jovens de Infias celebram hoje nove anos de atividade
A Associação Juvenil Grupo de Jovens de Infias vai celebrar o seu 9⁰ aniversário com um jantar no dia 13 de Fevereiro pelas 20h00 no restaurante Eusébio.
Este jantar contará com os membros do grupo e algumas entidades convidadas, mas também é aberto a todo o público em geral.
Os sócios pagam 23 euros e os não sócios 25 euros.
Durante o jantar haverá momentos musicais com a jovem cantora Ana Lima. O Grupo Jovens de Infias também vai realizar uma homenagem à jovem cantora Filipa Lima por já ter feito parte deste grupo "mas sobretudo por estar sempre disponível para colaborar connosco ao longo destes anos".
O momento será também aproveitado para o Grupo solidário fazer a apresentação do cartaz da próxima Festa da Primavera que vai decorrer no dia 19 de Abril e contará com 10 grupos/artistas a subir ao palco.
Faleceu António de Freitas Pereira
Rua do Rondão - Polvoreira - Guimarães.
Participação de Falecimento.
Faleceu no Hospital de Guimarães, no dia 13-02-2026
Sua Esposa, Rosa da Cunha Faria, Seus Filhos, António Ricardo, Sandra Filomena Faria Pereira, Genro, Netos e demais família, cumprem o doloroso dever de participar a todas as pessoas das suas relações e amizade o falecimento de seu ente querido, com 78 anos de idade, natural de Nespereira, Guimarães.
O corpo ficará exposto em câmara ardente na Capela Mortuária de Polvoreira, Sexta-feira dia 13 de fevereiro, pelas 14,00 horas. O funeral realiza-se, Sábado dia 14, pelas 15,00 horas, na Igreja Paroquial de Polvoreira, onde será celebrada Missa de Corpo Presente, indo em seguida a sepultar no Cemitério de Polvoreira.
A missa de 7.º dia de seu falecimento, realiza-se no Domingo dia 22 de fevereiro, pelas 10,00 horas, na Igreja Paroquial de Polvoreira.
Guimarães, 13 de fevereiro de 2026.
A família.
Filme ao Rio Vizela
Rio de Fevereiro.














.jpg)






































