Última grande cheia do rio Vizela foi há 10 anos
Se os mais antigos se recordam de que a maior cheia do Rio Vizela foi em 1962, os mais novos poderão ter memória de nunca ter visto o caudal do Rio tão alto como em 2016.No dia 13 de Fevereiro o Digital de Vizela noticiou que o rio circundou o Chalé do Parque, invadiu o Parque Infantil, subiu à rua Ana de Sá (junto ao Maquias) e à rua do Rio Vizela (viaduto próximo do Lidl).
As imagens do ddV comprovam a força do Vizela que decidiu sair de forma robusta do seu leito. Este ano andou lá perto mas não chegou a esse ponto. Até já!
Faleceu Carlos de Magalhães
Rua D. Armindo Lopes Coelho - Regilde.
Aviso laranja para nove distritos: quarta-feira de muita chuva e vento forte no Norte e Centro
Faleceu António Mendes Baptista
Morada: Rua de Filipe, Conde, Guimarães.
Tiago Costa diretor artístico do Guimarães International Saxophone Festival
Guimarães prepara-se para acolher o Guimarães International Saxophone Festival (GISF), um novo evento cultural e pedagógico que nasce com a ambição de descentralizar a oferta artística em Portugal e afirmar a cidade como ponto de encontro internacional do ensino e da performance musical. A banda da Sociedade Filarmónica Vizelense deverá estar representada por jovens saxofonistas. Com direção artística do Professor Tiago Costa (de Vizela, músico formado na Sociedade Filarmónica Vizelense), o GISF pretende afirmar-se como um festival de referência no panorama nacional e internacional do saxofone. Contará com saxofonistas, pedagogos e intérpretes de reconhecido prestígio internacional.
O festival contempla masterclasses, workshops, conferências, concertos e projetos de música de câmara, promovendo o contacto direto entre estudantes, músicos amadores,
Pedagogos e solistas convidados
Entre os intervenientes confirmados destaca-se Nicolas Arsenijevic, saxofonista francês e professor no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, reconhecido internacionalmente pela sua atividade solística e pela colaboração com compositores e ensembles de referência da música contemporânea.
O festival contará ainda com Henk van Twillert, uma das figuras mais influentes do saxofone europeu, com uma carreira internacional enquanto solista, docente e fundador de projetos artísticos de relevo.
Integra também o corpo pedagógico Nuno Silva, saxofonista, pedagogo e sound designer português, com intensa atividade artística internacional e uma forte ligação à criação interdisciplinar e ao desenvolvimento de novo repertório para o instrumento.
Sob a orientação artística de Tiago Costa, o GISF assume como princípio estruturante a democratização do acesso ao ensino artístico especializado, permitindo que estudantes de diferentes níveis de formação possam trabalhar diretamente com músicos e pedagogos de referência internacional.
Para o diretor artístico,
“o Guimarães International Saxophone Festival afirma-se como um projeto de democratização do ensino e de elevação da qualidade pedagógica e artística. O objetivo é criar um espaço de partilha de conhecimento, de excelência e de reflexão sobre o papel da música enquanto forma de expressão que transcende contextos e reforça a experiência coletiva”.
A programação foi pensada para potenciar experiências formativas distintas, complementares ao ensino formal, valorizando o contacto com diferentes abordagens pedagógicas, estéticas musicais e percursos artísticos.
Cultura, educação e responsabilidade social
Para além da vertente artística e formativa, o Guimarães International Saxophone Festival assume uma dimensão solidária, associando-se nesta primeira edição à Associação Portuguesa de Leucemia e Linfoma (APLL).
A primeira edição do GISF é organizada pela Sociedade Musical de Guimarães, com a direção artística do Professor Tiago Costa e apoio da Sociedade Musical de Guimarães, Camarâ Municipal de Guimarães e Fundação Manuel António da Mota.
Pedro Paulo faleceu há 20 anos
Já passaram 20 anos sobre o passamento de Pedro Paulo Leite Pedrosa um vizelense que dedicou grande parte dos escassos 45 anos de vida vividos a servir Vizela.
Faleceu de morte súbita a uma sexta-feira 10 de fevereiro tendo o seu funeral se realizado quatro dias depois por não se realizarem autópsias ao fim de semana.
PEDRO PAULO LEITE PEDROSA foi a primeira voz da Rádio Vizela e relator dos jogos do FC Vizela durante duas décadas. Foi coordenador das páginas de desporto do Notícias de Vizela.
Fez parte de inúmeras Comissões de Festas da Vila de Vizela (era locutor da cabine de som e apresentou o concurso Eleição da Rainha das Festas). Foi escuteiro no CNE de S. Miguel e integrou o grupo cénico (teatro). Apoiou todas as causas de Vizela, incluindo este ddV fundado em 2004, e participou ativamente na luta pela criação do concelho de Vizela.
Fez parte do Grupo Aleziv (teatro) de S. João das Caldas.
A Câmara Municipal de Vizela e a Assembleia Municipal atribuiram-lhe um Voto de Louvor póstumo.
A direção do FC Vizela atribuiu o seu nome à Cabina de Imprensa do Estádio e num jogo foi guardado (pelas três equipas em campo) um minuto de silêncio com toda a bancada a aplaudir de pé.Ana Abrunhosa teme rebentamento de diques
O estado de alerta máximo de cheias levou a Câmara Municipal de Coimbra liderada por Ana Abrunhosa (ex ministrada Medalha de Prata do Município de Vizela 2022) e a Proteção Civil Municipal de Coimbra a montar um dispositivo de emergência para acorrer a eventuais inundações em função de diques que ameaçam colapsar em Coimbra.

















































