Bombeiros de Vizela em Leiria na reposição da normalidade

 


Os Bombeiros Voluntários de Vizela estiveram hoje em Leiria em missão de reposição da normalidade na região após a passagem da depressão Kristin que deixou um rasto de destruição. 

Solicitado pelo CSREPC-Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, os Bombeiros de Vizela momobilizaram dois veículos com sete Bombeiros.

"Os operacionais integram o Grupo Sanitário do Norte e o Grupo com intervenção em desobstruções de vias e infraestruturas" - disse ao Digital de Vizela o comandante Paulo Félix.

Deputados socialistas exigem garantias de construção do nó de acesso de Vizela à A11


Os deputados do Partido Socialista (IRENE COSTA, PAULO LOPES SILVA, SANDRA LOPES,  HERNÂNI LOUREIRO, JORGE BOTELHO, ANDRÉ RIJO e 
FREDERICO FRANCISCO) "exigem que o Governo clarifique se vai incluir a construção do nó de acesso à Autoestrada A11, em Vizela, no âmbito da comissão de negociação da concessão da Brisa".

Numa pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, os deputados querem saber se esta intervenção está a ser equacionada no âmbito da avaliação de novos investimentos em acessibilidades e que prioridade está a ser dada à mesma pela comissão, agora constituída.

“Temos suscitado esta questão várias vezes, nomeadamente nas audições regimentais que tiveram lugar na Assembleia da República, e o que nos foi dito pelo Senhor Secretário de Estado responsável pela área das Infraestruturas foi que esse nó está a ser enquadrado no âmbito das concessões rodoviárias, concretamente no contexto da Comissão de Negociação da Concessão do Grupo Brisa”, refere Irene Costa, deputada eleita pelo Círculo Eleitoral de Braga.


“Não obstante estas declarações, entendemos que é fundamental obter esclarecimentos adicionais que, de forma clara e objetiva, nos possam dar garantias de que este investimento é mesmo para avançar”, afirma a deputada, sublinhando a “importância deste nó de acesso não só para a população de Vizela mas para toda a região”.


Nesse sentido, os deputados socialistas perguntam se o Ministério das Finanças deu luz verde para a avaliação deste investimento, incluindo a ponderação dos respetivos efeitos financeiros e contratuais, e em que fase se encontra esse procedimento negocial.


Os deputados colocam ainda o cenário de esta obra não vir a ser incluída no âmbito da concessão da Brisa, para exigirem uma alternativa.


“Não vislumbramos qualquer razão aceitável para que este nó não venha a ser enquadrado na negociação da concessão da Brisa, mas caso tal venha a acontecer, queremos saber se o Governo dará instruções à Infraestruturas de Portugal para avançar com os necessários projetos de execução, para que esta possa vir a ser inscrita em sede orçamental”, explica Irene Costa, concluindo que “são necessárias garantias de execução e um calendário claro sobre uma matéria tão relevante para quem vive e se desloca nesta zona do país.







 


Encerrada ponte em Santo Adrião de Vizela

A Junta de Santo Adrião informa que a Ponte de Lamelas encontra-se interditada, por determinação da Proteção Civil, por motivos de segurança de toda a população.

Parque das Termas e Passadiços mantêm-se encerrados


A Câmara Municipal de Vizela informa que, face à manutenção das condições climatéricas adversas, o Parque das Termas e os Passadiços permanecem encerrados, por motivos de segurança.

De acordo com as previsões meteorológicas e a informação das entidades competentes, continuam a verificar-se condições que podem colocar em risco a circulação de pessoas, nomeadamente a possibilidade de subida dos níveis da água e ocorrência de situações de instabilidade como quedas de ramos de árvores.

O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Vizela, mantém-se atento e a acompanhar a evolução da situação, reforçando o apelo à população para a adoção de comportamentos preventivos, evitando a permanência em zonas ribeirinhas e áreas potencialmente vulneráveis.

O encerramento manter-se-á até ao desagravamento das condições meteorológicas, sendo a reabertura comunicada oportunamente.


Faleceu Maria Emília Ferreira Veiga

Travessa da Laginha – Caldas de Vizela (S.Miguel).

Faleceu no dia 28 de janeiro de 2026 com 76 anos de idade no Hospital de Guimarães.

Maria Emília Ferreira Veiga era casada com João António Portas da Cunha e mãe de Carla Mónica Ferreira da Cunha.

O funeral realiza-se 6ª-feira, dia 30, às 15.00 horas da Capela Mortuária de S. Miguel das Caldas de Vizela para a igreja onde se realizará a missa de corpo presente, indo de seguida a sepultar no cemitério de S. João das Caldas de Vizela.

Estará depositada em câmara ardente a partir das 17.00 horas de quinta-feira dia 29.

A missa de 7º dia será celebrada na igreja de S. Miguel das Caldas de Vizela, 4ª-feira, dia 04, às 18.30 horas.

Mensagens de condolências à família podem ser enviadas para:

fernandesmonteiro.lda@gmail.com (em assunto colocar nome do falecido).



 


 


Faleceu António Carlos Antunes Vieira

(Rua de S. Faustino - São Faustino – Guimarães).

Faleceu Artur Salgado da Silva

Rua da Plaina, Moreira de Cónegos, Guimarães.

Previsão de chuva forte para esta quinta-feira


Doze distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à chuva forte, na sequência da passagem da depressão Kristin pelo território português.

Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real estão sob aviso até às 9h00. Em Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém, o aviso prolonga-se até 12h00. Em Portalegre, vai até às 15h00.


Vizela no livro do pioneiro da publicidade em Portugal Raúl Caldevilla

António Cunha, os autores do livro e Raúl Caldevilla 

Digital de Vizela reconhecido na publicação.

Primeiras páginas de jornais de quinta-feira

Imprensa.

Rio galga margens em S. Paio de Vizela

Área de lazer ribeirinha de S. Paio de Vizela já foi tomada pelo rio Vizela. Água prestes a entrar na estrada municipal. 

Chuva é para continuar. 

(FOTOS JOÃO FERREIRA) 




29 JANEIRO DATAS da HISTÓRIA

.

1882 - Fundação da segunda banda de Vizela denominada Philarmónica Vizellense. 

Recolhas de sangue no concelho de Guimarães

Todos os dias são necessárias cerca de 1100 unidades de sangue “a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães apela a todas as pessoas saudáveis e aos habituais dadores de sangue que necessitamos da vossa ajuda.

Em nome dos doentes, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães agradece a todos aqueles que partilham o melhor de si e assim ajudam a salvar muitas vidas. Este gesto solidário e de cidadania participada faz a diferença. Dar sangue é amar o próximo e o oferecer esperança a quem tanto dela precisa. Dê sangue, faz sempre falta. Muito obrigado!

Saiba mais www.guimaraesangue.com ,

AGENDA das Colheitas de Sangue em FEVEREIRO DE 2026

Dia 3 das 14h30 às 19h00 – CASA DO DADOR EM AZURÉM

Dia 7 das 09H00 às 12H30 – CASA DO DADOR EM AZURÉM

Dia 10 das 14h30 às 19h00 – CASA DO DADOR EM AZURÉM

Dia 14 das 09H00 às 12H30 – PAVILHÃO DE MOUTELAS EM FELGUEIRAS

Dia 15 das 09h00 às 12h30– PAVILHÃO DE MOUTELAS EM FELGUEIRAS

Dia 17 das 09H00 ÁS 12H30 – CASA DO DADOR EM AZURÉM

Dia 18 das 10h00 às 12h30 e da 13h30 às 17h00- AMFSHOES

Dia 19 das 09H00 ÀS 12H30 AUCHAN - ESPAÇO GUIMARÃES

Dia 21 das 09H00 ÀS 12H30 – CASA DO DADOR EM AZURÉM

Dia 22 das 9h00 às 12h30 - JUNTA DE FREGUESIA DE POLVOREIRA

Dia 22 das 09h00 às 12h30 - CCR DE MOREIRA DE CÓNEGOS

Dia 23 das 15h00 às 19h00 - CCR DE MOREIRA DE CÓNEGOS

Dia 24 das 14h30 às 19h00 – CASA DO DADOR EM AZURÉM.


 


 


 


 




 


 


 


GNR age na Longra-Felgueiras contra rede de produção ilegal de tabaco

A operação policial “Simba”, levada a cabo pela GNR, teve uma forte incidência no concelho de Felgueiras, onde foram realizadas buscas numa unidade industrial na zona da Longra, no âmbito de uma investigação a uma rede criminosa ligada à produção ilegal de tabaco.

A ação foi desenvolvida pela Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana e envolveu um elevado dispositivo policial em Felgueiras, visível ao longo do dia 27 de janeiro, com mais de duas dezenas de militares no terreno. As buscas concentraram-se num pavilhão industrial, tendo sido necessário recorrer a explosivos para forçar a entrada no espaço. Ao final da tarde, um camião da GNR procedeu à recolha do material apreendido no local.

A operação “Simba” resultou no desmantelamento de uma fábrica clandestina de produção massificada de tabaco em Vila Pouca de Aguiar e na detenção de um homem de 47 anos. A investigação aponta para a atuação de uma organização criminosa internacional com ramificações em vários concelhos do Norte do país, incluindo Montalegre, Chaves, Vila Pouca de Aguiar e Felgueiras.

A GNR mantém a investigação em curso, estando a operação inserida no combate à fraude fiscal e à produção ilegal de produtos sujeitos a imposto especial de consumo.

IN NOVUN CANAL

Fechou Taberna Vizelense na Praça da República


É (ou era) um dos cafés mais bonitos e centrais de Vizela. A Taberna Vizelense, com esplanada na Praça da República, encerrou hoje as portas. Tinha aberto há cerca de dois anos.
Nas redes sociais a gerência da Taberna Vizelense publicou:
"Aviso Importante
Informamos os nossos estimados clientes que a Taberna Vizelense irá encerrar.
Queremos agradecer a todos os que nos acompanharam ao longo deste percurso, pela confiança, pelas visitas, pelas conversas e pelos momentos partilhados à mesa.
Foi um privilégio fazer parte do vosso dia a dia.
Obrigada por tudo."





Faleceu Manuel Fernando Ferreira de Faria

Fundador da Serralharia Fernando Faria.

Travessa do Espinhal  – Caldas de Vizela (S. Miguel)

Datas simbólicas de 2026

Neste ano de 2026 serão várias as datas simbólicas de instituições e monumentos.

O CNE-Escuteiros de S. Miguel das Caldas (agrupamento 279 de Portugal) cumpre 60 anos de atividade. Foi fundado em 1966.

Vizela recebeu XVII Encontro de Walking Football

 

Esta manhã, o Pavilhão Municipal de Vizela recebeu o XVII Encontro de Walking Football - Zona A. 

Estádio da U. Leiria destruído após passagem da depressão Kristin

(Video) Estádio onde o Vizela jogou há seis dias atrás ficou degradado à passagem de mais uma depressão. 

Faleceu António Faria de Sousa

05 de Julho de 1936 - 27 de Janeiro de 2026.

(89 anos).

Capas e outros títulos de quarta-feira (28)

Imprensa.

Missa de 30º Dia de José Borges da Silva Gonçalves

(Marido da Enfermeira Rosinha).

Treinadores do FC Vilarinho de saída

A equipa técnica do Futebol Clube de Vilarinho está de saída. Marcos Nunes, Gonçalo Ferreira, Vítor Rocha e Mário Teixeira não resistiram à última goleada de 6-0 em casa do Ermesinde 1936 e ao penúltimo lugar que a equipa a acusa na Liga Pro da Associação de Futebol do Porto onde em 19 jogos somou 12 derrotas.

O clube agradeceu à equipa técnica no momento da despedida: "O Futebol Clube Vilarinho agradece o empenho, a dedicação e o profissionalismo da equipa técnica, que agora termina o seu percurso no nosso clube.

Durante estes dois meses, demonstraram compromisso e disponibilidade em cada treino e em cada jogo, contribuindo para o trabalho diário do grupo e para a vivência do espírito vilarinhense.

A Direção e toda a família do FC Vilarinho desejam-vos os maiores sucessos pessoais e profissionais nos próximos desafios.

Obrigado por tudo, mister e restante equipa técnica." 





O Futebol Clube Vilarinho agradece o empenho, a dedicação e o profissionalismo da equipa técnica, que agora termina o seu percurso no nosso clube.

Durante estes dois meses, demonstraram compromisso e disponibilidade em cada treino e em cada jogo, contribuindo para o trabalho diário do grupo e para a vivência do espírito vilarinhense.

A Direção e toda a família do FC Vilarinho desejam-vos os maiores sucessos pessoais e profissionais nos próximos desafios.

Obrigado por tudo, mister e restante equipa técnica. 

Guimarães celebra o Carnaval 2026 com programa descentralizado


O Município de Guimarães apresentou, ontem, o programa "Carnaval em Guimarães 2026", que decorrerá entre os dias 6 e 22 de fevereiro, numa conferência de imprensa realizada no espaço da sede do Teatro Coelima, em Pevidém.

28 JANEIRO DATAS da HISTÓRIA



1878 - Inauguração da estação Telégrafo Postal de Vizela (Correios) de que foi seu primeiro Chefe, Armindo Pereira da Costa (foto).

Vizela Corre em destaque na Meia Maratona Manuela Machado

O Vizela Corre esteve novamente em evidência na 27.ª Meia Maratona Manuela Machado, com uma prestação coletiva muito equilibrada e de grande qualidade, onde todos os atletas contribuíram de forma decisiva para o bom nome do clube, demonstrando união, esforço e espírito competitivo.

Todos os resultados merecem igual destaque, refletindo o trabalho consistente e a dedicação de cada atleta que alinhou à partida com as cores do Vizela Corre.


Resultados dos atletas do Vizela Corre

🔹 Nuno Fernandes – 4.º da geral e 3.º sénior, 1:06:46

🔹 Carlos Costa – 6.º da geral e 2.º M35, 1:07:13

🔹 Domingos Fernandes – 3.º M55, 1:14:32

🔹 Fernando Machado – 21.º sénior, 1:16:25

🔹 Marco Faria – 5.º M45, 1:17:31

🔹 André Natário – 40.º sénior, 1:21:17

🔹 Alexandre Ferreira – 23.º M55, 1:28:38

🔹 Cláudio Lopes – 104.º sénior, 1:33:39

"Foi uma prova marcada pela entreajuda, companheirismo e orgulho em representar o clube, valores que fazem do Vizela Corre muito mais do que uma equipa: uma verdadeira família".



Apresentação de livro que retrata passagem de Caldevilla por Vizela

Livro "Caldevilla: O Criador da Publicidade Moderna em Portugal", da autoria de Eduardo Cintra Torres (autor de programas de TV e de rádio)
e de Pedro Almeida Leitão, será apresentado esta quarta-feira, pelas 18 horas, na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal) no Porto. 

Raúl Caldevilla ficou instalado em Vizela na casa do Soutinho, na rua Fonseca e Castro, sendo a sua presença uma fonte de divulgação da terra termal como narra o livro em apresentação conforme informação prestada ao Digital de Vizela por Eduardo Cintra Torres:

Capítulo VI, pp.371-375: Caldevilla aquista em Vizela
Capítulo VI, pp.375-379: A casa do Soutinho
Capítulo VI, pp.379-383: Gabriel Castelo Branco (trata-se de pseudónimo que Caldevilla usou para os seus textos leves no PJ sobre o que se passava em Vizela durante o período de férias)
Capítulo VI, pp.383-387: A Festa dos Jornalistas
Capítulo VI, pp.387-393: Crónicas vizélicas
Capítulo VI, pp.393-398: São Pedro do Sul (Caldevilla zangou-se com a elite de Vizela e mudou-se para S. Pedro do Sul)
Capítulo VI, pp.398-403: Amigos e família nas termas
Capítulo VI, pp.403-405: Outros locais de veraneio.

Cartazes de Caldevilla de cinema português. 
Raul de Caldevilla, nascido no Porto em 1876, é uma figura central, e durante décadas esquecida, da história cultural portuguesa. Diplomata e agente comercial nos primeiros anos da sua vida profissional, fundou em 1914 o ETP – Escritório Técnico de Publicidade, a primeira agência de publicidade de serviço completo em Portugal. A partir desta estrutura inovadora, Caldevilla deixou um contributo ímpar para o património nacional, atuando em múltiplos domínios: do anúncio ao cartaz, da publicidade exterior ao cinema.

Em 1917, organizou a primeira campanha publicitária multimédia em Portugal, que incluiu a filmagem das escaladas dos Puertollanos à Torre dos Clérigos. O êxito desta iniciativa conduziu à criação da Caldevilla Film, responsável pela produção de duas longas-metragens de ficção, afirmando-o também como pioneiro do cinema nacional.

Após uma interrupção abrupta da sua carreira em 1923, Caldevilla reinventou-se. Durante a década seguinte foi vendedor de seguros, radialista, cronista social e gravou poesia. Em 1933, lançou no jornal O Primeiro de Janeiro o «Folhetim Utilitário», uma secção diária de publicidade de carácter absolutamente original no plano internacional, que coordenou até à sua morte, em 1951.

Resultado de quase seis anos de investigação, esta biografia exaustiva, a completar em 2026 com um volume ilustrado, publica-se por ocasião do 150.º aniversário do nascimento e do 75.º aniversário da morte de Caldevilla, o homem a quem, pela primeira vez em Portugal, se chamou publicitário. A obra resgata-o do esquecimento e recoloca-o na história do Porto e de Portugal como criador da publicidade moderna e da primeira agência publicitária moderna no país, alargando igualmente o conhecimento sobre o seu trabalho pioneiro no cinema nacional e revelando inúmeros aspetos inéditos da sua atividade criativa e empresarial.

O vizelense António Cunha descobriu alguns documentos que por intermédio do Digital de Vizela chegou aos autor Eduardo Cintra Torres. 

Editados pela Câmara Municipal do Porto, os volumes dedicados a Caldevilla contribuem decisivamente para a valorização da publicidade enquanto indústria cultural e parte integrante da cultura popular, ajudando a inscrever Raul de Caldevilla no panteão dos portuenses ilustres.

Sobre os autores

Eduardo Cintra Torres é professor universitário e investigador há mais de três décadas. Licenciado em História (FLUL), mestre em Comunicação (ISCTE-IUL) e doutorado em Sociologia (ICS-UL), é autor de 23 livros, com investigação centrada na história da publicidade em Portugal. Entre as suas obras mais recentes destacam-se História da Publicidade em Portugal e História Ilustrada da Publicidade em Portugal (2023), Santo António na Publicidade (2025) e, com Pedro Almeida Leitão, Caldevilla e os Seguros (2025). Publicou dezenas de artigos científicos e capítulos de livros e tem desenvolvido trabalho de curadoria de exposições nesta área.

Pedro Almeida Leitão é doutorado em História pela Universidade do Porto e investigador nas áreas da história das marcas e da publicidade dos séculos XIX e XX, com particular enfoque no sector do Vinho do Porto. Em 2024, recebeu o Prémio Victor de Sá em História Contemporânea (ex aequo). Integra projetos científicos do CITCEM/FLUP, participa em redes internacionais de investigação em propriedade intelectual e é formador na área da História do vinho em Portugal.

A sessão contará com a presença dos autores, abertura de Jorge Sobrado, Vereador da Cultura, e apresentação de Vasco Ribeiro.



 

Câmara encerra Passadiços e Parque das Termas devido ao mau tempo

Tendo em atenção as condições climatéricas adversas e de acordo com a informação do sistema EFAS – European Flood Awareness System, prevê-se uma subida significativa dos níveis da água, com possibilidade de inundação em zonas ribeirinhas e áreas historicamente vulneráveis, existindo a previsão de ocorrência de cheias no Rio Vizela, sendo o pico provável do evento hoje, terça-feira, 27 de janeiro.

Assim, como medida preventiva, a Câmara Municipal de Vizela informa que o Parque das Termas e os Passadiços estão encerrados por questões de segurança, até ao desagravamento das condições climatéricas adversas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vizela alerta a população para a continuação das previsões de mau tempo até ao meio da manhã do dia 28 de janeiro, caracterizando-se por períodos de chuva persistente e por vezes forte e vento forte, com rajadas até 80 km/h e 100 km/h, conforme a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), podem ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Assim, a Câmara Municipal de Vizela informa que o Serviço Municipal de Proteção Civil, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Vizela, está ativo e atento à evolução da situação, tentando solucionar todas as questões decorrentes da situação meteorológica verificada.

"O Serviço Municipal de Proteção Civil, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Vizela estão atentos aos problemas resultantes do vento forte, pelo que recomendam a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação meteorológica, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção à evolução da situação para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ou através dos seguintes contactos: 253 489 630 ou proteccao.civil@cm-vizela.pt."


 


 


 


 


 


 



Lugar anual no estádio do Vizela com direito a dois bilhetes grátis para jogo com Portimonense


O FC Vizela informa que já se encontram à venda os bilhetes para o jogo frente ao Portimonense SC, referente à 20.ª jornada da II Liga, marcado para sábado, dia 31 de janeiro, às 20h30, no Estádio do Futebol Clube de Vizela.

Bombeiros sem ocorrências devido ao mau tempo

Os bombeiros de Vizela não foram solicitados para qualquer ocorrência devido ao mau tempo. Foi uma noite calma. Não foram registadas derrocadas, quedas de árvores, etc.
Entretanto, hoje de manhã, foram chamados para um acidente de viação na Estrada Nacional 105 perto da BP em Moreira de Cónegos do qual resultou um ferido leve.

Rio Vizela reage ao mau tempo


O natural: Depois de chuva insistente, o Rio Vizela mostra a sua força. As partes mais baixas, como a área do Maquias (este nome porque há muitos anos laborava ali uma azenha do moleiro Malaquias) junto à ponte romana foi das primeiras onde o rio galgou as margens. Há previsão de chuva para toda a semana pelo que o caudal ainda deverá subir mais.

27 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA


1861 - Ana Amália Moreira de Sá ("Poetisa do Vizela") lança o livro "Murmurios do Vizela-Poesias". A poetisa pertencia à Casa de Sá de Santa Eulália.