19 DE MARÇO AS DATAS DA HISTÓRIA

1998 - Concelho de Vizela é votado favoravelmente na Assembleia da República. O dia maior de Vizela.

1947 - É inaugurado o primeiro fontenário de água pública em S. Paio de Vizela pelo Presidente da Junta, João da Silva Monteiro. Este mesmo autarca foi responsável por uma grande revolução ao nível de obras em S. Paio, abrindo várias estradas entre esta freguesia isolada e Vizela, Gémeos, Regilde, etc.

João da Silva Monteiro construiu o cemitério de S. Paio e por ironia do destino foi a primeira pessoa a ser sepultada no mesmo juntamente com sua esposa ambos mortos num acidente de viação na Bairrada.

1966 - O FC Vizela sagra-se CAMPEÃO da I Divisão Distrital de Braga ascendendo à III Divisão Nacional. Em 26 jornadas registou 24 vitórias e apenas duas derrotas, marcou 103 golos e sofreu 23. Era treinado por Virgílio Mendes (ex-treinador adjunto do FC Porto). As faixas foram entregues no Hotel Universal sob a presença do Presidente do Vizela, José Júlio Varela, do sócio nº 1 João de Sousa e duma comitiva do FC Porto entre os quais o Dr. Neiva de Oliveira em representação do Presidente portista e de Artur Baeta. Foi agradecido o apoio do Vitória de Guimarães na cedência de jogadores e o Corpo Clínico do FCP que prometeu continuar a curar os atletas vizelenses.

No jogo da consagração o FCV venceu no Campo Agostinho de Lima o Valdevez por 9-2 com golos de Costeado, Portugal, Silva Pereira e Mário.

 1998 – VIZELA É CONCELHO. Ao fim de mais de um século de luta, Vizela é promovida pela Assembleia da República à categoria de Município.
Debate na Assembleia da República leia aqui.https://www.digitaldevizela.com/2020/05/votacao-da-crracao-do-concelho-de.html



1999 - Primeira festa municipal, um ano de concelho de Vizela. Governador Civil de Braga, Pedro Bacelar Vasconcelos presidiu.

 2000 - É inaugurada a sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália pelo Ministro das Obras Públicas, Luís Parreirão.
 Junta de Freguesia de Santa Eulália homenageia Francisco Ângelo da Silva Ferreira "amigo de todas as instituições desta freguesia".


2001 - Cerimónias do 19 de março contam com a presença do vice-Governador Civil de Braga, Manuel Ferreira, presidente da Câmara de Guimarães aquando a luta de rua em Vizela pela criação do concelho.

 2003 - É inaugurado o relvado sintético do estádio do FC Vizela pelo presidente da Câmara Francisco Ferreira. Uma nova sala de troféus e um vasto auditório são também inaugurados no estádio. Alberto Sousa era o presidente do FC Vizela.

 2004 - Câmara Municipal de Vizela inaugura os infantários de Lagoas S. Adrião; S. Paio, Padim-S.Miguel; Enxertos-S.João e Infias.
   

2004 - As imagens das sete igrejas paroquiais do Concelho ficam expostas em azulejo no coreto do Jardim Manuel Faria.

2005 - Feriado Municipal. Presidente da Câmara, Francisco Ferreira inaugura o Mercado Municipal, a Praça Multiusos (feira) onde no dia anterior actuou o cantor Marco Paulo, e o 2º troço da circular a Vizela entre a Rotunda dos Bombeiros e a Rotunda Guilherme Caldas Peixoto.
A Câmara Municipal de Vizela distingue com a Medalha de Mérito-Grau Ouro a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela; o Futebol Clube de Vizela; a Fundação Jorge Antunes e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
A Câmara M. de Vizela distingue com Medalha de Mérito Municipal as seguintes instituições vizelenses: Sociedade Filarmónica Vizelense; Casa do Povo; Associação Comercial e Industrial.

2005 - Francisco Ferreira inaugura requalificação da Escola Joaquim Pinto.

2006 - Manuel da Costa Campelos, fundador do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV), é agraciado pela Câmara Municipal de Vizela com a Medalha de Mérito Grau Ouro e considerado "Cidadão Honorário de Vizela". Inserido ainda nas comemorações do oitavo aniversário do Concelho, é inaugurada a escola C+S em Infias-Vizela pelo Secretário de Estado da Educação, Valter Leal.

2006 - Vizela recebe e vence o Moreirense por 2-1 em jogo a contar para a 27ª Jornada da II Liga com o estádio a registar uma bonita moldura humana afecta a ambas as equipas em dia de aniversário concelhio. Bock marcou o seu 14º golo da época, Orlando do Moreirense marcou na própria baliza o mesmo acontecendo por parte de Machado do Vizela.

2007 - São geminadas as cidades de Vizela e a francesa Fontignan La Peyrade.
.

2007 - Em Santa Eulália é lançada pelo ministro Silva Vieira a primeira pedra do "Casal do Telhado" e assinado um protocolo entre o Instituto da Solidariedade Social e o Centro Social e Paroquial daquela freguesia. O Complexo de Apoio Social Alargado, que vai nascer na "Quinta do Telhado" e cujo prazo de execução termina em Junho de 2009, é uma obra que está orçada em cerca de um milhão e 97 mil euros.

2008 - A Câmara de Vizela assina contrato de promessa compra e venda do edifício "Castelo", considerado pelo presidente da Câmara, Francisco Ferreira, "símbolo da luta autonómica" do concelho. O edifício foi adquirido pelo preço de 900 mil euros, a pagar em cinco prestações de 180 mil euros cada destinado a biblioteca municipal, um auditório e um museu". Sessão solene contou com a presença do ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva que procedeu ao lançamento da primeira pedra do Complexo de Apoio Social Alargado, em Santa Eulália (Casal do Telhado). As comemorações do 10º aniversário do município prosseguiram durante a tarde, com um arraial minhoto, onde Quim Barreiros foi cabeça-de-cartaz.

2009 - Câmara Municipal distingue com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal os empresários Armando da Silva Antunes e Domingos Vaz Pinheiro e os músicos Renato Costa e Costa Vieira com a Medalha de Prata. A CMV é presidida por Francisco Ferreira.

2010 - Concelho festeja 12 anos: inauguração do “Complexo de Apoio Social Alargado - Casal do Telhado”, na Freguesia de Santa Eulália; Lançamento da 1.ª Pedra do “Centro Escolar de S. Miguel” e condecoração da escritora e historiadora vizelense Maria José Pacheco, com a medalha de mérito municipal, grau ouro. José Junqueiro, Secretário de Estado do Poder Local, Presidiu às cerimónias.
A CMV é presidida por Dinis Costa.

2011 - Concelho festeja 13 anos. Padre Constantino Matos de Sá (pároco de S. Miguel das Caldas e Santuário de S. Bento), Padre José Fonseca Lemos, pároco de Santa Eulália de Vizela e de Santo Estêvão são reconhecidos pelo Município de Vizela com a Medalha de Ouro Municipal. Albino Simões é reconhecido com Medalha de Grau Prata.

2013 -  (15º Aniversário do Concelho) - Missa em S. João; sessão solene na Casa do Park onde é assinado o protocolo de geminação entre Vizela a Caldas de Reis. Música no jardim com o grupo vizelense «Amigos Ideais Um Mais Dois». O Presidente da Assembleia Municipal, João Cocharra, anunciou a sua saída da vida política ativa cargo que desempenhava desde a instauração do concelho. O Povo, como escreveu o Notícias de Vizela, alheou-se das comemorações.

2014 -  Sedes para 13 coletividades no edifício onde funcionou o Posto Médico de Vizela em ano em que não houve medalhas para personalidades no aniversário do Concelho. Presidente da câmara é 

2015 - Povo de Vizela é reconhecido pela sua luta em prol do concelho e recebe Medalha da Câmara Municipal.

2016 - Ministro Adjunto Eduardo Cabrita participou nas cerimónias oficiais do 18º aniversário do município de Vizela onde foram homenageadas com Medalha de Mérito Municipal Grau Prata três instituições: Centro Social Paroquial de Barrosas (Santa Eulália), Centro Social Paroquial de São Miguel e Programa Alimentar de Vizela. O evento teve palco na Escola Básica e Secundária de Infias, sede do agrupamento de Escolas de Infias, que celebrou também o seu décimo aniversário.

2017 - Vizela festeja 19 anos de independência com um programa muito singelo face à crise de finanças da Câmara Municipal ficando-se o programa pela missa, sessão solene e uma tarde musical e mostra de associativismo escolar que decorreu no jardim Manuel Faria.

2018 - Câmara de Vizela, na evocação dos 20 anos da criação do Concelho, atribuiu a Medalha de Mérito do Município Grau Ouro à Sociedade Filarmónica Vizelense; Medalha de Mérito Grau Prata a Francisco Ferreira e João Cocharra (primeiros presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, respetivamente), a José Fernando da Costa Vieira (pela oferta de terrenos para a construção do estádio do FCV) e a Luís Lopes Guimarães (pelo apoio social a várias associações locais e também pelo seu desempenho profissional e criação de muitos postos de trabalho).  Alfredo Ribeiro, o presidente da AIREV falecido em novembro último foi condecorado a título póstumo com a Medalha de Mérito do Município Grau Prata recebida pela filha Cristina Ribeiro. 
Neste dia foi ainda lançada a primeira a pedra da Ponte da Aliança, que vai ligar Santo Adrião a Tagilde e que será construída sobre o Rio Vizela. A passagem terá um vão de 40 metros ficando a antiga ponte para passagem pedonal e de bicicletas


2019 - Câmara de Vizela, presidida por Victor Hugo Salgado, inaugura a Casa Mortuária de S. Paio de Vizela, descerra um busto em nome de Manuel da Costa Campelos (MRCV) na avenida com o seu nome e um memorial dedicado ao Povo de Vizela. São distinguidos com a medalha de prata municipal Manuel Marques Guerra, Comandante dos Bombeiros, Rogério Caldas (falecido), Xavier de Freitas e Confraria de S. Bento. Cerimónias decorrem no jardim Manuel Faria.
A tarde atuaram os Sedarf de Vizela e o cantor Toy.


2020 - Anuladas as comemorações do 22º aniversário da elevação de Vizela a concelho devido à pandemia do coronavírus covid 19 que obriga os portugueses a ficarem em casa para evitar a propagação. Do programa constava uma missa em S. Miguel, a sessão solene (com homenagem a Domingos Pedrosa e à Casa do Povo...) e a inauguração da Casa da Cultura. De tarde dava-se a atuação de Quim Barreiros, Sedarf e Aleziv.

2021 - Devido ao confinamento em vigor, as cerimónias dos 23 anos do concelho de Vizela ficam limitadas à sessão solene. A título póstumo é homenageado Domingos Pedrosa (MRCV) e a Casa do Povo de Vizela.

2021 - A estátua Vizela Romana ocupa o seu novo pedestal na Praça da República.

2022 - Câmara de Vizela homenageia jornalistas que acompanharam luta de Vizela até 1998 com descerramento de monumento na Av. Abade Tagilde e a Ministra Ana Abrunhosa e Mário José Oliveira. 
Autarquia entregou galardões a jovens promessas: Helena Costa (atriz), Carla Ferreira (médica), Ana Bárbara Pedrosa e Hélder Magalhães (escritores), Pedro Costa (músico).


2023 - Vizela festeja 25 anos de municipalismo com a presença do Ministro do MAI, José Luís Carneiro. São condecorados o ex deputado a António Moniz, Rádio Vizela, Hélder Silva e Desportivo Jorge Antunes. É inaugurado estátua a António Guterres.

2024 - Comemorações do 26.º aniversário do Concelho de Vizela. Recebem medalha de prata Municipal, Carlos Teixeira, José Oliveira Júnior e Associação Dadores Benévolos de Sangue de Vizela. 

NASCEU NESTA DATA
1951 - Maria Albina, intérprete de "Cuquinho da Ribeira", gravado em disco vinil.
1993 - Francesco Ruberto guarda redes italiano do FCV 2023-2024.

FALECEU NESTA DATA

1998 - Prof. Emílio José Pinto Caldas (morreu nos festejos do concelho em Lisboa)
2009 - Maria da Conceição Lopes Vaz (Sta Eulália)
2010 - Maria da Conceição
2010 - José Armando Fernandes de Oliveira ("Medonho"),
2012 - Maria Etelvira Caldas Costa Alves (Vizela)
2013 - Manuel da Costa Azevedo (Tagilde)
2020 - Maria de Lurdes Ferreira (S. João)


NACIONAL E INTERNACIONAL
1877 - É fundada a corporação dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
A elevação de Guimarães à categoria de Cidade foi comunicada por ofício do Governador Civil do Distrito, reativo a 19 de Março de 1853.


HOJE É...
Dia Mundial do Artesão estabelecido pela ONU
Bélgica, Espanha, Itália e Portugal - Dia do pai
Igreja Católica e Igreja Anglicana: São José de Nazaré, esposo de Maria, pai de Jesus Cristo; santo padroeiro da Bélgica.
Feriado Municipal em Vizela

Eventos históricos

1848: Revolucionários comemoram após as batalhas de rua de 18 de março de 1848 em Berlim
1906: A aeronave de Traian Vuia
1913: Funerais do rei Jorge I da Grécia em Salonica
1915: Campanha de Galípoli. HMS Irresistible abandonado e afundando



Partilhar