A mais velha instituição do concelho comemorou 131 anos



Três voluntários agraciados com a medalha de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e dois com a medalha de prata. Parabéns à Direcção de António Manuel Pacheco, ao Corpo Activo comandado por Rogério Caldas e à Câmara Municipal presidida por Francisco Ferreira foram palavras salientadas nas intervenções dos mais diversos oradores. Paulo Pereira (totalista do Euromilhões), que o ano passado ofereceu uma ambulância Mercedes equipada a rigor, foi hoje agraciado com a categoria do mais novo sócio benemérito da Real Associação. Faz hoje 20 anos que foi inaugurado o quartel.

É sempre uma das mais belas festas do Vale do Vizela. A Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela, fundada no dia 8 de Maio de 1977, evocou hoje o ano capicua de 131 primaveras.
Depois da missa celebrada pelo Capelão dos Bombeiros, P. Constantino Matos de Sá, na paróquia de S. Miguel, seguiu-se a romagem aos cemitérios onde foi prestada homenagem aos bombeiros, directores e sócios falecidos.

CONDECORAÇÕES
Como é habitual, um dos pontos altos do aniversário dos Bombeiros, revela-se na condecoração dos voluntários. Medalhas de 5 e 10 anos de serviço foram atribuídas a diversos bombeiros e bombeiras.
Os médicos da corporação, Francisco Ferreira e José Machado foram também distinguidos com a medalha de dedicação.
As principais distinções são as medalhas da Liga dos Bombeiros Portugueses.
MEDALHA DE PRATA DA LIGA: Camilo Graça e Rui Barbosa.
MEDALHA DE OURO DA LIGA: Abílio Silva, José da Cunha e Abílio Dias por mais de 30 anos de distintos serviços aos bombeiros.
Agostinho Teixeira, representante da Liga, salientou que os bombeiros distinguidos «são um exemplo e merecem o apreço de toda a comunidade pela sua entrega à nobre causa de servir os bombeiros».

NOVO ESPAÇO
Dentro de algum tempo serão inauguradas as novas instalações do quartel - museu de viaturas, ao mesmo tempo salão de eventos, salas de formação, de comando e direcção e ainda uma oficina de viaturas. As portas foram abertas para uma visita dos convidados.


SESSÃO SOLENE

O agradecimento público a Paulo Pereira pela oferta de uma ambulância - muito útil no dizer do comandante Rogério Caldas - à Real Associação, foi dos momentos mais altos da sessão solene. Uma fotografia de Paulo Pereira, de Moreira de Cónegos, figurará no salão nobre como o mais jovem sócio benemérito desta instituição.

FLÁVIO FARIA, presidente da Assembleia: «Agradecimento a todos, estou muito feliz por este aniversário quando ainda comemoramos 10 anos doe concelho (...) Rogério Caldas é o rosto desta Corporação, todos lhes estamos gratos (...) Gratos também ao Dr. Francisco Ferreira pelo apoio contante da Câmara Municipal a esta casa...

ROGÉRIO CALDAS, comandante: «A legislação está a travar o processo de preparação das corporações (...) Vamos entrar na época dos fogos florestais e a legislação atrasa a preparação dos jovens bombeiros (...) Estamos disponíveis sempre para servir, tenho orgulho nos homens que comando (...) A Direcção tudo nos tem dado, só merece os nossos parabéns...

ANTÓNIO PACHECO, presidente da Direcção: «Muito orgulho em presidir à mais velha instituição do concelho e a quarta do distrito de Braga (...) As nossas instalações são a sede da Assembleia Municipal e por elas passam a cultura da sociedade vizelense (...) Temos prestes a inaugurar o aumento das nossas instalações e um prédio da rua Abilio Torres que constituirá fonte de receita (...) Agradecimento a Paulo Pereira nosso mais novo sócio honorário (...) Agradeço o apoio que a CMV nos tem prestado, estamos todos de parabéns...

FRANCISCO FERREIRA, presidente da Câmara: «O apoio da Autarquia a que presido nunca faltará a esta instituição que a todos nos enche de orgulho. Parabéns».

NAS FOTOS - Os três bombeiros distinguidos com medalhas de ouro de Liga; a homenagem a Paulo Pereira, momentos da sessão solene e na foto do fundo o presidente dos Bombeiros mostra as novas instalações do quartel (no caso a oficina auto) ao presidente da Câmara).
.

Partilhar