Tagilde evoca Tratado da Aliança

A Junta de Freguesia de Tagilde, Concelho de Vizela, em colaboração com a Câmara Municipal de Vizela vão comemorar pela primeira vez o aniversário do Tratado da Aliança Anglo-Português (Tratado de Tagilde).



O Tratado da Aliança entre Portugal e Inglaterra, também denominado de Tratado de Tagilde, foi assinado a 10 de Julho de 1372, na Igreja de S. Salvador de Tagilde, entre o Rei D. Fernando (o Formoso) e representantes do Duque de Lencastre (filho de Eduardo III de Inglaterra). Este tratado é um dos mais importantes acordos políticos de Portugal e a mais antiga aliança militar do mundo que ainda vigora. Na génese deste processo, esteve a Guerra dos Cem Anos (1339 a 1453) entre a França e a Inglaterra, vendo-se esta última obrigada a procurar aliados em Castela, Aragão e Portugal.

Em 1953 foi colocado um obelisco evocativo da aliança entre Portugal e Inglaterra, junto à Igreja Paroquial de S. Salvador de Tagilde.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TEXTO DO TRATADO DE TAGILDE
«Em nome de Deus amen. Sabham quamtos esta carta de perduravel firmidoem virem como na Era de mil quatrocentos e dez annos convem a saber dez dias do mes de julho na Egreja de Sam Salvador de Taagilde de Arcebispado do Bragaa stando hi presentes o muito alto e mui nobre dom Fernando pela graça de Deos Rey de portugal e do Algarve E Joham fernandez Andeyro cavaleyro e Roger hoor scudeiro mesegeiros e procuradores do muito alto e mui nobre dom Joham per essa meesma graça Rey de Castela e de leon e duc de Lencastre e outrosy mesegeiros e procuradores da muita alta e mui nobre Senhora Reynha dona Costãça sua molher per huma procuraçom dos ditos Senhores Rey e Reynha de Castela da qual o teor adeante scripto… o dito senhor Rey de portugal em Seu nome e da muita alta e mui nobre Senhora Reynha dona leonor sua molher e de todos seus sucessores e herdeiros e os ditos procuradores Joham fernandez e Roger hoor em nome dos ditos Senhores Rey dom Joham e Reynha de Castela e de todos seus sucessores e herdeiros per poder da dita procuraçom firmarom antre sy amizades e lianças pera senpre valedoiras na maneira que se segue: Primeiramente prometerom que serom prouguelhis e outorgarom que fossem boons leaaes fieles e uerdadeiros amigos pera senpre e que se amassem bem e uerdadeiramente e que em nenhuum tenpo non fossem huum contra o outro nem contra seus Regnos e sucessores e herdeiros per sy nem per outrem e que cadahuum deles fezesse todo seu poder pra arredar dapno contra e desfazimento do outro.Item prometerom…»
In Texto do Tratado de Tagilde - Maria José Pacheco
“Avicella – Antologia sobre Vizela e seu Termo”, 1984.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este Tratado foi firmado na véspera da festa de S. Bento das Peras, romaria que terá lugar na nossa Freguesia nos dias 10 e 11 de Julho, e que ainda hoje junta milhares de pessoas, quer do concelho de Vizela, quer dos concelhos limítrofes. Segundo o povo tal deve-se a esta lenda:

- Lenda de D. Fernando e D. Leonor Teles

O que estaria o rei D. Fernando a fazer em Tagilde no dia 10 de Julho de 1372 quando foi firmado o Tratado da Aliança Anglo-Português (Tratado de Tagilde)?
Leonor Teles era casada com João Lourenço e Cunha, quando se envolveu com D. Fernando. Então, o marido traído lançou uma praga à mulher, dizendo que a sua cara deveria encher-se de verrugas. D. Leonor Teles temendo a concretização de tal maldição e tendo conhecimento dos poderes curativos de S. Bento para tal mal, prometeu ao Santo, subir ao seu monte de cravo branco na boca, no dia 11 de Julho (dia de S. Bento). Assim se explica o facto de na véspera da festividade, o rei e a sua esposa se encontrarem em Tagilde.


Tais informações poderão ser consultadas no sitio oficial da Junta de Freguesia de Tagilde (http://www.freg-tagilde.com), bem como no sitio da Câmara Municipal de Vizela (http://www.cm-vizela.pt)


http://freg-tagilde.com/website/images/stories/r_imprensa/comemoracao_tratado_1.jpg
http://freg-tagilde.com/website/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=91
http://freg-tagilde.com/website/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=73
http://freg-tagilde.com/website/images/stories/GaleriaImagens/tratadoalianca_tagilde.jpg
http://freg-tagilde.com/website/images/stories/GaleriaImagens/igreja_tagilde.jpg
http://www.cm-vizela.pt/index.php?/eventos/show/160/comemoraoes-do-tratado-de-tagilde
http://www.cm-vizela.pt/index.php?/turismo/i105-pontos-de-interesse-turastico-e-cultural

Partilhar