As intervenções da CDU, da Coligação Vizela Para Todos PSD/CDS e do PS com assento na assembleia municipal, do Presidente da Assembleia e do Presidente da Câmara; a entrega da medalha ao Povo de Vizela recebida simbolicamente por Manuel Campelos, a entrega da medalha da Pesada à Câmara, filme sobre a luta de Vizela tudo neste vídeo que fica para a história.
APONTAMENTOS
O tempo (sol) ajudou às comemorações, vivendo-se um dos aniversários do concelho com programa mais preenchido dos últimos anos.
O filme apresentado na sessão solene do auditório da escola renovada deu outro sentido à sessão.
Todos os oradores foram unânimes em reconhecer que a medalha ao Povo de Vizela era justa.
A inauguração da Loja dos Artesãos, a feirinha no jardim Manuel Faria e a música dos artistas da terra à mistura, bem assim como a requalificação da bica de água quente, deram mais alegria à tarde dos 19 de março e à noite de 18.
Grande parte do comércio esteve encerrado e algumas empresas também, mas ainda não foi desta que o feriado municipal teve a adesão total dos vizelenses.
Diversas lojas montaram as vitrinas com temas alusivos à luta de Vizela o que não seria má ideia pensar futuramente num concurso de montras sobre este tema.
Livro de Eugénio Silva apresentado na noite do 19 de março e palestra de Adelino Campante na noite do dia 18 na escola de Infias foram também importantes contributos das comemorações do 19 de março.
Ausências nas comemorações do 19 de março
Vereador Miguel Lopes
Vereador Carlos Faria
Francisco Correia, líder da bancada do PS (juntamente com Agostinha Freitas oradora) por motivos de saúde.
DREN - Direção Regional da Educação-Braga
Francisco Ferreira, ex-presidente da Câmara
João Cocharra, ex-presidente da Assembleia Municipal
A Câmara anunciou ter convidado o Primeiro Ministro Passos Coelho, mas este nem qualquer figura governamental estiveram presentes.
O deputado Altino Bessa do CDS esteve presente na inauguração da escola e sessão solene mas não a convite da Câmara.
NE - Aquando o discurso da Drª Fátima Andrade da Coligação PSD/CDS acabou a bateria da máquina de filmar tendo sido necessário recorrer à corrente elétrica o que se nota perto do final da sua intervenção no vídeo que é aqui apresentado. Pedimos desculpa por esse problema técnico.