EDUARDO PEREIRA

Fez parte do quadro de comando da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela, com o cargo de 2º comandante.
O cidadão Eduardo da Silva Pereira nasceu a 27 de Junho de 1907, sendo natural da freguesia de Vitória, concelho e distrito do Porto.

Decorria o dia 20 de Setembro de 1932, com a idade de 25 anos, que se alistou na Real Associação Humanitária dos Bombeiros de Voluntários de Vizela, dando assim o início à caminhada de entrega ao voluntariado, nomeadamente nos bombeiros.


Na sua carreira de bombeiro foi promovido ao posto de Bombeiro de 3ª classe a 21 de Setembro de 1934. A promoção ao posto de Bombeiro de 2ª classe aconteceu a 21 de Junho de 1941, sendo que volvidos quase nove anos, a 14 de Maio de 1950 ocorre a sua promoção a Bombeiro de 1ª classe.

Contudo, a sua categoria de bombeiro não ficou por aqui visto que foi promovido, com distinção ao posto de Sub – Chefe a 15 de Novembro de 1958, posto que ocupou perto de 20 anos, dado que a 10 de Maio de 1978 foi promovido a Chefe.


O bombeiro Eduardo Pereira da Silva foi demonstrando ao longo da carreira de bombeiro, um sentido de disponibilidade e de responsabilidade para com os bombeiros. Era lhe reconhecida a eficiência nos serviços, bem como a disciplina que pautava no decorrer dos mesmos.



Assim sendo e, por este perfil que lhe era conhecido foi graduado a 2º comandante a 8 de Maio de 1986, cargo esse que ocupou, operacionalmente até 31 de Dezembro de 1990, altura em que aconteceu a sua passagem ao quadro de honra. Como anteriormente referido, Eduardo da Silva Pereira era um bombeiro com muita disponibilidade e assiduidade, sendo comprovado entre os anos de 1941 a 1957, que obteve nove primeiros lugares, 5 segundos lugares e 3 terceiros lugares no que diz respeito ao número de serviços prestados anualmente.

Como reconhecimento a esta assiduidade foi condecorado com a Medalha de Ouro da Associação em 1950 e a Medalha de Cobre de Bons Serviços em 1955.
Nomeado em Assembleia Geral da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, a 11 de Fevereiro de 1951, como Sócio – Honorário.
Elemento presente na tômbola dos bombeiros.
Pela sua dedicação ao associativismo foi atribuído o seu nome a uma rua, na freguesia de São Miguel.

Foi homenageado pelas instituições de Vizela e atribuíram o seu nome a uma rua da cidade.
Faleceu a 21 de Outubro de 1999.

Recortes de imprensa 


















Partilhar