2 de JUNHO as DATAS da HISTÓRIA








2006
- Inauguração do chalé do Parque das Termas (2ª versão). A primeira ardeu no início da década de 80. Tinha preciosas telas pintadas por afamados pintores. Nunca se descobriu se as telas foram roubadas antes das chamas devorarem todo o edifício que se encontrava sem vigilância. A Companhia dos Banhos era sua proprietária e do atual construído pela Câmara de Vizela.



1887
- Escritor Camilo Castelo Branco escreve uma carta ao seu amigo Joaquim Ferreira Moutinho onde volta a referir a sua preferência por Vizela: «...forçado pelas nevralgias que há oito dias me despedaçam, vou amanhã para Vizela, mais fiado na mudança de terra do que no benefício das águas. Se não permitir o tempo que vá amanhã irei depois»

1904 - Inicia-se um serviço de comboios para recreio na época de Verão pelas Companhias de Ferro do Minho e Douro e de Guimarães combinadas com a realização aos domingos e dias santificados, entre o Porto e as estações de Vizela e a de Guimarães, o qual duraria até 30 de setembro e tendo os seguintes preços para bilhetes de ida e volta: de S. Bento e Campanhã a Vizela, 1ª classe, 1$140; 2ª classe, 1$010 e 3ª classe, $490.

1966 - Morre Joaquim Pereira (Quim do Lindo) fundador e proprietário da Casa de Pão-de-Ló Primor.




1971 - Tem início no campo de minigolfe do parque da Junta de Turismo o IX Campeonato da Europa. Vários vizelense, entre eles Sérgio Capela, integram a selecção nacional.

1974 - Fundação do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Santa Eulália-Vizela. É o agrupamento nº 435 e pertence ao núcleo-norte de Santo Tirso. Gaspar Martins, na foto, é o chefe de agrupamento.

1985 - FC Vizela encerra sua participação no campeonato nacional da I Divisão com derrota em Guimarães frente ao Boavista por 0-2. Ficou classificado na última posição com 15 pontos e desceu à II Divisão. 

1988 - É fundado o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vizela. Era provedor Manuel Aves da Fonseca e Castro.


2006 - É inaugurado o Chalé do Parque das Termas de Vizela pelo presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira. Obra da autoria da Câmara Municipal de Vizela em imagem ao antigo bar do parque devorado por um incêndio em 1982. A gestão do bar foi entregue à Turvizela de Paulo Pinheiro e José Armando Branco.

2006 - O Grupo Vaz Pinheiro de Vizela e o Grupo Feira Nova assinam contrato de venda de terreno na Quinta do Poço Quente para instalação de uma grande superfície (Pingo Doce).

2007 - A escritora vizelense Maria José Pacheco lança na Fundação Jorge Antunes o seu livro "Das Margens do Vizela Memórias" com a presença de Almeida Santos, ex-presidente da Assembleia da República.

2014 - CCD de Santa Eulália vence Taça Campeões do Minho vencendo nos penaltis de desempate, o campeão da AF Viana de Castelo, Cerveira, em partida que decorreu em Viana do Castelo.

2018 - Delfim Carneiro rende Joaquim Poleri como Chefe de Agrupamento do CNE de S. Miguel cargo que o seu antecessor desempenhou durante 18 anos. A tomada de posse decorreu durante uma missa em S. Miguel das Caldas.

2019 - Realiza-se o Festival Folclore Cidade de Vizela no parque das termas uma organização Câmara Municipal de Vizela-Grupo Folclórico de Santa Eulália.

2019 - Pelo segundo ano consecutivo o FC Vizela é afastado do play-off de subida à II Liga pelo Vilafranquense. Depois de ter perdido em Vila Franca de Xira por 2-0 a vitória por 3-1 em casa foi insuficiente para a equipa de Rui Amorim (e milhares de adeptos) não saírem do estádio com a tristeza na alma e as lágrimas nos olhos.

2020 - O concelho de Vizela regista 168 infetados com a covid-19 o maior número desde o início da pandemia. 55 doentes estão em Vizela em vigilância ativa.

NESTA DATA NASCEU

- Dia de aniversário de Francisco de Freitas Neves Pereira, foi diretor, proprietário e editor do jornal Echos de Vizela, em 1905. 
Não se conhecem mais dados.


1950 - Carlos Alfredo Santos, ex-Presidente do FC Vizela e do Callidas Club.

1976 - Paulo Oliveira, ex-Comandante dos Bombeiros V. Vizela, Coordenador Municipal da Proteção Civil.

- Vânia Costa,  Secretária da assembleia da União de Freguesias de S. João e S. Miguel. 
1953 - Professora aposentada Eduarda Teixeira.

FALECEU NESTA DATA

1983 - Joaquim Oliveira (Quim Perú).
2009 - Justina de Araújo (S. Miguel)
2012 - Teresa da Costa Marinho (S. Adrião)
2023 - Alfredo Teixeira Mota (S.Eulália)




Eventos históricos


NV, 2 de junho, 2000



Partilhar