16 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA




1974 - Abre a creche da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

 

1998 - Sete meses depois de votado na assembleia da república o novo concelho de Vizela, a Assembleia Municipal de Guimarães ainda ferve sobre o tema. A intenção do PSD e o PP locais pretenderem levar até ao Supremo Tribunal Administrativo o pedido de anulação da lei 63/98 levou a troca de palavras com os socialistas tendo os deputados municipais social democratas liderado por Luís Cirilo abandonado a sessão, que terminou ali, por Manuel Ferreira (ex-presidente da Câmara e líder da bancada do PS) ter dito que o documento apresentado por aqueles  vimaranenses estava 'conspurcado'.

2005 - II LIGA - FC Vizela perde em casa por 0-2 com o Maia, à sétima jornada.


2011 - O FC Vizela, treinado por Quim Berto, elimina nos penaltis em casa o Fafe em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

2016 - FC Vizela (II Liga), defronta em casa o Moreirense (I Liga) para a Taça de Portugal. Moreirense, treinado por Pepa é eliminado pelo Vizela de Ricardo Soares por 1-0. Panin marcou o golo

2016 - Domingos Silva é eleito Presidente da Federação Portuguesa de Minigolfe.

2020 - Presidente da Junta de Santa Eulália, Manuel Pedrosa, testa positivo para a covid-19 e fica em confinamento domiciliário durante dez dias até novos testes.

2020 - Foram registados em Vizela mais sete pessoas infetados com o vírus covid-19. O balanço apresentado pela ACES do Alto Ave aponta para 341 vizelenses infetados desde o início da pandemia (114 em vigilância médica ativa).

2021 - Tomam posse os novos órgãos autárquicos de Santa Eulália sob a presidência de Manuel Pedrosa reeleito presidente da junta de freguesia pelo Partido Socialista.


NESTA DATA NASCEU...

 
1924 - António da Costa Vieira, antigo maestro da Sociedade Filarmónica Vizelense já falecido.
 

1961 - Alexandre Cunha, ex-Presidente do Club Turístico e Desportivo de Vizela.

- António Neto, presidente da Casa dos Dragões do Vale do Vizela.

FALECERAM NESTA DATA

2005 - José Manuel Melo Carneiro (S.Miguel) 
2013 - Hermínia do Carmo Delovino (S. Miguel)
2018 - Maria Conceição Pedrosa (S. Miguel)

2021 - Dimas Pinto Ribeiro (S. Miguel)


História nacional e internacional

Eventos históricos

1936: Inauguração do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro
2002: Inauguração da Bibliotheca Alexandrina no Egito

Partilhar