17 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

Factos da História de Vizela
1985 - São boicotadas em Vizela as eleições legislativas com os vizelenses a gritarem SEM CONCELHO NÃO HÁ ELEIÇÕES. Na foto, os boletins de voto e os cadernos eleitorais pelo chão.

1996 - Armindo de Freitas Ribeiro Vieira passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro de 1975. 

1996 - António Maria Dias de Freitas passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro de 1975.



2009 - Automobilista Adruzilo Lopes revalida em Mortágua o título nacional de Produção ao volante de um Peugeot.

2009 - Paulo Tavares deixa de treinar a FJ Antunes, sendo substituído por Paulo Leite.

2010 - Comunidade de Santa Maria de Infias presta homenagem ao pároco Adelino Rosas pelos seus 25 anos à frente daquela paróquia onde foi o principal impulsionador da construção da nova Igreja.
 

2010 - Vizelgolfe conquista quatro títulos de campeões nacionais: Filomena Mendes ("Senhoras"), Amara Micaela ("Juvenil"), Fernanda Costa (Sénior") e Domingos Ribeiro ("Veteranos"), são os novos campeões nacionais.

2010 - Adruzilo Lopes sagra-se Campeão Nacional de ralis em duas rodas motrizes no percurso de Mortágua.

2010 - Laurentino Dias, Secretário de Estado dos Desportos e Juventude, comparece em Vizela de forma inesperada para o encerramento do Campeonato Nacional de Minigolfe.

2010 - No Monte de S. Bento das Peras realiza-se em bicicletas todo-o-terreno o 1º BTT DHI - Cidade de Vizela, penúltima prova do campeonato Regional do Minho. Equipa da Fundação Jorge Antunes obtém honrosas classificações.

2020 - FC Vizela perdem (2-0) em casa do Mafra líder da II Liga. Foi a primeira vez que estas duas equipas se defrontaram. Ler mais aqui

 


 1905 - Morre em Vizela. aos 40 anos de idade, o advogado e poeta Bráulio Lauro Pereira da Silva Caldas

"Pobre Bráulio, como se morre num momento" foram as suas últimas palavras reproduzidas pelos Echos de Vizela. 

Morreu em Vizela nos braços do seu irmão Manuel Pereira Caldas e com os pais ao lado. Pediu apenas para levar para a cova uma fina aliança que trazia sempre consigo.Era filho de António Pereira da Silva, Professor Primário, e de Francisca Emília Pereira da Silva Cunha. Nasceu no lugar de Belmense na freguesia de S. Miguel das Caldas de Vizela, em 28 de Março de 1861 e faleceu na mesma freguesia a 17 de Outubro de 1905. Fez os seus estudos liceais em Braga, onde, mais tarde, depois de formado, foi professor no Liceu. Formou-se em Direito e Teologia na Universidade de Coimbra, em 1889. Foi advogado distintíssimo, orador fluente e eloquente, poeta admirável, dum lirismo encantador, republicano sincero e leal, bairrista indefectível que tanto amou a sua Terra. Honrou a sua terra com o seu saber, a sua brilhante inteligência e o seu coração de oiro. 

Exerceu a advocacia em várias comarcas como Guimarães, Braga, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso, Paços de Ferreira, etc. Fundou e dirigiu o jornal independente «O Vizelense» de que só tirou 6 números. O jurisconsulto distingue-se pelo seu talento, o poeta brilhou pelo seu génio, mas o homem comoveu-nos pêlos primores do seu coração afectuoso. Com poesias muito destacadas entra elas “Retrato”, “Murmúrios do Rio Vizela”, etc. estando alguns dos seus poemas gravados em penedos da Penha-Guimarães (fonte de Santa Catarina). Procurava o penedo da saudade na freguesia de S. Miguel das Caldas para meditar. Transcrevemos duas quadras escritas por Bráulio Caldas e que se encontravam no seu livro inédito «Estudantinas d'outurora» que, infelizmente, o poeta não chegou a publicar. Foge lua envergonhada Retira-te lá dos céus. Que os olhos da minha amada Tem mais brilho do que os teus Se tu és tão adorada. Se tu és assim tão bela, É porque foste formada Do brilho dos olhos dela.

2021 - Tomam posse os autarcas eleitos para gerir a União de Freguesias de S. João-S. Miguel no mandato 2021-2025. José Armando Branco é o novo presidente desta Autarquia rendendo Mário José Oliveira.

2021 - O Vizela passa à quarta eliminatória da Taça de Portugal ao vencer em Setúbal por 0-2 com golos de Alex Méndez e Schettine.

2023 - Realizam-se eleições na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva – Grupo Folclórico de Santa Eulália reconduzindo Manuel Monteiro na presidência por mais um mandato de dois anos.

NESTA DATA NASCERAM

1981 - Filipe Costa, arquiteto obras da Praça e Jardim de Vizela, etc.

1971 - Carlos Cunha, treinador do FC Vizela de 2016 a 2018, atualmente no Gil Vicente sub 23.
1961 - João Azevedo, Assembleia S. João-S. Miguel.

1981 - João Oliveira, Bombeiro de Vizela.

FALECEU  NESTA  DATA

2022 - Maria Adelina Leite (S.Eulália)

2004 - João Fernandes (Tagilde)

2000 - Adriano Teixeira Magalhães (S. Miguel)
2013 - Manuel Vaz Ferreira Lopes (S. Miguel)
2019 - Ilda da Costa Bento  (S. Miguel)

2007 Maria Nair Peixoto Caldas (S.Miguel)

1988 - Francisco Peixoto (Adega Cala o Bico/S. Eulália)
 


 Eventos históricos

Partilhar