Monsenhor José Carvalho homenageado

Sessão decorreu esta segunda-feira no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.


O Monsenhor José Maria Lima de Carvalho foi homenageado esta segunda-feira, em dia do seu aniversário, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães, do Museu Alberto Sampaio, do Paço dos Duques de Bragança e da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira.

Esta homenagem decorre depois de anunciada a conclusão da missão como Dom Prior da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, tendo celebrado as Bodas de Diamante (60 anos) de ordenação presbiteral no passado mês de agosto. O Monsenhor José Maria Lima de Carvalho deixa “marca” em Guimarães e foi com esse intuito o reconhecimento assinalado no Paço dos Duques de Bragança, associando-se ainda outras entidades como o Vitória SC, Corpo Nacional de Escutas e o Orfeão de Guimarães.

O Presidente da Câmara de Guimarães destacou os “valores reforçados” na pessoa e Prior José Maria Lima de Carvalho. “A sua vida é inspiradora e inspira-nos na sua simplicidade pela forma como sempre atendeu ao que é essencial”, assinalou Domingos Bragança, enaltecendo o “cidadão culto”, “participativo”, “bondoso” e “cooperante” na relação com as pessoas e com todas as instituições. O Presidente da Câmara anunciou ainda que pretende homenagear o Monsenhor José Maria Lima de Carvalho com “uma marca distintiva de Guimarães”.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, sublinhou o “dom expressivo” de José Lima de Carvalho pela forma como “entregou generosamente a sua vida sacerdotal” realçando a atenção sempre patente para com “os mais pobres e os mais carenciados”, assim como “o carinho que sempre dedicou aos mais jovens”.

A diretora do Paço dos Duques de Bragança e Museu Alberto Sampaio, Isabel Fernandes, evidenciou a “palavra amiga” e “fineza no trato” enquanto o padre Paulino Carvalho, o novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, reconheceu o “sentimento especial” pela sucessão no cargo.

Natural de Joane, foi ordenado na Sé Primaz de Braga a 15 de Agosto de 1959, celebrando a Missa Nova no dia seguinte na igreja paroquial de Joane e depois seguiu para Guimarães. José Maria Lima de Carvalho iniciou funções na Oficina de S. José e posteriormente na dinamização das atividades pastorais da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira. Foi na Paróquia de São Dâmaso, em 1984, que celebrou as suas Bodas de Prata Sacerdotais. Um ano depois, obteve o título de cargo honorífico de capelão do Santo Padre com o título de Monsenhor do Papa João Paulo II. Em 1991 foi elevado à categoria de Dom Prior da Colegiada de Guimarães. Em 2001 foi condecorado com a Medalha de Ouro de Mérito Social pela Câmara Municipal de Guimarães.

Na hora desta homenagem voltou a imperar a simplicidade. “Sempre tive o sonho de fazer tudo o que queremos e o sonho de servir, um sonho que continua e me acompanha”, salientou o Monsenhor José Maria Lima de Carvalho.











Partilhar