12 de dezembro e a história



1864 - Nasce Diogo José Cabral (Porto, 12 de Dezembro de 1864 - Porto, 24 de Dezembro de 1923), 1.º Conde de Vizela, foi um empresário industrial (Fábrica do Rio Vizela em Santo Tirso), político e filantropo português. Seu nome está liga a uma rua do Porto (junto de uma das mais famosas livrarias da Europa).


1802 - Francisco Joaquim Moreira de Sá obtém Aviso Régio para fundar na Cascalheira, freguesia de S. João das Caldas de Vizela, uma fábrica de papel de vegetais com exclusão do trapo, invenção exclusivamente sua.

1871 - A Confraria do Santíssimo Sacramento de Santa Eulália, por disposição testamentária de João Ribeiro de Faria Trauskre da cidade do Porto, afixa uma enorme lápide em pedra no adro da igreja de Santa Eulália. Este memorial revela que, por testamento de D. Maria Rosa de Jesus Faria, benemérita da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, os pobres de Santa Eulália têm atendimento gratuito no Hospital da Misericórdia de Guimarães.



1878 - O Governador Civil de Braga, Joaquim Cabral de Noronha, emite o alvará dos primeiros estatutos dos Bombeiros Voluntários de Vizela. A Comissão Instaladora era composta por Abílio da Costa Torres; António José Dias Pereira, Armindo Pereira da Costa, 
Joaquim de Freitas Ribeiro de Faria, Joaquim Ribeiro da Costa, António José de Azevedo Varela, António Pedro de Barros Lima, João Ribeiro de Freitas Guimarães, Joaquim Pinto de Sousa e Castro e Luís Antunes Pereira.



1886 - A Comissão Distrital aprova os orçamentos para 1887 das juntas de freguesia (parochia) de S. Miguel e S. João das Caldas entre outras.


1982 - Regista-se em Vizela um boicote eleitoral às eleições autárquicas. Bem cedo os vizelenses destruíram as mesas de voto e lançaram os boletins na rua. A GNR também infringiu a Lei carregando sobre os vizelenses. A repetição do acto eleitoral ficou marcada para o domingo seguinte (em que se registou novo boicote).

1985 - O Presidente do Futebol Clube de Vizela, Abílio José Correia Pimenta, é elevado à categoria de "Sócio de Mérito" no mesmo dia em que anuncia aos sócios o início da construção do Estádio do Futebol Clube de Vizela.

1993 - Eleições Autárquicas: Dinis Costa vence em S. Miguel com 81% dos votos e Abílio Meneses em S. João com 71% dos 1.298 votos. Manuel Campelos (347 voto) concorreu em S. João em lista independente apoiada pelo MRCV e Joaquim Poley em S. Miguel ficando ambos em segundo lugares. Em Infias venceu Maria do Céu Guimarães; José Monteiro em S. Paio e Domingos Lima em Tagilde. António Magalhães foi reeleito com maioria absoluta para a Câmara de Guimarães.


1997 - O Futebol Clube de Vizela é distinguido como Sócio Honorário da Associação de Futebol de Braga pelo seu meio século de actividade, estatuto que só mais dois clubes inscritos na AFB dispunham: Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

2008 - Jaime Oliveira, um portuense apaixonado por Vizela, apresenta a 2ª edição do livro "Vizela à Procura de Uma Memória". Um livro que retrata espaços da Vizela dos tempos áureos com inúmeros hotéis, aquistas, praça de touros, etc.

2010 - Tozé Fonseca é despedido de treinador do CCD Santa Eulália devido aos maus resultados.

2010 - FC Vizela conquista a primeira vitória da época em casa à 12ª jornada frente ao Pontassolense (Madeira).

2020 - Os 113 municípios em risco muito elevado ou extremamente elevado de transmissão de covid-19 (como Vizela) voltam, neste fim de semana, a ter recolher obrigatório a partir das 13 horas de sábado, com a maior parte do comércio e a restauração a ter também de fechar portas a essa hora.

2021 - Canal de televisão TVI volta a Vizela para cinco horas em direto desde a Vizela Cidade Natal.

NESTA DATA NASCERAM
1945 - José Costa (Costa das Barracas)
- Pedro Albergaria, guarda-redes do FC Vizela de 2014 até 2019.

- Sandra Gomes (Chefe CNE S. João)

FALECERAM NESTA DATA
1982 -  Horácio Marques Ribeiro Borges (fundador da Loja do Sol) 
2017 - José Maria Fernandes da Silva (Infias)
2018 - Laura Ferreira de Almeida (S. João)

2020 - Cecília Augusta de Sousa Leite Carvalho (S. Miguel) 

2020 - António Dinis Gomes Azevedo (S. Faustino) 

2020 - Carmo da Silva (S. Miguel) 

2021 - Joaquim da Silva (S. Miguel)

2023 - José de Oliveira Coelho (Infias)

Eventos históricos

Partilhar