16 de Dezembro as Datas da História

 

1908 - Em sessão da Câmara Municipal de Guimarães presidida pelo Abbade de Tagilde é aprovada a liquidação da reparação das escolas de S. João (Joaquim Pinto) por 80 mil reis (equivalente hoje a 20 cêntimos) sendo o documento enviado ao Ministério do Reino para pagamento.

1979 - Realizam-se as eleições autárquicas. Gabriel Coelho Dias (na foto) é eleito Presidente da Junta de freguesia de S. Miguel das Caldas pelo PS-Partido Socialista. Em S. João venceu Augusto Martins Torres pela AD-Aliança Democrática. Em Infias venceu Artur Silva (AD) em Tagilde venceu António Dias (Pró Tagilde), em S. Paio venceu Adélio Morais Ribeiro (AD).

1984 - Em jogo referente à 13ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, o FC Vizela perde com o FC Porto, na Póvoa de Varzim, por 9-1. Gomes marcou cinco golos. Pita fez o golo do Vizela. Pelo Porto jogaram: Zé Beto (f), João Pinto, Lima Pereira (Vermelhinho, 57'), Eurico, Inácio, Jaime Magalhães, Frasco (Semedo, 57'), André, Quim, Gomes e Futre.
O árbitro foi Francisco Silva, de faro, que seria irradiado mais tarde depois de aceitar um chque-armadilha numa partida em Penafiel.


1997 - Morre Cónego Albano da Silva Freitas, pároco de S. João das Caldas há meio século e com 76 anos de idade. Era capelão dos Bombeiros.
À sua acção se deve a construção e funcionamento do Patronato de S. João, restauração da igreja paroquial após o incêndio de 1971, pré-primária escolar e fundação de agrupamento de escuteiros.
Quarenta sacerdotes participam na missa de Corpo Presente, entre eles D. Jorge Ortiga, bispo auxiliar de Braga. António Magalhães, presidente da Câmara M. Guimarães também esteve presente nas exéquias fúnebres para além de representantes de todas as Forças Vivas de Vizela.
Era natural de Golães-Fafe. Ficou sepultado no cemitério de S. João das Caldas-Vizela.

2009 - Primeira sessão pública de esclarecimento do futuro Plano Director Municipal de Vizela. Na sessão que decorreu no auditório dos Bombeiros participaram, para além de técnicos da Câmara Municipal, Eng.º António Pinheiro e o Arq.º Jorge Coutinho, os técnicos do Gabinete responsável pela execução do PDM de Vizela, o GIPP - Gestão Integrada de Projectos e Planeamento, Eng.º António Lameiras e Eng.º José Manuel Brás. O público colocou questões.

2009 - Num ambiente de grande satisfação e alegria, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, inaugurou as obras de requalificação da EB1/JI Maria de Lurdes Sampaio de Melo (senhora na foto) em S.to Adrião freguesia presidida por António Costa.

2017 - Eduardo Guimarães é reeleito Presidente da Direção do Futebol Clube de Vizela em assembleia decorrida na Casa do Povo de Vizela. José Borges é reeleito presidente da Assembleia e Xavier de Freitas presidente do Conselho Fiscal.

2023 - Bombeiros de Vizela fazem importantes distinções em ceia de Natal. Ver aqui 

2023 - Pedro Nuno Santos vence eleições na concelhia de Vizela (e no País) para Secretário-Geral do PS. Ver aqui.

2023 - FC Vizela empata (1-1) em Vila do Conde em jogo da I Liga, o último jogo do treinador Pablo Villar Ferreiro.  Ver aqui.

2023 - Avelino Vaz Pinheiro é reeleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela. Ver aqui


NASCEU NESTA DATA

1980 - Natália Fernandes (contabilista vizelense).

FALECEU NESTA DATA

2006 - Manuel Silva Abreu (S.Miguel)
2014 - Joaquim de Almeida (Nespereira)
2010 - Joaquim Pereira da Costa (Infias)
2019 - Justina Fernandes Campelos (S. Miguel) 

2022 - Augusto Frias Monteiro (S.Miguel) 

2022 - Alexandre Gonçalves Silva (Conde)

2023 - Maria Inês Gomes Pereira (S.Adrião)

2023 - Maria Júlia Fernandes Azevedo (S.Paio)

2023 - Bruno Rafael Barbosa Sampaio (AIREV)

Eventos históricos

1931: Destruição da Catedral de Cristo Salvador em Moscou
1945: o Voo 19 desaparece no Triângulo das Bermudas



Partilhar