Câmara quer um hotel de luxo no Castelo

Autarquia vai colocar a venda do edifício e terrenos das traseiras em hasta pública por um milhão e quatrocentos mil euros (1.400 mil). O objetivo é encontrar um promotor turístico que transforme o denominado Castelo da Ponte, que Armindo Faria erigiu com o propósito de serem instalados ali os
Paços do Concelho, num hotel de luxo de forma a dar resposta à imensa procura hoteleira desta zona. O hotel não poderá ter uma classificação inferior às 4 estrelas, informou a Câmara liderada por Victor Hugo Salgado.
O Movimento Vizela Sempre, vencedor das últimas eleições autárquicas, e a Coligação PSD-CDS-PP votaram a favor desta decisão. Os dois vereadores do PS votaram contra na reunião realizada ontem.


O Castelo foi construído no início do século XX, por volta de 1905, a mando do Francisco de Freitas Ribeiro de Faria, com objectivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho porém a Câmara Municipal de Vizela seria instalada num edifício de raiz junto ao Fórum Vizela ficando a pretensão do seu construtor afastada.

Nas últimas ocupações do Castelo funcionou ali o Externato de Vizela, albergando mais tarde no rés do chão caseiros e uma adega.
Na altura a Câmara Municipal de Vizela alegou que o edifício não oferecia condições funcionais para uma sede municipal. Mais tarde a autarquia, sob a orientação de Francisco Ferreira, comprou o imóvel com o objectivo de ali colocar serviços municipais.
O tempo foi passando e a deterioração do Castelo continua à vista de todos. A autarquia diz não ter meios financeiros para executar qualquer intervenção no Castelo e que a sua venda será a solução.
O terreno nas traseira tem sido aproveitado pela União de Freguesias de S. João das Caldas para criação de um horto e para o desenvolvimento de trabalhos temporários. Basicamente nunca mais ninguém entrou no emblemático edifício tal o perigo que acarreta as madeiras apodrecidas e muitos detritos soltos.



Partilhar