Capela de Nossa Senhora da Ajuda junto à Ponte Romana

O número de capelas em Vizela foi diminuindo ao longo dos tempos. Exceptuando a capela de S. Bento das Peras, mais nenhuma resta na união de freguesias da cidade. As outras foram paulatinamente demolidas, a mais recente demolição ocorreu em.....com a Capela da Senhora de Lurdes em S. João das Caldas.

Talvez seja esta a gravura mais antiga da ponte romana. Se ampliada vê-se um telhado por detrás da casa.

Mas outras capelinhas terão existido como a Capela de Jerusalém e a Capela Nossa Senhora da Ajuda, cuja presumível porta fica a escassos metros da ponte romana, colada à Carral, em S. João das Caldas, da margem direita do rio Vizela como documenta a foto.


Não se descarta a hipótese de ter existido também uma capela ou igreja no Terreiro junto à ponte romana onde se encontra hoje a superfície comercial Continente. Durante os anos 60, altura em que as casas do Terreiro da Ponte Velha foram demolidas para alargamento da empresa Sedas Vizela, ainda era visível num dos imóveis uma pia batismal.
Mapa indica capela.

INVESTIGAÇÃO

O nosso colaborador António Cunha, nas suas sempre interessantes investigações de arquivos sobre Vizela, descobriu um mapa com a localização da capela de Nossa Senhora da Ajuda no referido local, junto à ponte romsna e pegada à Carral.
António Cunha

Para este pesquisador vizelense, a tese de que existiu mesmo este monumento religioso na hoje denominada Casa da Mata, pertença do bom vizelense João Oliveira, é a parte de um telhado que é possível descortinar nas fotos e postais antigos da ponte romana. Ao que se presume será parte do telhado da capela de Nossa Senhora da Ajuda num espaço que hoje é um laranjal.

António Cunha descobriu que:

O inquérito paroquial de 1758 escrito pelo padre João Veloso da Praça (abade de S. João) não faz qualquer referencia à dita capela. Partimos do principio que a sua edificação seja posterior a esta data.

O inquérito paroquial de 1845 refere a existência na paróquia de S. João das Caldas da Capela de Nossa Senhora de Jerusalém.....mas não diz o local.

O Padre Roque Vicente Beraldi fala na existência da capela da Nossa Senhora de Jerusalém próximo do Palácio- Paço de Gominhães em S. João das Caldas de Vizela.

Numa foto de 1881 consegue-se ver parte do telhado da capela da Nossa Senhora da Ajuda?

A capela da Nossa Senhora da Ajuda em S. João das Caldas.

O mapa do Engenheiro Dejante, de 1864, identifica a capela na actual rua D. Ana de Sá, mesmo em frente à ponte romana. A fachada da capela foi aproveitada para a entrada da escadaria que dá acesso à quinta da mata. Podemos identificar o contraste entre a pedra fina da entrada com o restante muro construído após a demolição da capela. Existem fotos de 1881 onde ainda se pode ver o cume do telhado da dita capela.

Em 1798, foi realizada uma provisão para continuar com a obra da capela que se acha junto a Ponte das Caldas, a favor do reverendo Francisco de Araújo, abade da paroquial Igreja de São João das Caldas, para nela colocarem as imagens de Nossa Senhora dos Remédios.


Partilhar