28 ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA


1985 - FC Vizela, na sua primeira participação no Campeonato Nacional da I Divisão, recebe e perde com o Portimonense por 2-3. Jogo disputou-se no estádio municipal em Guimarães.


1916 - Raul de Caldevilla (Porto, 21 de Novembro de 1877 – 28 de Agosto de 1951) foi uma personalidade do cinema português. De origem castelhana, foi Vice-cônsul em Cádiz e agente comercial na América Latina. Interessou-se pela publicidade e foi o primeiro publicitário em Portugal a encará-la de um modo planeado e profissional. Neste dia pediu autorização à Câmara Municipal de Guimarães para pintar o seu escritório em Vizela conforme cópia da ata da sessão. 


1982 - A equipa de hóquei do Futebol Clube de Vizela defronta num jogo particular a selecção de Moçambique. O jogo que teve lugar no ringue do Parque de Jogos vencendo os moçambicanos por 7-6. Pelo Vizela jogaram Zé Caldas, Zé Sousa, Paulo I, Paulo II, Álvaro Lopes, Leandro e Guilherme Caldas. Renato, Zé Barros e Reina a suplentes. 

1994 - Paulo Pinheiro toma posse pela primeira vez (ficou durante dez anos) como Presidente da Direção do Futebol Clube de Vizela rendendo no cargo Mário José Oliveira que continua a integrar os corpos sociais. O ato de posse decorreu no salão de festas do Restaurante Águia D' Ouro e para além dos autarcas Dinis Costa e Abílio Meneses contou com Óscar Cruz, dirigente do FC Porto, que garantiu o apoio do FCP ao seu filial FCV, Raúl Rocha do Conselho de Arbitragem da FPF e Carlos Coutada secretário-geral da AF Braga. A Câmara de Guimarães não se fez representar. António Magalhães enviou uma mensagem.


2002 - Parque das Termas pela primeira vez, em cem anos, sem entradas pagas.


2016 - Desportivo Jorge Antunes passa a realizar seus treinos e jogos no Pavilhão Municipal em S. Paio de Vizela. Nesta data procedeu-se à inauguração.

2018 - Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela comemora 25° Aniversário. José Manuel Guimarães é o seu Presidente.

2019 - Vizela, treinado por Rui Amorim, vence na casa do Trofense (3º) por 0-1 (golo de Fall) e sagra-se, a duas jornadas do fim, campeão da Série A do Campeonato de Portugal e assegura presença no play off de subida.


2019  - Carla Salomé Rocha classifica-se em oitavo na maratona de Londres, com 2:24,47 horas, um novo recorde pessoal para a atleta do Sporting, um registo que a deixa como terceira melhor portuguesa de sempre. Com a classificação obtida, a atleta natural de Vizela (no Sporting) garantiu os mínimos para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e também assegurou uma vaga no Campeonato do Mundo de atletismo 2019  em Doha, no Qatar.  um novo recorde pessoal para a atleta do Sporting, um registo que a deixa como terceira melhor portuguesa de sempre.

2020 - Grupo Folclórico de Santa Eulália anuncia anulação dos seus dois festivais de folclore Cidade de Vizela e Internacional marcados para junho e agosto devido à Covid 19.

2020 - Câmara de Vizela inicia a distribuição pelos CTT de 60 mil máscaras anti-Covid 19 pela população do concelho .


NASCERAM NESTA DATA


1969 - Francisco Alberto Vilela Correia, presidente da Junta de Freguesia de Infias.


1988 - David Bento, gestor da Página de Santa Eulália.
- Rui Graça, Partido Socialista de Vizela.

..........................................................................................
NESTA DATA FALECEU

1997 - José Duarte da Silva (S. Miguel)

2009 - Manuel de Sousa (S. Miguel)

2021 - Joaquim Araújo Ribeiro (S. Miguel)

2021 - Virgílio Silva (S. Paio)

2021 - Guilhermina Alves (Moreira Cónegos)

2023 - Maria Conceição Magalhães (Tagilde)

Eventos históricos

HOJE É DIA DE
Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho - Criado por Resolução OIT - Organização Internacional do Trabalho.
Dia de São Luís de Montfort na Igreja Católica.

Partilhar