17 de MAIO as DATAS da HISTÓRIA

1852 - Vizelenses aguardam em Vizela com pompa e circunstância a presença da Rainha D. Maria que não chegou a acontecer, talvez por boicote dos adversários de Vizela, para grande tristeza de todos.

1992 - É benzida pelo arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, a nova casa paroquial de S. Miguel das Caldas sendo pároco o P. Constantino Matos de Sá.

1852 - Vizela, toda engalanada, aguardava a visita da Rainha de Portugal D. Maria II, em Guimarães desde 15 de maio. A chegada a Vizela estava prevista para as 7 horas. Os vizelenses iam pedir à Monarca a criação do concelho de Vizela. Manobras de bastidores desviaram a rainha de Vizela e os vizelenses ficaram tristes.

1904 - Um grande incêndio destrói a sede e instrumentos da Philarmónica Vizellense de Joaquim Mendes Caldas (bisavô de Manuel Marques do ddV). Esta banda atuou em inúmeras festas e romarias e aos domingos à tarde no coreto do Parque das Termas.



1963 - É requerida a instalação de uma Bomba de Gasolina no passeio da rua Dr. Alfredo Pinto em confrontação com o jardim D. Maria do Resgate Salazar (mãe de Salazar, mais tarde o jardim recebeu o nome de Humberto Delgado e depois Manuel Faria).  A licença foi concedida e o posto de abastecimento funcionou até Vizela ser concelho. Surgiu uma Lei que impedia postos de combustível em cima de passeios e foi removido. O seu último proprietário foi António Gomes de Vizela.

1992 - Ricardo Oliveira entra na segunda parte do jogo Porto-Vitória de Guimarães, no Estádio das Antas, em partida de consagração de campeão nacional 1991/92 do FC Porto lançado pelo treinador Artur Jorge. Ricardo Oliveira foi (e é ainda) o primeiro vizelense, assim, a fazer parte duma equipa campeã nacional da I Divisão. No tempo que esteve em campo jogou ao lado de Vítor Baía, João Pinto, Fernando Couto, Aloísio, Paulo Pereira, Rui Filipe (f), Semedo, Jorge Couto, Domingos e Kostadinov. Substituiu Tozé.

2008 - Juvenis do FC Vizela regressam ao Nacional.

2012 - Abre na Praça da República a 2ª Feira de Qualificação de Vizela (Educação, Formação e Emprego) promovida pela Câmara Municipal em colaboração com a Escola dos Enxertos.



2014 - É fundado em S. Miguel um Núcleo de Antigos Escuteiros. É o Núcleo 58. Com Sede na Casa das Colectividades de Vizela. O vídeo mostra um acampamento nacional da FNA em Vizela.

2015 - O S. Paio de Vizela é campeão da Distrital da 1ª Divisão Serie C da Associação de Futebol (AF) de Braga e sobe à Divisão de Honra.


2020 - Último domingo com os restaurantes e cafés encerrados devido à pandemia covid-19.«Vamos reabrir o nosso espaço a 19/05/2020  com todas as normas e orientações estabelecidas pela Direção Geral de Saúde. Esperamos por si cliente e amigos com a compreensão das normas da Direção Geral de Saúde. Vamos todos cumprir. Até lá fiquem Bem» - escreveu o Café Universal e muitos outros. No total, o novo coronavírus matou até esta data 1.218 pessoas no país, sendo uma do concelho de Vizela.

NESTA DATA NASCERAM
 - Carlos Alberto Costa, professor, ex vereador municipal de Vizela pelo PSD, ex deputado municipal em Lousada e Vizela, candidato autárquico à Junta de Santa Eulália e Câmara Municipal de Vizela.


- Jaime Braga, Chefe do CNE de S. Miguel e director da As. Dadores Benévolos de Sangue.


1964 - Manuel  Mendes Vieira, ex autarca em Santa Maria de Infias (Vizelplantas)
1960 - Augusto Guimarães, Polopiqueco-fundador e cooperante da Rádio Vizela. 
- Paula Marques, escritora.
1951 - Fadista Manuel Pereira (Barateiro) .

-------------------------------------------------------------------------------------

HISTÓRIA
1852 - Retiraram-se de Guimarães em direcção a Stº Tirso, a rainha D. Maria II de Portugal, D. Fernando, o Príncipe Real D. Pedro V e o infante D. Luís. Os Vizelenses esperavam ter a honra de receber a visita dos membros, por petição que para isso fizeram, a fim de ter ocasião de lhes entregar duas representações, uma em que pediam que elevasse Vizela a Vila e outra a Concelho, com freguesias de Guimarães, Barrosas e Negrelos. Mas tiveram o desgosto de a visita não se realizar.
O JORNAL O PERIODICO DOS POBRES NO PORTO, a 31 de maio de 1852
escreveu assim no dia seguinte sobre tão grande desilusão dos vizelenses

Os moradores das duas freguesias das Caldas de Vizella S. Miguel e S. João desejosos porque SS. MM. e AA. vissem a riqueza d´aguas medicinaes que neste terreno há, dirigirão uma representação a S. M. que lhe foi entregue em Villa Nova de Famalicão, que S. M. se dignou acceitar tão sincero convite. Logo foi sabido nomearão uma commissão dos principaes moradores destas duas freguesias, a para presidente o Reverendo Abbade Miguel Joaquim de Sá, de S. Miguel das Caldas, cuja commissão além do trabalho nos preparativos havia de receber S. M. e dirigir-lhe a felicitação. Foram levantados quatro arcos desde a Botica até á Lameda, todos elles de bom gosto e trabalho, e dous no caminho para os banhos de Mourisco á ponte das Caldas. No meio da Lameda forão colocadas quatro cadeiras ricamente vestidas debaixo d´um rico docel, e n´um estrado elevado destinadas a SS. MM. e AA. para disfrutarem a deliciosa vista deste ameno sitio, e os demais bancos que formão o quadro do centro da Lameda forrados de damasco vermelho. Fizerão apromptar a linda casa de Vellemenso tapeada toda de baeta carmezim, e as portadas com damasco tendo também quatro cadeiras ricamente vestidas, e a sala destinada a SS. MM. e AA. descançar guarnecida de jarrões da índia e jarras com flores, as janelas todas embandeiradas e adamascadas. Ao entrar esperava a commissão com seu presidente e uma boa musica instrumental. Estavão já mais de mil pessoas que a esta terra havião affluido para verem e victoriarem a S.M., e de todos os caminhos que aqui condusem se via caminhar immenso povo. Os moradores como á porfia se esmerarão em alcatifarem a estrada e caminhos d´hervas aromáticas e flores, e os que tinhão janellas as adamascarão, e as mesmas casas térreas guarneverão as portas com cortinas; finalmente era uma verdadeira e espontânea festa.
A Câmara municipal havia dado ordem aos juízos eleitos para mandarem fazer a estrada que vai a Guimarães e alargar em alguns sítios, ficando agora uma belíssima estrada.
Mr. Wilby havia disposto um decente almoço com a delicadeza que lhe é própria e como permittem as poucas commodidades d´uma aldeã, mas mui agradável, principalmente pela linda vista da sua casa que muito havia de interessar a SS. MM. e AA., concorrendo as dilicadas maneiras de toda a sua família.
No dia 15 em que SS. MM. e AA. chegarão a Guimarães, foi o regedor desta freguesia em nome dos regedores e juízes eleitos entregar a S. Exª o Duque de Saldanha a participação de que aqui se achava tudo aprestado para a recepção da S. M. Exª recebeu com urbanidade informando-se do estado do caminho e o tempo que empregaria na jornada;
respondeu que a visita de S.M. teria logar hoje pelas sete horas da manhã; redobrarão os preparativos, e todos anciosos esperavão tão feliz momento; às horas precisas fizerão postar os foguetes que havião de dar signal, porém como os indivíduos encarregados não conhecessem, e vissem o ajudante Vasco Guedes com ordenança que se dirigia para a sua casa da Costa, derão o signal ao que repicarão as torres e subirão ao ar grande número de foguetes, porem chegando o subredicta ao logar da Pedra longa, e sendo tão crescido número de povo apinhado ancioso por victoriar S.M.; disse que S.M. já havia passado a Magdalena para baixo e que não vinha aqui! A desesperação manifestou-se em todos os semblantes, e a todos os indivíduos se ouvia dizer de que o Duque trazia S.M. enganada, e se estes povos tivessem alguma dedicação pelo Duque, toda perdia por este facto, tanto mais porque não houve participação official de que S.M. havia tomado outra deliberação. A música tocou constantemente o hymno da Rainha e d´Dl-Rei D. Fernando, e outras variadas peças; Forão levantadas vivas a S.M. a Rainha, A El-Rei e Família Real. Mr. Wilby convidou o presidente da commissão, alguns membros d´ella, e outros amigos para o almoço que havia preparado, sabindo todos que receberão esta honra penhorados pelas maneiras agradáveis da Snr. D. Sara Wilby e suas interessantes meninas; findo o qual tanto os convivas como a família vierão gozar á Lameda o fresco da manhã debaixo do arvoredo para ouvir a música e acompanha-la até á ponte das Caldas e diversos sítios aonde foi tocar, minorando desta sorte a impressão q havia causado nos ânimos de todos privados de receber a visita dos Augustos Viajantes."

FALECERAM NESTA DATA

2005 - Albina Domingas Ribeiro Barbosa   (S.Miguel)

2006 - Aníbal Ribeiro Natário (S.Miguel)
2010 - Maria da Encarnação (S. João)
2013 - Maria Conceição Araújo (S. Miguel)
2022 - Alexandra Sousa Monteiro (S. Miguel)

2022 - Rosa Jesus Teixeira Freire (S. João)

2023 - Prof. Fernando Pacheco (Madeira)
----------

Eventos históricos

1814: Assinatura da Constituição da Noruega.
2006: Afundamento do USS Oriskany.



Partilhar