23 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

.
1384 - É redigida a Carta régia de D. João I concedendo a Martim de Freitas, escudeiro do Rei, as Caldas de Vizela.

1909 - Nasceu José Mendes C. Guimarães (Padre Zé de Infias), pároco de Infias e Conde, falecido a 20 de Abril de 1985. Foi sepultado em Infias.

1974 - É fundado o Partido Popular Monárquico (PPM)  inspirado pelo municipalismo e pelo agrarianismo e defensor da restauração da monarquia em Portugal por Gonçalo Ribeiro Teles. Ambos com muita influência na luta de Vizela pelo seu Concelho.

1978 - Padre José Mendes Carvalho (Padre, Zé), festeja o seu 70⁰ aniversário e 40 de pároco em Infias.


1984 - Fernando da Costa Vieira (foto) oferece 50 mil metros quadrados de terreno no Lugar Monte da Porta para construção do Estádio do Futebol Clube de Vizela.

1984 - São eleitos os nos órgãos sociais do FC Vizela. Nas presidências: Carlos Alfredo Assis Santos (Direcção); Manuel Moreira Pereira (Assembleia) e Rui Manuel Braga de Sousa Oliveira (Conselho Fiscal).

1986 - Abílio José Correia Pimenta é reeleito presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela. Manuel Moreira Pereira e Armando da Silva Antunes são igualmente reeleitos presidentes da Assembleia e Conselho Fiscal respectivamente.


2004 - Manuel Monteiro, líder do Partido Nova Democracia (PND), visita Vizela para um contacto com a população.

2006 - José Armando Branco toma posse como 27º presidente da Direcção do FC Vizela.

2006 - O Grupo de Jovens de Infias  recebe a visita de representantes da Embaixada de Angola que vem agradecer a campanha "Meninos de Jamba".

2007 - Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes sagra-se Campeão Distrital Juniores da AF Braga (2006/07) com Rui Guimarães a treinador.

2007 - António José Ferreira da Cunha passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro de 1987.


2007 - Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália conquista a Taça da Associação de Futebol de Braga em futebol numa final que decorreu no Estádio Cidade de Barcelos. O CCD conta com duas taças da AFB uma conquistada sob o treinador Toninho Mendes (na foto sentado) e outra por João Fernando Freitas (com a Taça na mão) nos mandatos do Presidente Carlos Faria.

2011 - A convite da Comissão Administrativa do FC Vizela liderada por Eduardo Guimarães, reúnem no auditório dos bombeiros ex-presidentes e sócios honorários afim de discutirem a "salvação" financeira do Clube. Fica constituída uma Comissão de Apoio ao clube.

2021 - Câmara de Vizela liderada por Victor Hugo Salgado presta homenagem ao FC Vizela pela subida à I Liga.

NASCIMENTOS
- Jorge Formiga (empresário)

---------------------------------------------
NESTA DATA FALECEU
2012 - António Dias (Tagilde)
1995 - Francisco Ribeiro (S. Miguel)


Eventos históricos

1911: Inauguração da Biblioteca Pública de Nova Iorque


Partilhar