26 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

Os factos da história de Vizela



1963 - Com a receção ao Vila Real (7-2), o FC Vizela termina em 4º lugar a sua participação no Campeonato da III Divisão Série 1 apenas com seis equipas entre as quais o Chaves e Gil Vicente. O Famalicão foi o campeão de série.

1985 - I Divisão: FC Vizela perde em Vila do Conde com o Rio Ave por 2-0, jogo da penúltima jornada da I Divisão nacional.


1995 - Joaquim Duarte da Silva passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1962.

2012 - A equipa de juvenis do Desportivo Jorge Antunes conquista a Taça da AFB derrotando na final o Lordelo por 4-1. Toni, ex-guarda-redes do Desportivo, é o treinador da equipa vizelense.


2012 - Discordando da data, o CCD de Santa Eulália, presidido por Carlos Faria, não comparece à homenagem promovida pela Junta local, presidida por Joaquim Meireles, pela conquista do título de campeão da Divisão de Honra e pela subida à III Divisão Nacional. O sócio-fundador António Costa recebe informalmente o troféu a pedido do presidente da Junta para o entregar depois ao CCD.


2018 -  O CCD de Santa comemora 40 anos de vida. Carlos Faria é presidente. Foi fundado em 6 de Maio de 1978 por: António Pinto Lopes, João Nascimento (falecido), Joaquim Pereira da Silva, Bento da Silva Gonçalves, João da Silva Sampaio (falecido); José Pinto de Lima, Américo Salgado Pacheco, Eduardo Leite Faria, António da Costa Alves, Domingos Pinto Correia (falecido). 

2018 -  CCR de Montesinhos conquista Taça dos Campeões em Futebol Popular ao derrotar na final em Barcelos o Santa Cristina.

2020 - Número de infetados no concelho de Vizela com a pandemia covid-19 atinge os 162 doentes.

NESTA DATA NASCEU
1975 - Márcia Castro (Biblioteca Fundação Jorge Antunes).
1942 - Ernesto Coelho (antigo ciclista FC Porto casado com uma vizelense)
1950 - Artur Teixeira (Ourivesaria Ferreira)
- Cristina Costa (assistente técnica Câmara Municipal de Vizela)


FALECERAM NESTA DATA
2012 - Adelino de Sousa e Silva (S.Miguel)
2012 - Maria Justina da Silva Peixoto (S. João)
2009 - Albano Cândido (S. Adrião)
2020 - José Augusto Ribeiro Gonçalves (S. João)
2020 - Virgínia Rodrigues Mendes (Santa Eulália)

Eventos históricos

Nascimentos

DIA DE
Portugal - Feriado no ano de 2005, - Evento católico - (Corpo de Deus).
Brasil - Dia de Nossa Senhora de Caravaggio.
Portugal - Dia Nacional do Bombeiro.



Partilhar