Vizela apadrinhou lançamento das 7 Maravilhas

Na qualidade de vencedor na anterior edição (com o Bolinhol), Vizela esteve representada ontem pelo presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, na apresentação na RTP dos 140 finalistas regionais da edição 2020 das 7 Maravilhas® dedicado à Cultura Popular.


Com o foco no turismo interno, a Organização desafia os portugueses a experimentarem Portugal através de roteiros baseados nas eleições desde 2007 – está aí o País das Maravilhas!

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto. A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - SICAL, no prime-time da RTP.

"Para além da apresentação das próximas fases do concurso e da lista de 140 finalistas regionais, temos vindo a trabalhar numa ideia que permite aos portugueses conhecerem mais a fundo o nosso país, que como se sabe, faz-se de inesgotáveis maravilhas. Este é o momento indicado para lançarmos o País das Maravilhas, esperando que todos os vencedores e participantes nas 7 Maravilhas desde 2007 possam beneficiar de uma promoção acrescida das suas maravilhas e dos seus territórios, levando mais gente a todos os cantos de Portugal", palavras de Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “a RTP1 volta a associar-se às 7 Maravilhas® para uma nova viagem televisiva pelo país, pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região. No ano passado, com a competição centrada nos Doces de Portugal, conseguimos uma mobilização nacional popular excecional; este ano, a ambição é repetir o envolvimento dos portugueses em volta de elementos centrais da nossa identidade coletiva. É uma operação anual da RTP1 que envolve meios humanos e técnicos consideráveis, justificada pela oportunidade e pela enorme importância de revelar eventos e tradições, descobrir narrativas ou divulgar atividades singulares que fazem a diferença, de norte a sul, do mar à fronteira, da Madeira aos Açores”.

Para Catarina Furtado, “desde a primeira vez que a RTP me convidou para fazer parte da iniciativa 7 Maravilhas® que percebi que era muito mais do que um programa de televisão. Trata-se de uma promoção do melhor de Portugal em várias áreas, um aplauso para o país e os portugueses e um sucesso comprovado.”

Já José Carlos Malato considera que, “as 7 Maravilhas® são a forma mais autêntica de conhecer Portugal. As gentes, as histórias, a natureza, a gastronomia, os tesouros escondidos que devem ser conhecidos e vividos por todos. O maior evento televisivo promovido pela estação pública sobre a nossa cultura e o nosso país. E eu tenho o maior orgulho de fazer parte dele”.

O Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros:

Associação Portugal Genial
CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património
CNC - Centro Nacional de Cultura
Fundação INATEL
Joana Vasconcelos
Secretaria de Estado - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Turismo de Portugal


O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
A RTP é a Televisão Oficial.
SICAL é o Café Oficial.
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.



Sobre o País das Maravilhas®
www.opaisdasmaravilhas.pt

Partilhar