8 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA


1777 – Inicia-se a construção da Igreja (Velha ou Matriz) de S. Miguel das Caldas.

1865 - A Câmara Municipal de Guimarães, poucos anos antes da formação dos bombeiros de Vizela, envia para esta vila uma bomba de água para combater incêndios.

1884 - Camilo Castelo Branco, bastante doente, escreve ao seu amigo Eduardo da Costa Santos: «É-me impossível sair daqui. Não tenho forças. Tive aqui hoje uma sege todo o dia à espera de um raio de animação para ir a VIZELA, para onde já mandei criado e cavalo. Não pude levantar-me de uma cadeira depois que me vesti para sair. Não tento mais. Resigno-me a morrer sem tratamento de espécie alguma. Não me livro de uma paralisia nas pernas...».

1906 – Fica concluída a construção da Igreja de S. João das Caldas cujas obras se iniciaram em 1904.

1923 - Oficializado em 11 de setembro de 1925, o Sport Club de Vizela equipa vizelense que já existia em 1923.  Defrontou o Vitória de Guimarães no dia 08 de julho de 1923. As coisas não correram muito bem entre os adeptos do Vitória e os jogadores vizelense. Factos condenados pela imprensa da época e pela direção do Vitória, que, sem culpa alguma do que se passou, fez um pedido de desculpas dirigido aos jogadores vizelense.

1934 - O jornal Avizela publica os números de telefone dos serviços em Vizela em curiosa numeração. Os CTT tinham o 1, o Posto de Turismo o 5, O Hotel Cruzeiro do Sul o 8, a Farmácia Campante o 9, a Farmácia Alves o 14, Companhia dos Banhos (16), Hospital (18), Bombeiros (21), Médico Dr. Pinto  (23), advogado Manuel Bravo de Faria (25) e a GNR (28).

1965 - Uma comissão de vizelenses reúne-se no Café Casino Peninsular, na rua Dr. Abílio Torres em Vizela para falar sobre a restauração do concelho e dá corpo à formação do Movimento para a Restauração do Concelho (MRCV). O grupo foi formado por Manuel Campelos, Américo Oswaldo e Fernando Batista da Rocha.

1967 - Logo após a conquista do primeiro título de campeão nacional e subida à II Divisão, o FC Vizela realizou uma assembleia aberta no Patronato de S. João para aglutinar toda a vila à volta do clube. O cónego Albano teve um forte intervenção e entrou para sócio. Manuel Campelos presidiu à reunião que contou na mesa com o Padre João Freitas, Sérgio Capela e Domingos Vaz Pinheiro.

1984 - Lena D'Água canta com a Banda Atlântida no Parque das Termas no Festival da Juventude promovido pela Comissão de Festas de Vizela 84.

1984 - Clemente é o cabeça de cartaz das Festas de Infias cantando no Cruzeiro.
2000 - Abre ao trânsito a Circular a Vizela, artéria que liga a avenida José Sá e Melo ao Castelo com uma travessia sobre o rio. Das mais importantes vias pós-concelho.

2009 - Daniel Ramos, ex-treinador do Gondomar, assina contrato com o FC Vizela para a época 2009/2010.

2009 - Miguel Lopes anuncia a sua candidatura à presidência da Câmara de Vizela pela Coligação PSD/CDS.

2011 - Sócios do FC Vizela aprovam venda da sede do Clube para suprimir salários em atraso a funcionários e jogadores. Imóvel foi vendido por 110 mil euros, correspondente a 1/3 do seu valor estando o restante hipotecado ao BPI.

2016 - Baltazar Oliveira assume a presidência do Rotary Clube de Vizela substituindo no cargo Maria Resgate.


2017 - FC Vizela presta homenagem à equipa campeã da III Divisão em 1966-1967 e entrega emblemas de ouro a 48 associados e emblemas de diamante (75 anos de sócios) ao sócio nº1 Guilherme Teixeira e Alexandre Sousa.

2017 - Grupo de Reis da Casa do Povo lança livro de memórias.

2019 - Dora Gaspar, presidente do PS de Vizela e vereador da oposição na CMV, integra lista distrital de Braga de candidatos a deputados nas eleições legislativas de Outubro.

2021 - Sorteios ditam um Estrela da Amadora-Vizela para a Taça da Liga e um Sporting-Vizela na primeira jornada do campeonato da I Liga.
Na Gala da Liga, Álvaro Pacheco é eleito Treinador do ano da II Liga, Cassiano rei dos marcadores e Ivo recebe troféu fair-play.

2022 - Sofia Escobar, acompanhada pela banda da Sociedade de Filarmónica Vizelense, atua na Praça da República nas comemorações dos 650 anos do Tratado de Tagilde. Ler + aqui

2023 - Confraria de S. Bento das Peras, presidida por Xavier de Freitas, inaugura o Café S. Bento. Ler + aqui


NASCEU NESTA DATA
- João Vaz, Presidente Comissão Festas Vizela.
- Nelson Silva, ex-jogador e ex-treinador do CCD de Santa Eulália.
- Angelo Vaz, poeta vizelense a residir em Vila do Conde.

FALECEU NESTA DATA
2010 - Maria Fátima Cunha Dias (M. Cónegos)
2012 - José Luís Pinto Fonseca - Regilde
2020 - Maria Carmo da Costa (S. Eulália)
2021 - Rosa Jesus Lopes (Sta Eulália)
2021 - Clara Ribeiro Oliveira (S. Miguel)
2022 - Dora Pacheco (S. Miguel)
2023 - Maria Conceição Lopes Ribeiro (S.Miguel)

Eventos históricos



Partilhar