Rotários de Vizela com nova liderança

Transmissão de tarefas no Rotary Clube de Vizela ocorreu ontem à noite. Carlos Martins, à direita na foto, tomou posse como Presidente rendendo Xavier de Freitas. É o seus segundo mandato intercalado. O vice-governador rotário Paulo Teixeira na foto ao centro (ex-presidente da Câmara de Castelo de Paiva que se tornou bastante conhecido pela sua importante ação logo após a tragédia de 2001 da queda da ponte Hintze Ribeiro em Entre os Rios que vitimou 59 pessoas) esteve presente, bem assim como Agostinha Freitas vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vizela. A cerimónia decorreu em grandes medidas de segurança conforme estipula a DGS, não se registando por isso a presença de clubes externos e outros convidados estando presentes apenas cerca de 30 pessoas.

O clube rotário vizelense conta com um novo elemento, o arquiteto Filipe Costa (autor do projeto das obras em curso na Praça da República e jardim Manuel Faria), muito saudado nesta sua admissão proposta pelo ex-presidente Xavier de Freitas.

O presidente cessante disse que foi um enorme orgulho ter servido o RCV neste mandato, apesar de ter sido um mandato atípico face ao período que o mundo passa motivado pela pandemia.
Xavier de Freitas destacou a entrega de cinco desfibriladores (aparelhos de combate imediato a uma paragem cardíaca) ao Futebol Clube de Vizela SAD, aos dois Agrupamentos de escolas de Infias e Vizela e ao Mercado de Vizela pela sua proximidade com o multiusos onde se realizam espetáculos e a feira semanal, ao posto da GNR, à escola e à AIREV e aos Bombeiros, e a o empréstimo de 55 camas articuladas e 45 cadeiras de rodas a pessoas necessitadas entre outras ações.
Xavier lamentou não poder ter executado diversas iniciativas devido à covid-19 como a homenagem profissional e um encontro de universidades séniores em Vizela.
Na sala esteve presente a presidente do Lions Clube de Vizela, quem Xavier de Freitas saudou e salientou a boa colaboração entre os dois clubes vizelenses referência retribuída por Irene Costa e mais tarde também reconhecida por Carlos Martins no seu primeiro discurso como novo líder dos rotários.

Carlos Martins anunciou que a homenagem profissional à professora Conceição Lima, impedida de ser realizada no mandato anterior devido à covid-19, será promovida em janeiro próximo. De igual forma o novo presidente acentuou que o encontro de Universidades séniores em Vizela será realizado em momento oportuno pedindo para o efeito a colaboração de Xavier de Freitas e do reitor rotário Manuel Pereira e anunciou a compra de mais três desfibriladores para ofereceu às freguesias do concelho de Vizela (Santa Eulália, Santo Adrião e Tagilde-S.Paio) ainda desprovidas deste meio capaz de salvar vidas.

Momento sentido foi quando Carlos Martins evocou a memória de António Fernandes destacado rotário e ativo vizelense falecido em Fevereiro do presente ano.
O empossado presidente do RCV, apresentou dois vídeos, no primeiro com testemunhos de pessoas e entidades que salientaram o papel dos rotários e os seus setores na comunidade vizelense como o apoio à AIREV (entidade que nasceu no seio do RCV); Banco de Cadeiras de Rodas e Camas Articuladas; Curso de Alfabetização; Universidade Sénior; Bolsas de Mérito Escolar e Reconhecimento Profissional (onde surgiu o jornalista Hélder Silva a falar da importância que atribuiu à homenagem que o RCV lhe promoveu).
O segundo vídeo apresentava imagens profundas do sentir Vizela (com uma montagem e texto perfeitamente elaborados era impossível deixar alguém que goste de Vizela indiferente) e resumia à mensagem que Carlos Martins quis deixar a todos e será lema para este seu mandato: O ROTARY ABRE OPORTUNIDADES.


Paulo Teixeira e Agostinha Freitas salientaram a importância do Rotary Clube de Vizela na comunidade desejando  as maiores felicidades para este mandato que tem Carlos Martins como timoneiro.





Mensagem de Carlos Martins, Presidente do Ano Rotário 2020-2021:

O Rotary Abre Oportunidades

Um clube rotário cria oportunidades de servir, procurando participantes ativos, envolvidos em projetos com sentido, para que os Valores de Rotary se manifestem em soluções, sejam elas de proximidade ou afastadas.
A Prova Quádrupla é o fio condutor e ajuda-nos a tomar decisões concretas. Ser rotário é estar em contínua interrogação, sobre o que fazemos ou dizemos. Ser rotário é questionar se o comportamento é correto, se é importante para todos. Ser rotário é vivenciar a dúvida de estar preparado para o futuro, em contínua avaliação da qualidade da tarefa individual.
Um rotário tem uma visão do que o rodeia e declara-se vinculado a essa forma de estar. É entrar em ação, para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e em todo o mundo.
A base de Rotary está no companheirismo entre os seus associados. Um pin rotário identifica o seu portador como uma pessoa de princípios saudáveis, que está comprometido com a sua comunidade e com todos os que procurem dar de si.
Ser rotário é Abrir Oportunidades.

Partilhar