11 de AGOSTO as DATAS da HISTÓRIA


1881 - "Resolvi ir para Vizela a fim de ver com os banhos combato as dores da Espinha" - Camilo Castelo Branco in carta enviada ao Visconde de Ouguela.




1842 — "Na noite deste dia, no sítio de Pedra Longa (traseiras doa atual quartel dos Bombeiros), onde partem as freguesias de S. Miguel e S. João, proximidades de Guimarães, (Caldas de Vizela), apareceu morto, de tiro, um façanhoso ladrão e assassino, por nome João da Costa, antigo terror daquelas vizinhanças; todo o espólio que junto ao cadáver se encontrou, foram uma cabaça com vinho e, num saco, uma galinha e quatro frangãos. Todos os que puderam o foram ver, não ainda sem um resto de terror, e dando muitas graças a Deus de haver desassombrado as suas terras daquele javali. A mão desconhecida do seu vingador, foi geralmente abençoada". 

- Revista Universal Lisbonense, nº 47.


1880 — Alvará régio aprovando os estatutos com que pretende fundar-se a sociedade anónima de responsabilidade limitada com a denominação de Companhia do Caminho de Ferros de Guimarães, tendo por fim especial tomar a si, com todos os direitos e obrigações, a concessão feita por decreto de 16 de Abril de 1879, a António de Moura Soares Veloso e ao Visconde da Ermida, para a construção de um caminho de ferro entre S. Martinho de Bougado e Guimarães, por Santo Tirso e Vizela.



1881 - "Resolvi ir para Vizela a fim de ver com os banhos combato as dores da Espinha" - Camilo Castelo Branco in carta enviada ao Visconde de Ouguela.

1891 — O Bispo de Beja, D. António Xavier de Sousa Monteiro, que há tempos se achava a banhos em Vizela, visita a cidade de Guimarães e os seus principais monumentos e estabelecimentos, janta em casa do Conde de Margaride e retira-se novamente para Vizela.



1905 -  O jornal Echos de Vizella mostra o seu regozijo pela pipa que rega a térrea rua Dr. Abílio Torres ter passado a ponte nova em direção à rua de Mourisco.


1908 - O jornal Diário Ilustrado (de Lisboa) escreve que Camilo Castello Branco partiu para as Caldas de Vizela onde já se encontra também o Arcebispo Primaz.

1998 - Paulo Pinheiro toma posso como presidente do FC Vizela. O médico Salgado Almeida assume o Departamento Juvenil do Clube.

2007 - André Sardet actua nas Festas de Vizela.

2009 - Mais de meia centena de elementos do Bloco de Esquerda desistem de concorrer às eleições autárquicas em solidariedade com José Manuel Faria anunciado cabeça de lista preterido.

2009 - António Macedo assume presidência da União Cultural e Desportiva de Santo Adrião de Vizela.
2010 - FC Vizela homenageia postumamente no jogo Vizela-Trofense o ex-dirigente José Leite Dias de Freitas, falecido a 31 de Maio de 2010, grande amigo de Vizela. 
Vizela venceu jogo (1-0) e Taça que foi entregue pela viúva Rosa Maria Freitas na companhia do Presidente da Câmara de Vizela.

2011 - Apresentada na sede Municipal, ao presidente da CMV, Dinis Costa, a fanfarra e grupo de majoretes da Associação Família Peixoto, no decurso das Festas de Vizela 2011.

2011 - O cantor Johnny Abreu actua nas Festas de Vizela 2011.

2012 - Taça Amizade integrada nas Festas de Vizela, joga-se FC Vizela CCD Santa Eulália, Taça em homenagem ao ex-presidente do Vizela (em 1974) Guilherme Teixeira, sócio nº 1.

2014 - Conjunto vizelense MLJ4 reaparece em espetáculo nas Festas de Vizela.


2016 - Conjunto vizelense King's reaparece nas Festas de Vizela.

2018 - É lançada a primeira pedra do Complexo Desportivo de Infias que engloba campo de futebol com relvado sintético, bancada e balneários. Presentes os presidentes Victor Hugo Salgado (Câmara), Francisco Vilela Correia (Junta de Freguesia) e Rui Oliveira (CCRRB de Infias). 


2018 - Segundo dia das Festas de Vizela com o multiusos repleto (fala-se em 10 mil pessoas) na autuação dos humoristas Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.

NESTA DATA FALECEU
2008 - Emília da Costa Madureira


Eventos históricos

Partilhar