5 de Agosto as Datas da História

Luta de rua de Vizela pela restauração do concelho teve no dia 5 de agosto de 1982 o seu maior envolvimento.

1880 - O Ministro das Obras Públicas defere um requerimento apresentado pelos representantes da Companhia do Caminho de Ferro do Bougado por Santo Tirso e Vizela a Guimarães, modificando a concessão feita por decreto de Abril do ano anterior e permitindo a dita linha férrea com via estreita, nas condições que a baixavam por este novo decreto 

1905 - Depois de tocar a sineta no quartel dos Bombeiros de Vizela era obrigatório o sacristão da igreja de S. João tocar o sino a rebate para se fazer ouvir mais longe. Este esqueceu-se de o tocar num grande incêndio que deflagrou neste dia e gerou-se alguma revolta notícia nos jornais da data.

1982 - A luta de Vizela regista uma das maiores batalhas campais de sempre em todo o país entre a GNR (cavalaria) e populares.

1996 - São promovidas pelo Notícias de Vizela as comemorações do 5 de agosto com intervenções de Manuel Campelos, Abel Pinto, José Manuel Faria,  Camilo Oliveira... A música esteve a cargo do cantor Dino Freitas e Francisco José ambos de Guimarães. 

1997 - Evocação ao 5 de Agosto no jardim Manuel Faria com intervenções de Francisco Ferreira, Abel Pinto (Noticias de Vizela), Dinis Costa (PS), Abílio Meneses (PS), José Manuel Faria (CDU), Manuel Campelos (MRCV) e José Manuel Couto ("A Pesada").

2006 - Toni Carreira actua no Multiusos-Vizela num espectáculo pago promovido pela UDC de Santo Adrião. A afluência de público foi fraca.

2006 - Padre José Luís Borga actua nas Festas de Santa Eulália-Vizela.

2010 - Morre Fernando Barbosa, presidente do FC Vizela em 1976.



2011 - A Câmara Municipal de Vizela presta homenagem a todos que lutaram pela criação do Concelho descerrando placa evocativa na Marginal Ribeirinha.


2012 - É inaugurada a "Alameda Ribeirinha 5 de agosto de 82" colocando a Câmara, desta forma, um ponto final às comemorações dos 30 anos do "5 de agosto". O momento foi ainda aproveitado pela autarquia para entregar um quadro com imagens do passado dos elementos do Movimento "A Pesada".

2016 - Pela primeira vez uma Comissão Pró 5 de Agosto oficializada e com estatutos, promove dois dias de evocações junto ao Largo da Estação.

2017 - A Associação 5 de agosto, presidida por Júlio Brito, organiza imponentes comemorações do 5 de agosto com um monumental cortejo alusivo à data.



2020 - Câmara de Vizela promove manifestação pacífica em frente à ETAR de Serzedo contra a poluição do Rio Vizela.

NESTA DATA NASCEU...
1983 - Williams, jogador do FC Vizela em 2007/08 e 2008/09

FALECEU NESTA DATA
2013 - Tomás de Faria (SM Conde)
2010 - Fernando Barbosa Alves Abreu (Ex-presidente do FCV)
2014 - Eduardo da Costa (Santo Adrião)
2022 - Maria Jesus Vaz Azevedo (S.Adrião) 
2022 - Maria Belém Pereira Cunha (Moreira)

Eventos históricos

2016: Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro






Partilhar