Arrancam imagem de Cristo do cemitério de Moreira e deixam-na na rua

O cemitério da Vila de Moreira de Cónegos, datado de 1913, foi novamente vandalizado. Trata-se de um Campo Santo muito cuidado pelo Junta presidida por António Brás e com as medidas de segurança necessárias, todavia há quem, como os símios, seja capaz de saltar as vedações e profanar jazigos chegando ao cúmulo, neste último caso ocorrido durante esta madrugada, de arrancarem de um jazigo uma imagem de Cristo e lançá-la no meio da rua no meio do lixo e de outros pertences profanados. Todos sabem o que isto representa para todos, sobretudo para as famílias. GNR foi alertada e promete aumentar as rodas.

O Presidente da Autarquia, António Brás Mendes Pereira deixa o seu desabafo com profunda tristeza:
Na madrugada de ontem e com o nosso Cemitério fechado, alguém sem escrúpulos subiu as grades, entraram e arrancaram um Cristo de um Jazigo de Família e deixaram-no chão no exterior !
Esse, tipo que terá um nome como os demais, é muito menos que o acessório que o acompanhava, copos e garrafas partidas, são a confirmação do que ele é: Lixo...
A Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, logo pela manhã foi ao Cemitério e confirmou a triste ação de um indivíduo menor. Chamamos GNR e pronto se dispôs para também participar na garantia de segurança ao nosso maior espaço de memórias...vão aumentar as rondas neste Sítio.
Estamos de igual modo sentidos como os que se sentiram feridos, como no local verificamos a profunda tristeza da Família.
Nesse espaço, a Junta de Freguesia, tem verificado pelas manhãs uns excessos de garrafas pelo chão.
Todos devemos continuar a fazer com que: " Moreira de Cónegos é uma terra de sonho onde dá gosto viver..."
Não vamos deixar que alguém com nome e que até fala ! - denegrida as nossas Memórias nem a nossa Terra.» - refere o Presidente da Junta.

Partilhar