10 DE SETEMBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

2002-Foi inaugurada a Igreja de Infias.

1905 - Prossegue o alargamento da Ponte D. Luís na Rua Dr. Abílio Torres sobre o rio Vizela.

1959 - No salão da Casa do Povo é eleito presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela o Dr. Amílcar. José Luís de Almeida é eleito presidente da assembleia-geral e Alberto Rates de Sousa Brites, presidente do Conselho Fiscal. O mandato é de um ano.

1967 - Ao comando de José Silveira, o FC Vizela inicia a sua primeira participação no Campeonato Nacional da II Divisão vencendo em casa o Gouveia por 6-1. Na jornada seguinte o Vizela perdeu na Covilhã (1-0).

1977 - O FC Vizela é eliminado da Taça de Portugal (1977/78) no campo Agostinho de Lima ante o Salgueiros com quem perdeu por 1-5.

2002 - É inaugurada a Igreja de Santa Maria de Infias. Templo moderno, inspirado nas normas saídas do Concílio Vaticano II. De arquitectura sóbria, bastante confortável, não apresenta altares laterais no seu interior, todo voltado para o altar-mor.
Mérito na sua construção ao Padre Adelino Rosas e ao povo infiense sobretudo. Custou 280 mil contos e tem capacidade para 800 pessoas.

2017 - Associação Família Peixoto, presidida por Anselmo Peixoto, comemora dez anos de existência.

2021 - Morre, aos 81 anos, o ex-presidente da República, Jorge Sampaio, autor da assinatura do diploma que consagra o novo concelho de Vizela. Câmara de Vizela e partidos emitem notas de pesar. Campanha das Autárquicas 2021 é suspensa durante três dias. Ler mais aqui.

2021 - Devido à morte de Jorge Sampaio fica anulada para este dia a presença em Vizela do ministro socialista das infraestruturas, Pedro Nuno Santos num comício mega jantar do PS, na Quinta Del Rei em Santa Eulália.

NESTA DATA NASCEU
1955 - Alexandre Pereira, locutor da Rádio Vizela.

NESTA DATA FALECERAM
2018 - Maria Rosa de Freitas Gonçalves (Nespereira)
2019 - José Martinho Fernandes Salgado (S. Faustino de Vizela)

2020 - Beatriz Duarte Bento (Sto Adrião)

Temas nacionais e internacionais

 Eventos históricos

1960: Abebe Bikila vence a maratona olímpica de Roma

Partilhar