Postal Ilustrado de Vizela (12)


Igreja Paroquial de S. João das Caldas - 1912 Porque a anterior Igreja - que se encontrava neste mesmo local e que tinha sido trasladada em 1725, do Lugar do Paço - se achava pequena, principalmente na época balnear, foi decidido construir a actual, construção essa que teve início por volta de 1902, estando totalmente concluída, nos finais de 1908, sendo que uma das últimas facturas que se podem consultar, diz respeito ao corrimão das escadas de acesso ao coro. 

Nas Memórias Paroquiais de 1758, assinadas pelo Abade João Velloso da Praça, pode ler – se: “A igreja desta freguesia, que é de uma só nave, está imediata à residência. A ponte das Caldas se descobre não só do seu adro, mas também do interior dela. Há tradição entre os moradores de ter estado antigamente no sítio do Calvário, no centro da freguesia. O seu orago ou padroeiro, é o maior dos santos, o glorioso S. João Baptista, cuja sagrada imagem se venera no altar maior da parte da Epístola, venerando-se também, no mesmo altar, da parte do Evangelho, a imagem do Menino Deus, e no sacrário se acha, ainda que oculto, exposto à veneração dos fiéis, o Augustíssimo Sacramento”. 

Na actual e após as obras de restauro, beneficiação e ampliação (o que veio dar muito mais conforto aos fieis que todos os Domingos enchem este templo) nunca é demais referir o seu riquíssimo Altar-mor, com retábulo em talha dourada, com anjos ladeando o trono central. Este postal adquiri-o na Loja de Cartofilia António Gonçalves, na Rua do Crucifixo em Lisboa e custou a módica quantia de 2400 escudos-

JÚLIO CÉSAR FERREIRA 

DO MESMO AUTOR

Bilhete Postal Ilustrado (11) Edifício Torres Soares

Bilhete Postal Ilustrado (10) Ponte D. Luís

Bilhete Postal Ilustrado (09) - Hotel Sul Americano 1910

Bilhete Postal Ilustrado (08) - Largo da Alameda  1910

Bilhete Postal Ilustrado (07) - Parque das Termas 1910

Bilhete Postal Ilustrado (06) - Praça do Mercado

Bilhete Postal Ilustrado (05) - Igreja de S. Miguel

Bilhete Postal Ilustrado de Vizela (04) - Estação da CP

Bilhete Postal Ilustrado de Vizela (03) - Bairro do Mourisco

Bilhete Postal de Vizela (02) - Rua Dr. Abílio Torres

BILHETE POSTAL ILUSTRADO (01) - Rua Joaquim Pinto, 1901

ENTREVISTA
JÚLIO CÉSAR "Continuo a procurar postais ilustrados de Vizela"


Partilhar