Reinaldo Teles (1950-2020) era Padrinho da Casa dos Dragões de Vizela e o seu filho foi jogador do FC Vizela

Um dos mais conhecidos dirigentes de Portugal faleceu ontem aos 70 anos de idade no Porto após graves problemas de saúde. Reinaldo Teles foi homenageado pelos Dragões do Vale do Vizela há mais de dez anos tendo estes atribuído o seu nome a uma sala da sede situada na rua Ferreira Caldas em Vizela.

Reinaldo Teles era sócio honorário de padrinho da Casa dos Dragões do Vale do Vizela. Na sede há uma enorme moldura com a sua fotografia. O Presidente da Casa do Dragões, António Neto, disse ao ddV que face à pandemia não vai ser possível prestar a homenagem que pretendiam à memória de Reinaldo Teles: «Infelizmente nem podemos estar presentes nas cerimónias fúnebres. Estamos a recolher todas as fotos que temos da sua passagem pela nossa Casa, da qual era padrinho e sócio honorário, e vamos difundi-las nas redes sociais. Estamos tristes porque perdemos um grande amigo e o FC Porto um grande dirigente» - disse António Neto.


No dia 21 de janeiro de 2010, o FC Porto representado por Pinto da Costa, Reinaldo Teles e Fernando Gomes (bi-bota de ouro) e outros dirigentes foi recebido por Dinis Costa, na sede da Junta de Turismo de Vizela (fotos), estando o Presidente da Câmara Municipal de Vizela ladeado pelo falecido Manuel Campelos, cidadão honorário de Vizela e amigo pessoal de Pinto da Costa, por João Polery, à data presidente do FC Vizela e por Dora Gaspar, à data vereadora do desporto da CMV, Miguel Lopes, vereador do PSD e por António Neto, presidente da casa dos

Dragões do Vale do Vizela entre outras figuras de Vizela. A visita deveu-se à inauguração do auditório da Casa dos Dragões a quem foi dado o nome de Auditório Pinto da Costa. Reinaldo Teles esteve presente e terá sido a última vez em atos públicos em Vizela.
Reinaldo Teles era reconhecido como um homem de poucas palavras e de mais de acções e nas suas declarações ao Digital de Vizela revelou que tinha um carinho especial por Vizela terra onde tinha muitos amigos.

O seu filho Reinado foi jogador do Futebol Clube de Vizela em 2003-2004 e foi neste clube que terminou a sua carreira de futebolista. Tem atualmente 40 anos, jogava como defesa central e era duma cordialidade fantástica.


Reinaldo Teles faleceu esta quarta-feira, aos 70 anos, vítima de covid-19. O histórico dirigente do FC Porto, recentemente reeleito para a administrador da SAD com um cargo não-executivo, estava internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto.

"Natural de Paços de Ferreira, Reinaldo Teles ingressou no FC Porto enquanto atleta do boxe e aí alcançou diversos títulos nacionais que integram o vasto palmarés azul e branco na modalidade. Em 1979, deu por terminada a carreira de pugilista e tornou-se dirigente da secção para, três anos depois, graças à chegada Jorge Nuno Pinto da Costa à presidência do emblema da Invicta, se transferir para o departamento de futebol e ocupar o cargo de diretor adjunto. Ascenderia à liderança do departamento em 1988. No final de 1989 recebeu o Dragão de Ouro para dirigente do ano, em 1994 foi distinguido com o estatuto de sócio honorário do FC Porto e em 1998 surgiu a condecoração com o Dragão de Honra. Desde então, Reinaldo Teles, integrou o leque de administradores da SAD e do clube portista e, lado a lado com o amigo e presidente Pinto da Costa, contribuiu para as imensas vitórias portistas que engrandecem as vitrines da instituição tripeira", recorda o FC Porto. 

FUNERAL

"As cerimónias fúnebres de Reinaldo Teles  terão lugar esta sexta-feira em diversos locais da cidade Invicta", informou o clube azul e branco. Às 9.30 horas, o corpo sairá do Hospital de São João rumo à Igreja do Bonfim onde, às 11 horas, se celebrará uma missa exclusiva à família de Reinaldo Teles. 

"De seguida, a viatura fúnebre fará o trajeto até ao Estádio do Dragão para que seja cumprido um minuto de silêncio em homenagem ao adepto, associado, atleta, seccionista, diretor, vice-presidente e administrador com mais de meio século de ligação ao emblema portista. O momento simbólico terá lugar junto à porta 1 do Estádio do Dragão, local onde habitualmente se realiza o hastear da bandeira nas cerimónias de aniversário do FC Porto", acrescenta o clube. 

O corpo de Reinaldo Teles seguirá para o Cemitério do Prado do Repouso. 


Partilhar