Segunda-feira regressam as vacinas antirrábicas


No seguimento do Plano de Contingência, a Câmara Municipal de Vizela suspendeu a realização da Campanha da Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica Municipal, contudo, tendo em atenção a evolução da situação epidemiológica neste Concelho, assim como o Plano de Desconfinamento do Governo, a Câmara Municipal de Vizela retoma a Campanha da Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica Municipal, a partir do dia 19 de abril, salvaguardando, contudo, as medidas de precaução sanitárias obrigatórias relativas à COVID-19, a saber: - É obrigatório fazer marcação antecipada, através da linha telefónica da Câmara Municipal de Vizela ou pedindo ajuda nas Juntas de Freguesia; 

- É obrigatório o uso de máscara pelo detentor do animal; - É obrigatória a desinfeção das mãos antes e depois da realização dos atos; - É obrigatório manter o distanciamento social e a etiqueta respiratória. - Os detentores dos animais devem fazer-se acompanhar de cartão de cidadão e dos documentos que possuam do animal. 

O desrespeito por estas regras será motivo para não poder usufruir do serviço. De destacar que a Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica é agora efetuada no veículo de socorro móvel animal, inserido no programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes. 

O atendimento é efetuado individualmente no interior do novo veículo de socorro móvel animal, com condições físicas semelhantes a um consultório, melhorando substancialmente a qualidade no serviço. Para enorme benefício dos munícipes, a periodicidade da campanha, que era anteriormente mensal, é agora semanal (1 vez por semana - 48 vezes/ano) no centro urbano (S. Miguel e S. João), e anteriormente anual, é agora mensal (1 vez por mês - 12 vezes/ano) nas restantes freguesias, nos dias e horas indicados no calendário em anexo. 

Assim, o novo veículo apoia na Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica, através da deslocação às freguesias – 1 vez por mês (12 vezes/ano) e ao centro urbano – 1 vez por semana (48 vezes/ano). 


Partilhar