Ponte faz 150 anos. Novo gradeamento colocado amanhã


 Ponte D. Luís I foi construída em 1871, há 150 anos. Durante muitos anos a data da construção desta travessia do Rio Vizela esteve oculta por vegetação (hera) e mesmo depois disso não é de fácil leitura já que enormes tubagens colocaram sombra sobre a mesma data de 1871 gravada ao cimo do arco.

Esta terça e quarta feira a Câmara Municipal de Vizela vai colocar um novo gradeamento.


Graças ao DroneVizela e a pedido de Júlio César Ferreira foi possível descobrir a data da ponte. Que, certamente, a maioria dos vizelenses nunca viu. A olho-nú é agora parcialmente visível, debaixo para cima, junto à piscina das Termas. A solução para a data ficar mais visível, para além duma lavagem, seria a deslocação das tubagens, que se presume conduzam água, mas aqui fica a pergunta: desloca-las para onde?


Um século e meio de vida, 150 anos, é uma idade respeitável e data a assinalável.



Depois de recentemente receber um novo piso, a Ponte D. Luís I (conhecida por Ponte Nova por ser posterior à Ponte Romana), vai receber um novo gradeamento, numa semana em que será inaugurada também a Ponte da Aliança em Tagilde-S. Adrião.


Mensagem de Júlio César ao ddV

A foto que envio, onde é visível a data, foi obtida por DroneVizela, do nosso amigo Miguel Leão Ferreira, que fez esta e mais algumas a meu pedido, para ficar com provas cabais da data.
Por sua vez e porque a verdade deve ser,  sempre, dita, quem me chamou a atenção para esta inscrição ( que confesso, desconhecia) foi o Gabriel Machado, o Biel, que foi jogador noutros tempos do FCVizela.

Partilhar