5 de NOVEMBRO as DATAS da HISTÓRIA

1888 - Fica concluída a Escola da Rua Joaquim Pinto.


1888 - Fica concluída a escola da rua Joaquim Pinto. O custo da obra foi estimado em seis contos de réis (30 euros), importância avultada para a época. O Poder Central participou com 2.950.réis e a comissão com criatividade e dinamismo, conseguiu o restante, recorrendo a subscrições entre os hotéis e realizando um monumental bazar no Parque das Termas para o qual foram conseguidas 1200 prendas para sorteio e sendo algumas de grande valor. É das Escolas mais antigas do País.

1835 - A freguesia de Santo Adrião de Vizela tem uma história que passa por quatro concelhos diferentes. Pertenceu a Guimarães até 1835, ano em que passou a integrar o concelho que foi estabelecido na circunscrição do julgado de Barrosas, então criado. Com a extinção do concelho de Barrosas, em 1852, foi englobado, no ano seguinte, no de Felgueiras, a que pertenceu até à instituição do concelho de Vizela, em 1998.

1965 - O Campo Agostinho de Lima é ampliado com os vizelenses unidos mantendo mãos à obra. O comendador Joaquim de Sousa Oliveira patrocinou a compra dos terrenos.

2001 - Encerram repentinamente as Confecções Caravela na rua Pereira Reis em S. João das Caldas deixando no desemprego 150 operárias

2006 - Nova bancada do FC Vizela é utilizada pela primeira vez (no jogo com o Gil Vicente, 0-1). Dois dias antes a Liga de Clubes esteve no Estádio para vistoriar a obra e deu parecer positivo à utilização. 


2016 - Filarmónica Vizelense lança terceiro cd com músicas de Joaquim Chicória em simultâneo com um novo fardamento e a inauguração da renovação do Salão Museu dos Bombeiros de Vizela, nomeadamente a sua requalificação arquitetónica do interior. É descerrada uma placa com os agradecimentos a José Pires, Filipe Costa, Antero Ferreira e Márcia Castro.

2016 -  Os associados do FC Vizela, da II Liga de futebol, aprovam em assembleia-geral a entrada da Seca Corporate no capital social da SAD, que aumentou de 200 mil para um milhão de euros. Diogo Godinho é o presidente da SAD.
No âmbito das condições do acordo parassocial entre o clube e a sociedade investidora, ficou definido que a SAD pagará uma verba anual ao clube pelo aluguer do estádio, passando este a ficar apenas com 60 por cento das receitas anuais de quotização. Do milhão de euros que resulta do aumento do capital social da SAD, informou Eduardo Guimarães, "700 mil euros serão investidos na requalificação das instalações - obrigatórias pelo facto do Vizela estar agora a disputar o campeonato profissional da Liga - enquanto os restantes 300 mil irão ser aplicados na amortização do passivo do clube". 

2022 - Vizela perde em casa com Arouca (0-1) em jogo da 12ª jornada da I Liga. Treinador Álvaro Pacheco.

2022 - Comandante Paulo Félix é agraciado pela Liga dos Bombeiros Portugueses no decurso de um seminário promovido pela Real Associação. Ver aqui 


NASCEU NESTA DATA
1960 - Luís Pinheiro (JV Pinheiro). Faleceu em 2018.
1951 - Alfredo Rodrigues (bancário)

FALECEU NESTA DATA

1999 - José de Almeida - Patego (S.Miguel)
2000 - Júlio Custódio Costa Henriques (S. João) 

2002 - Josefina Teixeira - (Hotel do Padre)

2008 - Eva Maria Cruz Castro Vale (S.João)
2009 - Artur (da Luz) da Costa (S.Miguel)
2012 - Maria Alzira Fernandes Silva (S.Paio)
2012 - Mónica Cristina Vila-Real (Vizela)
2018 - António Joaquim R. Almeida (S.Miguel)

1997 - Avelino Miranda (S.Miguel)

2021 - Leonor Oliveira (M.Cónegos) 

2022 - José Francisco Ferreira Lima (S.João).

2023 - Maria Emília Marques Silva (Tagilde)

Eventos históricos



Partilhar