24 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA



1878 - Decorre no adro da igreja de S. João um bazar de angariação de fundos para os bombeiros  de Vizela que rende 600 mil reis (3 euros). Na imagem a Igreja Velha de S. João em quadro a óleo da coleção de Adelino Campante herdado do seu tio avô, Boaventura da Costa Caldas .

1904 - Até 30 de setembro começa a vigorar ao domingo um comboio especial entre Vizela e Guimarães às 23 horas, facilitando assim às pessoas e familiares de Guimarães que pretendiam demorar-se em Vizela nas termas com as pessoas das suas relações...ou nos casinos vizelenses.
1915 - A Comissão dos festejos realizados nesta data em Vizela envia nota de agradecimento ao famoso publicista Raúl de Caldevilla por ter elaborado a publicidade das festividades.
Raúl Caldevilla passada férias em Vizela na Casa do Cerrado na rua Fonseca e Castro. Os seus desenhos serviram de genérico de muitos filmes portugueses. 


1967 - Realiza-se o sorteio do Campeonato Nacional da II Divisão (Norte) onde vai participar o Vizela pela primeira vez. O sorteio dita a receção ao Gouveia na primeira jornada. No sorteio da Taça coube ao Vizela receber o Tirsense clube militante na I Divião Nacional. José Silveira é o treinador vizelense.

1974 - A Tasca do Trincolé era uma referência de Vizela pelos vinhos, petiscos e convívio. Foi demolida para dar lugar à construção do edifício dos Correios de Vizela (CTT). A sua demolição mereceu honras jornalísticas.

1996 - Joaquim Pereira assume o seu segundo mandato de Presidente da Direcção da Associação Desportiva S. Paio Sport Club (Vizela). Joaquim Oliveira batista preside à Assembleia e António Salgado de Oliveira ao Conselho Fiscal.

2010 - Grupo Folclórico de Santa Eulália-Vizela organiza o seu 27º Festival Internacional de Folclore com a presença de grupos da Alemanha e Brasil.



2012
- Realiza-se o funeral de Alberto Machado, vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela.
A autarquia de Vizela decretou três dias de luto, com a colocação da bandeira do município a meia haste, como sinal de pesar pela morte deste vizelense vítima de doença. Os serviços da Câmara estiveram encerrados para o funeral. Foi a sepultar em S. Tomé de Negrelos.

2018 - Câmara de Vizela vota regulamento do "Lojas Com História" onde prevê premiar as lojas mais antigas e pitorescas do Concelho.


2020 - Tomam posse os novos órgãos sociais do CCD de Santa Eulália com Carlos Faria a renovar mandato na presidência da Direção.
2021 - No primeiro jogo oficial da época, o Vizela, treinado por Álvaro Pacheco, é eliminado da Taça da Liga em casa do Estrela da Amadora por 2-1.
2022 - Clube Turístico e Desportivo de Vizela celebra 70 anos de vida. Ver aqui
2022
- Paco Bandeira canta no 'Vizela em Festa' na Marginal Ribeirinha acompanhado pela banda da SF Vizelense. Ver aqui 

FALECEU NESTA DATA
1998 - Domingos Duarte  Peixinho (S. Miguel)
2008 - Sandra Marisa da Silva Azevedo (Lustosa)
2011 - Adelina Teixeira Rompante (Vila das Aves)
2011 - Deolinda Pereira
2021 - José Maria Meireles Sampaio (Tagilde) 
2023 - Joaquina Leite Silva (Tagilde)

NACIONAL E INTERNACIONAL

Eventos históricos

1911: Redescoberta de Machu Picchu
1950: Início das operações em Cabo Canaveral

Partilhar