9 de AGOSTO as DATAS da HISTÓRIA



 1881 - - Verifica-se um acentuado crescimento na abertura de lojas comerciais em Vizela passando de de 36 nesta data para 130 no ano de 1906.

1876 - Uma Comissão Promotora começa a pedir donativos para comprar material que pudesse servir uma corporação de bombeiros em Vizela.


1904 - Na passagem do primeiro aniversário da coroação de Sua Santidade o Papa Pio X houve festejos em S. João e S. Miguel das Caldas, com a banda Vizelense de Joaquim Mendes Caldas,  estando presente o arcebispo de Braga, aqui hospedado, D. Manuel Batista da Cunha +. 

1908 - No decurso do cortejo Batalha das Flores as duas filarmónicas de Vizela, conhecidas pelas Banda Velha e Banda Nova, desataram em acesa pancadaria onde serviu de tudo para bater inclusive os instrumentos musicais. De Guimarães foi encaminhada policia suficiente para meter tudo na ordem no entanto registaram-se feridos. A atividade das bandas foi suspensa durante dois anos pelo Administrador do Concelho.


1981 - Iniciam-se as Festas da Vila de Vizela que apresentam em cartaz os artistas Cidália Moreira, Doce e Sérgio e Madi entre outros.

2015 - Decorre mais uma Eleição da Rainha das Festas de Vizela. Damas de Honor: Catarina Amaral (S. Adrião de Vizela) e Tânia Pinto (S. João das Caldas). Miss Simpatia: Margarida Leal (S. João) e Rainha das Festas e Miss Fotogenia: Bruna Magalhães (S. Adrião).
2015 - O médico do FC Vizela, Pereira Mendes, é homenageado pelo clube presidido por Eduardo Guimarães, por 30 anos de funções clínicas.

2016 - Cuca Roseta autua nas Festas de Vizela no espaço multiusos com imenso público a assistir.

2017 - Sob a presidência de João vaz têm início as Festas de Vizela 2017 com cartaz fabuloso.


2017 - Prosseguem as Festas de Vizela com a atuação do cantor Jorge Palma.

2020 - Número de infetados com a covid-19 no concelho de Vizela mantêm-se nos 185 desde o início da pandemia em março. Doze infetados estão sob vigilância médica. A covid-19 tem ceifado milhares de vidas em todo o mundo.

2020 - A Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado e a Junta de Freguesia de Santo Adrião presidida por Carlos Magalhães, inauguram as obras de requalificação da área adjacente à Igreja e de requalificação do Cruzeiro da Rua de São Gonçalo. Estas obras fazem parte da área de reabilitação urbana daquela freguesia,  integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela.

FALECEU NESTA DATA

2003 - Filomena Glória da Silva (S.Miguel) 

2003 - José Hilário Fernandes Dias Miranda (Tagilde)

2021 - Miguel Pedrosa Dias (S. Adrião)

1997 - Manuel Ribeiro (Xá) - S. Miguel 

1995 - Armindo Fernandes (Biscoito) S. Miguel

1990 - Médica Cassilda Faria Bastos (Guimarães)

2022 - António Pereira (Infias) 

2023 - Maria Conceição Pereira (S.Miguel)

2023 - José Oliveira (S. Miguel)



Eventos históricos

1945: A nuvem de cogumelo resultado da queda da Fat Man sobre Nagasaki
1974: Como resultado direto do caso Watergate, Richard Nixon deixa a Casa Branca

Partilhar