Renato Costa morreu há dez anos


Aos 14 dias de 2012 faleceu Renato Costa (Chicória), maior compositor de música ligeira de Vizela.


Foi director e ensaiador do Grupo Cénico Vizela a Cantar, integrou a primeira Comissão de Festas de Vizela  devendo-se em grande parte à sua pessoa o lançamento do cortejo Vizela dos Tempos Idos. Para além da sua profissão de alfaiate (como seu tio Compositor Joaquim da Costa Chicória), tendo também trabalhado nas Confecções Europa na Trofa, dava aulas de música, em vários instrumentos, em sua casa. Sabia tocar vários instrumentos. 

                                   Hino de Vizela 

O seu funeral realizou-se no dia 15 de março de 2012 em S. Miguel das Caldas sendo sepultado em Santa Eulália em jazigo da família da sua esposa.

Renato Costa, nascido a 2 de Junho de 1930, vivia em Santa Eulália na companhia da esposa e filho, passando nos últimos tempos da sua vida por diversos problemas de saúde. 

A sua vida repartia-a por essa altura entre a sua casa e o Centro de Dia do Casal do Telhado.

MÚSICAS 

Renato Costa compôs diversas canções para inúmeros artistas, destacando-se o "Cuquinho da Ribeira" tema gravado em disco vinil por Maria Albina (Infias).


Mais recentemente, o Grupo Vizela a Cantar gravou o CD «Melodias de Vizela» com a maioria dos temas da autoria de Renato Costa.


Recebeu diversas homenagens, destacando-se as promovidas pela Câmara Municipal de Vizela a 19 de Março de 2009, do Grupo Vizela a Cantar e da Comissão de Festas de Vizela.

Cantores como Johnny Abreu, Maria Albina, Maria Luísa, Ana Maria, Angela Madureira, Josefa Braga, Fatima Braga, Conjunto Irmãos Peixoto e conjunto Sol da Primavera entre outros gravaram temas de Renato Costa. 

Logo após a criação do concelho compôs o Hino de Vizela gravado em CD tendo ainda dado novas orquestrações a canções populares de vizelenses como S. Bento Padroeiro,  Vizela ó Vizelinha, Sou Natural de Vizela, Rio Vizela, Canção de Vizela, etc.

Ao todo, Renato Costa terá registado na Sociedade Portuguesa de Autores mais de 300 canções. Parte delas não estarão gravadas em disco vinil ou cd.

Renato Costa era também um homem do espetáculo. Nenhum número do Cortejo Vizela dos Tempos Idos saía à rua sem ensaios prévios às vezes de duas semanas. 

Escreveu diversas peças de teatro destacando-se o espectáculo solidário que promoveu em 1972 a favor da paróquia de S. João das Caldas após o grande incêndio que devorou o altar mor.


A PALAVRA DOS LEITORES

Em 2021 foram vários os leitores que enviaram mensagens de condolências para o ddV, das quais reproduzimos aqui algumas:


HOMEM QUE JAMAIS ESQUECEREMOS

José Armando Branco (Presidente da Junta de S. Miguel em 2012)


Renato Costa é uma figura incontornável de Vizela, um homem bom que jamais esqueceremos. Vizela deve-lhe muito pelo que iremos tudo fazer para que o seu nome se perpetue na história de Vizela.

Sinto-me triste porque Vizela ficou mais pobre com a partida de um homem que encheu a nossa terra de alegria com as suas canções, as peças de teatro, as festas de Vizela, etc.».


Eduarda Teixeira

S. Renato..um grande homem, sempre ligado e preocupado que os jovens soubessem o mínimo de música....foram centenas que pela sua casa passaram...uns com mais gosto, outros sem nenhum, mas este SENHOR, transmitiu a todos a arte de gostar de música....Tive o grande prazer de trabalhar com ele nas suas festas de final de ano.....Paz à sua alma...

---------------------


Um grande homem. Senhor Renato, obrigado por tudo o que fez por Vizela.

Armindo Silva (Alemanha)

--------------

OUTRAS NOTÍCIAS DDV SOBRE RENATO COSTA
Johnny Abreu canta canções de Renato Costa
Concerto de Homenagem a Renato Costa
Johnny Abreu vai cantar temas de Renato Costa
Concerto de Homenagem a Renato Costa
Domingos Pinheiro, Armando Antunes, Costa Vieira e - Renato Costa distinguidos no 19 de Março.

Maria Albina, gravou Cuquinho da Ribeira 




Partilhar